11/06/2026
Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima 2026
As crianças do 5.º e 6.º anos da Catequese da Paróquia de Valongo, acompanhadas pelos seus catequistas e por alguns pais, participaram na Peregrinação Nacional das Crianças ao Santuário de Fátima, nos dias 9 e 10 de junho, subordinada ao tema «E tu, queres ver a Deus?».
A peregrinação teve início na tarde do dia 9 de junho, com a viagem até Fátima, vivida com entusiasmo e expectativa. Ao chegar ao Santuário, o grupo participou na Vigília de Oração na Capelinha das Aparições. Como acontece todos os anos, este foi um dos momentos mais marcantes da peregrinação: à luz das velas e unidos na recitação do terço, crianças e adultos puderam experimentar um ambiente de profundo recolhimento, oração e confiança em Nossa Senhora.
A noite terminou com um momento de oração do nosso grupo no recinto do Santuário. Num ambiente de silêncio, partilha e confiança, cada criança foi convidada a escrever uma mensagem para Nossa Senhora de Fátima, colocando-a numa caixa preparada para esse efeito. Foram palavras simples, mas profundamente sinceras, nas quais confiaram a Maria os seus agradecimentos, preocupações, intenções, medos e sonhos.
Este foi um dos momentos mais marcantes da peregrinação, permitindo às crianças expressar aquilo que traziam no coração e entregá-lo, com fé, aos cuidados de Nossa Senhora.
No dia 10 de junho, as crianças participaram na Celebração da Eucaristia, às 11h00, juntamente com cerca de 25 mil peregrinos mais novos de várias dioceses do país. Foi um momento de grande alegria e comunhão, em que todos se sentiram parte de uma Igreja viva, reunida em torno de Jesus e da sua Mãe.
Após o almoço, o grupo assistiu a uma encenação sobre a vida da Irmã Lúcia, na Basílica da Santíssima Trindade, que ajudou a conhecer melhor a história das Aparições e a mensagem de Fátima. Seguiu-se uma breve celebração de despedida, que assinalou o encerramento desta peregrinação.
Antes do regresso a casa, houve ainda tempo para um gesto muito especial: a entrega da caixa com as mensagens das crianças a Nossa Senhora, depositando-a aos seus pés. Ao longo destes dois dias, as crianças tiveram também oportunidade de visitar os túmulos dos Santos Pastorinhos, rezando junto daqueles que, há mais de cem anos, acolheram o convite de Deus e transmitiram ao mundo a mensagem de Fátima.
Esta peregrinação foi uma experiência muito especial para todas as crianças, proporcionando momentos de oração, partilha, convívio e encontro com Deus que certamente permanecerão na sua memória e no seu coração. Entre cânticos, sorrisos, descobertas e momentos de reflexão, cada um pôde sentir a alegria de caminhar em grupo e de viver a fé de forma mais próxima e concreta.
No final, regressaram a casa cansados, mas felizes, levando consigo muitas recordações destes dias vividos em Fátima e sentindo-se mais próximos de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, e mais fortalecidos na fé. Que esta experiência continue a dar frutos na vida das nossas crianças e das suas famílias, incentivando-as a crescer na fé e a participar cada vez mais ativamente na vida da Igreja.
Mais do que uma viagem a Fátima, esta peregrinação foi uma caminhada de fé, amizade e encontro.
Peregrinos da Esperança, testemunhas do Amor de Deus!