17/12/2020
"E agora? Namorar como?"
O testemunho da Mariana e do David, casal de namorados que participou no encontro online do passado dia 5 de dezembro! :)
"Namoro, uma escola de amor - Inúmeras vezes já lemos e ouvimos esta frase, e muitas vezes mais tivemos a felicidade de a comprovar. Mas, há pouco mais de 11 meses atrás, no dia do primeiro "Sim", não imaginávamos os desafios e aprendizagens únicos que iríamos enfrentar. O último encontro já forma parte delas.
As personagens da história são: Mariana, compositora e estudante-trabalhadora na área de gestão de marketing e webdesign; e David, desportista, Gestor Comercial de profissão e membro do projeto "Economia de Francisco Portugal". Um casal de namorados de 22 anos, cujas origens numa mesma vila um dia como outro nos fizeram cruzar. Desde aí, contando os meses com uma mão, esta especial amizade floresceu a namoro, caminho que hoje nos trouxe até aqui.
Conhecemos o projeto "3 vezes Sim" num dia a contratempo em que parámos em Leiria para ir à Missa. Desde aí, e depois de uma inscrição para peregrinar a Fátima, surgiu o convite deste último encontro. Neste, além da oportunidade de conversar e trocar experiência com vários casais, destacamos a interessante dinâmica de debate subsequente da atividade principal, na qual eram expostas situações reais - com maior ênfase na pandemia - com possíveis vias de resolução, seguido do a posteriori, o consenso em conjunto. Em poucas palavras: frutífero - o ambiente de partilha da experiência, a aprendizagem e o momento de oração final como a principal fonte de união, desta união a 3.
Era sabido, mas foi neste desafiante percurso de namoro com Cristo, que se solidificou com certezas que "quem reza unido, permanece unido", graça para este "amar sem medida".
Agora, nesta prova dos nove, a pandemia permitiu-nos comprovar a todos uma lição importante – Se Deus estiver na base do relacionamento, nenhum desafio irá ser grande demais. Nas palavras do Papa Francisco: "Peçamos ao Senhor que nos faça entender a lei do amor. Que bom é ter esta lei! Quanto bem nos faz amarmo-nos uns aos outros contra tudo!" (Encíclica Evangelii Gaudium)."
A todos os casais, agradecemos a alegria da participação e a generosidade das partilhas, que tornaram este serão um momento tão rico para todos.