28/03/2026
Via Sacra Ecuménica reuniu cerca de duas centenas de participantes em Vila Franca de Xira
Na noite de sexta‑feira, 27 de março, às 21h, Vila Franca de Xira acolheu a Via Sacra Ecuménica, celebração que marcou o início da Semana Santa e reuniu aproximadamente duas centenas de participantes num profundo momento de oração, reflexão e testemunho público de fé.
A iniciativa foi organizada pela Paróquia Católica Romana de São Vicente Mártir de Vila Franca de Xira e pela Paróquia Lusitana de São Mateus (Comunhão Anglicana), contando ainda com a participação da Igreja Presbiteriana Lisbonense. A procissão integrou membros do Corpo Nacional de Escutas, do Movimento dos Focolares e da Irmandade do Senhor da Boa Morte, reforçando o caráter comunitário e intereclesial do evento a quem muito agradecemos.
Agradecemos também aos batedores da Polícia de Segurança Publica, que zelaram pelo bem estar de todos e para que pudéssemos fazer este percurso com tranquilidade.
Mais do que agradecimentos institucionais, um agradecimento humano a todos aqueles que contribuíram de forma logística com o seu empenho e compromisso para que esta via sacra acontecesse.
O percurso teve início na Igreja Matriz, seguindo pelo centro histórico e pelas principais artérias da cidade. Ao longo das 14 estações, foram lidos e meditados textos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, acompanhados por hinos do Hinário Salmos e Hinos e cânticos da tradição católica. Muitos assistiam das janelas exibindo colchas e velas, sinal de respeito e participação da população.
Um dos momentos mais simbólicos ocorreu diante dos Paços do Concelho, onde o Presidente da Câmara Municipal aguardou a passagem da procissão, com as bandeiras hasteadas, cumprimentando o clero das diferentes confissões cristãs.
A celebração terminou na Igreja de São Mateus, da Igreja Lusitana, com a Oração Solene de Sexta‑feira Santa, a recitação do Credo de Niceia e a bênção final, sublinhando a unidade cristã e o espírito de comunhão que marcaram toda a iniciativa.
A Via Sacra, também conhecida como Caminho da Cruz, é uma prática espiritual que recorda e medita os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, desde a condenação até à crucifixão e sepultura. Tradicionalmente composta por 14 estações, é celebrada em muitas comunidades cristãs como forma de contemplar o amor, o sofrimento e a entrega de Cristo, convidando os fiéis à reflexão, à conversão e à solidariedade com todos os que hoje carregam cruzes de dor, injustiça ou abandono. A realização ecuménica desta celebração em Vila Franca de Xira reforça o compromisso das diferentes igrejas com a oração comum e o testemunho conjunto da fé cristã.
Num tempo em que o mundo se polariza a tendência da igreja de Cristo deve ser a da unidade!
Por tudo damos graças a Deus!
Isjbm Povos
Catequese da Paróquia de São Vicente Mártir, Vila Franca de Xira