FMME - Fundação Maria Mãe da Esperança

FMME - Fundação Maria Mãe da Esperança A Fundação Maria Mãe da Esperança situa-se na Rua da Barrada, 2 na Loureira 2495-124 Stª Catarina da Serra - a 3km do Santuário de Fátima.

À Fundação Maria Mãe da Esperança (FMME) pertence a Casa de Oração de Fátima - na mesma morada que a sua sede - Destaca-se a Tenda do Encontro e a Escola de Oração

19/05/2026

2ª feira da 7ª semana da Páscoa
Eu não estou só, porque o Pai está comigo. (cf. Jo 16, 29-33)
O Criador não abandonou a criação,
mas está connosco pelo sopro de vida que alimenta,
pelo amor e misericórdia que nos sustenta,
pela aliança que faz com o seu povo,
pela palavra profética que nos desperta….
E a Palavra fez-se corpo em Jesus
e entre nós fez sua morada
e voltando para o Céu, levou consigo a humanidade.
A solidão acentuou-se com o individualismo.
Uma tentativa de fuga da solidão são as redes sociais,
mas como tudo é virtual e ausente-presente,
basta mudar de perfil ou desligar a rede
e volta de novo a sentir-se só e vazio.
A fé, pelo contrário, mantem-nos ligados a Deus,
habitados pelo Espírito Santo,
em comunhão de amor e de missão com o Pai e o Filho.
A solidão do monge é uma vida acompanhada divinamente.
Bendito sejas, bom Deus, porque em Ti vivemos,
em Ti nos movemos, e em Ti recuperamos a graça e o perdão.
Bendito sejas, Jesus, o Emanuel, que está onde estamos,
no Céu e na terra, pois quem ama não se afasta nem desiste.
Bendito sejas, Espírito Santo, dom de comunhão,
que unes o divino e o humano, numa comunicação interior,
estendendo a Trindade à criação num abraço redentor.
Bendito sejas, nosso bom Deus, que nunca nos deixas sós,
mesmo quando parece que estamos num descampado abandonados.

07/05/2026

4ª feira da 5ª semana da Páscoa
Então vos tornareis meus discípulos. (cf. Jo 15, 1-8)
A alegria de Deus é que demos frutos de Cristo.
A nossa vida cristã é estar em Cristo e fazer a sua vontade.
Com humildade devemos deixar-nos podar e limpar,
para que os ladrões do foco evangélico não nos torne estéreis,
nem a soberba das aparências nos deixe sem energia para os frutos.
Tornar-se discípulo de Jesus e seu enviado
é escutar a sua voz e seguir os seus passos com amor e fidelidade.
Ser discípulo de Cristo não é uma formalidade,
nem um ritual por tradição ou pressão social,
mas é uma opção de vida que escolhe Jesus por mestre
e a sua Palavra e o seu Espírito como luz para os seus passos,
mesmo que esta opção o leve a ser um peregrino em contracorrente.
Ser praticante religioso ainda não assegura ser discípulo de Jesus,
pois muitas vezes a piedade anda arredada do compromisso
com a caridade, a misericórdia e a hospitalidade que vemos em Cristo.
Senhor, obrigado porque Te ofereces para ser meu mestre.
Desculpa a forma distraída e inconstante como procuro seguir-Te.
Sabes que de tanto andar, me custa permanecer
na cepa que és Tu e me dá seiva para viver e dar fruto.
Bom Agricultor de ramos a precisar de poda e de cura,
cuida de mim para que não procure ser frondoso e majestoso,
mas humilde e fecundo, dando frutos abundantes
próprios de um discípulo de Cristo que quer dar glória a Deus.

25/04/2026

Como já foi publicado, a data da Via Lucis foi alterada. Não será amanhã, dia 26, mas no domingo seguinte, dia 3 de maio.

25/04/2026

6ª feira da 3ª semana da Páscoa, Semana de Oração pelas Vocações Consagradas
Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. (cf. Jo 6, 52-59)
Jesus quer que a fé nos leve a come-Lo,
como o profeta come o livro da Lei (cf. Ez 3, 3),
ou o Evangelho da Vida descido de Deus (cf. Ap 10, 10).
Comer a carne de Jesus é assimilar a sua vida,
encontrar Nele o alimento que nos conduz a Deus e à eternidade.
Não basta saber umas coisas sobre Jesus,
é preciso viver em comunhão com Ele,
viver por Ele, viver Nele, viver como Ele.
Ser cristão é viver em Cristo e como Cristo.
Não basta fazer uns poucos ritos e orações litúrgicas,
ou dar umas esmolas na missa ou na caixa do santo de devoção,
como se Jesus se contentasse com dinheiro, incenso,
velas, ritos e orações.
Jesus quer morar em nós e que nós moremos Nele,
que tenhamos a mesma fidelidade que nos faça seus enviados,
que nosso coração palpite com o mesmo amor e deseje igual,
que não sejamos cristãos por arrasto da necessidade
nem por pressão externa e de massas em santuários de nome.
Senhor Jesus, ainda ando dividido e alvoraçado,
sem tempo para permanecer nem silêncio para escutar.
Espírito Santo, faz de cada Eucaristia uma mesa de encontro,
onde escutar-Te é deixar-Te entrar e permanecer,
como luz que conduz e alimento que fortalece,
seguindo os teus passos na missão e na fidelidade.
Desperta nos nossos jovens a esperança de serem enviados,
com a mesma disponibilidade de Maria e de José.

