"A paróquia de S. Martinho da Gândara é uma entidade de organização de carater Religioso e Sócio-Cultural, que ao longo de muitos anos foi a principal impulsionadora, no desenvolvimento desta terra, através das estruturas que foi criando, com a ajuda de toda a população e dos seus benfeitores entre os quais se destaca, Dr. António Luís Gomes. Foram estas mesmas estruturas criadas num meio rural, c
omo este, que permitiram desenvolver, dinamizar e fixar a própria população local nesta terra. Como exemplo, no seu salão paroquial funcionou durante muitos anos tanto os serviços da junta de freguesia, bem como a própria escola primária. E continua, a ser, o atual salão o único recinto fechado de grande dimensão, que permite abarcar além da catequese, a dinamização de todos os grandes eventos culturais, entre os mais recentes, se destaca: a festa das crianças e idosos da Instituição da ObraSocial, concertos, palestras, noite de fados, etc. O seu património histórico e cultural assenta, na Igreja Matriz e toda a sua envolvente, nas duas capelas: São Lazaro e Santo André, nos cruzeiros, na residência paroquial e no próprio salão. Entre as festas temos, a tradicional festa de S. Martinho, a onze de novembro, onde além das cerimónias religiosas, realiza-se um arraial onde a diversão e confraternização têm como ponto referencial, o sempre muito amado e participado magusto, animado com música e dança tradicional. No lugar da Serrazina, a trinta de Novembro a festa de Santo André. Dois domingos antes da Páscoa no lugar do Pardieiro, a festa de São Lázaro, que trás muitos romeiros. Em Maio, as festas religiosas a nossa Senhora de Fátima que conta com elevada participação de fiéis gandarenses e das paróquias vizinhas, faz passar a imagem da Virgem por várias ruas envolventes à Igreja Matriz ,a tradicional procissão das velas em honra de Nª Srª de Fátima. A paróquia também está presente noutros eventos organizados em pareceria com outras associações locais e internacionais, bem como nas ajudas a outras instituições e na sensibilização ambiental, desde caminhadas organizadas no seio da natureza, bem como participação no projeto limpar Portugal." Fonte: http://paroquia-smg.moa.pt/