12/06/2026
Perguntaram-me onde eu via que uma igreja estava saudável. Pensei logo na passagem de Actos 2:46-47, e respondi o seguinte:
Uma igreja saudável vê-se no desejo dos seus membros de estarem juntos, perseverando na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações.
Quando visito uma igreja onde Cristo é pregado e onde se afirma que a Bíblia é a única regra de fé e prática, mas, no final dos cultos, as pessoas vão embora sem sequer se cumprimentarem, percebo que algo não está saudável nessa igreja.
A verdadeira doutrina bíblica leva-nos a desejar a comunhão uns com os outros. Ela leva-nos a orar uns pelos outros, a servir-nos mutuamente e a viver como família de Deus. Por isso, quando vemos, após o culto, irmãos a cumprimentarem-se, a conversarem, a conviverem e a orarem uns pelos outros, podemos dizer que estamos perante uma igreja que procura colocar em prática a mensagem bíblica e que manifesta sinais de saúde espiritual em Cristo.
Devemos valorizar profundamente o tempo de culto e a pregação da Palavra, mas também devemos saborear o tempo que passamos juntos. Os abraços, as conversas e a comunhão após o culto lembram-nos que pertencemos à mesma família da fé e que fomos unidos pelo mesmo Senhor.
Pastor Alexandre Glória
Atos 2:46-47 ARA
Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.