Em 1958, o seminário menor do Continente foi transferido de Aveiro para o Porto, na Rua Azevedo Coutinho (à Boavista). Aí funcionou durante alguns anos o Seminário Missionário Pe. Em 1963, alugava-se, em Ermesinde, um edifício para onde foram transferidos os alunos do Colégio S. João e, dois anos mais tarde, também os da Casa Santa Maria (Quinta da Abelheira - Vale de Loures). Assim tinha início o
Seminário de Nossa Senhora de Fátima, destinado exclusivamente aos alunos do primeiro ciclo liceal, tendo funcionado apenas durante alguns anos. A nossa situação na Diocese do Porto veio a estabilizar-se com a construção do novo e grande edifício do Seminário Missionário Pe. Dehon, em Fânzeres (Gondomar), que muito deve ao dinamismo do P. Aqui se instalaram, no início, todos os alunos do 1º ciclo. Mais tarde, em 1971, para lá se transferiram também os alunos do 2' ciclo, ficando a casa da Boavista destinada a Centro Vocacional e sede da Paróquia de Nossa Senhora da Boavista. Hoje, o Seminário Missionário P. Dehon funciona para cerca de uma centena de seminaristas do 3º Ciclo do Ensino Básico.