05/04/2026

Domingo de Páscoa
Viu e acreditou. (cf. Jo 20, 1-9)
Ao Terceiro Dia a noite fez-se aurora,
Maria Madalena levantou-se e foi ao sepulcro,
e o morto que queria ungir já não estava no túmulo,
a pedra que queria rolar já tinha escancarado a gruta!
Vem Pedro e o Discípulo Amado correndo apreensivos,
e não encontram Jesus, mas o rasto da sua passagem:
ligaduras retiradas e enroladas, sudário dobrado,
jardim reencontrado, em vez de passado interrompido.
O sombreado do interior do sepulcro aberto
traz luz ao entendimento das Sagradas Escrituras.
Na vida, a presença de Cristo ressuscitado,
é sempre discernimento de marcas deixadas.
Vamos encontrando pés e mãos com marcas de amor.
Vamos encontrando acolhimento e paz doada.
Vamos encontrando cuidado gratuito como se fosse família.
Vamos encontrando hospitalidade libertada
onde nada esperávamos, pois pensávamos que era estranho.
Vamos encontrando um ombro amigo
quando a cruz pesava e quase desfalecíamos de esperança.
Bom Deus, já nos habituaste a não Te deixares ver,
mas a deixar-nos sinais de que por nós passastes e nunca nos deixastes.
A vida é procurar em sepulcros abertos os sinais da morte
e encontrarmos sinais de vida revivida e de esperança.
Bendito sejas, Jesus, nossa Páscoa e ressurreição,
Aurora sempre nova, após as noites de lágrimas assustadas.
Espírito Santo, ensina-nos a ter pés e mãos com a marca de Jesus
e a descobrir neste estrelado humano os sinais para acreditar,
fazendo desta vida uma peregrinação sagrada,
para que a via sacra se torne via de luz encontrada.
Alambique

04/04/2026

Sábado Santo
Enterraram a Vida!
Estamos no segundo dia da Vida sepultada.
Pensámos que enterrando a Vida ela era esquecida,
mas o grão fecundo ao ser enterrado,
renasce vida nova e ao terceiro dia manifesta-se.
A pedra está rolada e tapa o sepulcro,
a memória é de sangue derramado
e esperança chorada, luto contido.
Parece que o tempo está parado,
mas o que não se vê está atuando nas trevas,
Jesus até na morada dos mortos tem missão!
A vida não se esgota no que se vê.
Dentro da terra há vida enterrada,
que espera a chuva e o calor para brotar.
No oceano imenso e revolto
há vida até ao seu ser mais profundo
que nos pede para descermos e contemplarmos.
No ventre de uma mãe há um ser que se desenvolve
e espera nove meses para que solte a primeira lágrima.
No ar e mistério do firmamento há palavras e imagens a girar,
que só recetores apropriados podem detetar.
Senhor Jesus, mostra-nos o teu Rosto,
pois o olhar pretérito só vê pedras
e recorda morte e abandono.
Ensina-nos a fazer o luto dos nossos sonhos,
sem dor nem fracassos, só fama e palmas,
porque isto de facto é miragem, não é real.
Ajuda-nos a perceber o sentido dos silêncios,
e a importância das mortes para fortalecer a fé e a confiança.

04/04/2026

6ª feira da Paixão do Senhor (3 abril)
Tudo está consumado. (cf. Jo 18,1—19,42)
A missão que Jesus recebeu é salvar, dando a vida.
Para isso, encarnou, proclamou a boa nova do Evangelho,
manifestou-o os sinais de que o Reino de Deus estava presente,
renovou a aliança no seu sangue,
amou até ao fim e incondicionalmente,
deu-nos o seu Espírito para que desse vida à sua morte.
A sua recompensa no seu presente não se viu,
mas a sua recompensa na eternidade do Pai
foi a ressurreição e o Pentecostes que criou a Igreja.
Se somos missionários, dizem-nos: a tua missão ainda continua.
Se somos agentes do bem e do desenvolvimento,
dizem-nos: a pobreza, a injustiça e o subdesenvolvimento continua.
Se nos queremos formar e atualizar o conhecimento
dizem-nos: aprender é até morrer.
Se queremos conhecer o mundo e passarmos a vida a viajar,
dizem-nos: o mundo é dinâmico e há sempre algo por visitar.
Se conhecemos bem a Bíblia e a Teologia,
há sempre alguma situação em que a fé é noite
e não temos luz para explicar nem razões para esperar.
Bendito sejas, Senhor Jesus, porque a tua entrega à missão do Pai
foi tão grande e a tua fidelidade foi até ao fim,
que pudeste dizer perante a morte: “Tudo está consumado”.
Ao contemplar Aquele que traímos, negamos, abandonamos
e tentamos matar com os nossos pecados,
vejo como é difícil ser fiel no seguimento de Jesus
e permanecer ao seu lado quando a cruz é o único horizonte.
Espírito Santo, ensina-nos a compreender o que significa
na nossa vida: “Está tudo consumado,
estou no caminho certo para cumprir a minha missão”.

Endereço

Rua Da Barrada Nº2 Loureira
Santa Catarina Da Serra
2495-124

Telefone

+351967681456

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando FMME - Fundação Maria Mãe da Esperança publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para FMME - Fundação Maria Mãe da Esperança:

Compartilhar