25/12/2024
💫 Neste Advento, o GioGondomar quis partilhar contigo uma breve reflexão sobre o tema de cada domingo desta época tão especial, sempre apoiados na liturgia e na determinação de sermos "peregrinos de esperança, com todos e para o bem de todos".
🙏 Hoje, essa caminhada termina, mas pela melhor razão possível: chegou o Salvador! Convidamos-te a meditar sobre um pequeno texto que escrevemos para este Dia de Natal! Partilha com amigos e deixa uma breve oração nos comentários.
💙 Esperamos que esta preparação tenha sido tão bonita para ti como foi para nós!
O Evangelho de Lucas narra com simplicidade e profundidade um dos momentos mais grandiosos da história: o nascimento de Jesus, o Salvador. Nesta passagem, vemos Deus a entrar na história humana, não com p***a e circunstância, mas na humildade de uma manjedoura. Ele escolhe um lugar simples e comum para revelar o extraordinário.
A mensagem do anjo aos pastores é carregada de significado: “Não temais! Eis que vos anuncio uma boa nova, que será grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um salvador que é Cristo Senhor” (v. 10, 11). Esta alegria não é reservada apenas para os que receberam a mensagem do anjo, mas para todos. Deus faz-se próximo, caminha connosco e partilha as nossas dores e esperanças. Será que, no meio das distrações do Natal, reconhecemos a Sua presença? Ou será que, como muitos, deixamos que Ele passe despercebido?
A reação dos pastores desafia-nos: deixam tudo para encontrar o Menino. Eles ensinam-nos que a resposta ao chamamento de Deus exige prontidão e desprendimento e a sua atitude convida-nos a procurar Jesus na nossa vida quotidiana, especialmente nos lugares mais inesperados, onde reina a simplicidade e a humildade.
Neste Natal, somos chamados a acolher esta mensagem: Deus não está distante, Ele está presente, na sua simplicidade e na nossa simplicidade. Nem sempre é algo fácil de aplicar à nossa vida, mas é nesse mesmo caminho tortuoso em que vivemos, com altos e baixo e muitos desafios, que nos tornamos “peregrinos de esperança”. E tu? Vais ao Seu encontro?