16/06/2026
Resumo da homilia
A homilia do XI Domingo do Tempo Comum recorda-nos a alegria e a gratidão de pertencermos ao povo escolhido por Deus. Somos o seu povo e as ovelhas do seu rebanho, não por mérito próprio, mas porque Deus, na sua infinita misericórdia, nos amou primeiro e nos chamou à comunhão com Ele. Desde o Antigo Testamento, Deus procurou reunir os seus filhos numa aliança de amor, escolhendo Israel como povo santo. Essa eleição encontra a sua plena realização em Jesus Cristo, o Filho muito amado do Pai, cuja fidelidade dá origem a um novo povo: a Igreja.
Pela morte e ressurreição de Cristo, todos os batizados são chamados a fazer parte deste povo novo, unido não apenas por laços humanos, mas pela fé e pela graça de Deus. Por isso, não se compreende um cristão separado da Igreja, pois Deus quis salvar-nos em comunidade e não como indivíduos isolados. A vida cristã é um caminho que se faz com os outros, partilhando a fé, o testemunho, as alegrias e as dificuldades. Tal como numa equipa, todos precisamos uns dos outros para crescer, aprender e perseverar.
A homilia desafia-nos ainda a viver a alegria da fé, que nasce do encontro pessoal com Cristo e deve marcar toda a vida cristã. Convida-nos também a redescobrir a beleza da vida em comunidade, tornando as nossas paróquias e grupos mais acolhedores, fraternos e próximos daqueles que se afastaram. Finalmente, exorta-nos a cultivar uma saudável alegria e orgulho por pertencermos à Igreja, assumindo com gratidão que somos o povo do Senhor. Esta alegria deve manifestar-se de modo especial na participação dominical na Eucaristia, celebrando juntos a fé e caminhando unidos sob a orientação de Cristo, o Bom Pastor.