Catedral de Bragança

Catedral de Bragança Catedral de Bragança

05/06/2026
Homilia de D. Nuno AlmeidaSANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO04.06.20261 Dt 8, 2-3.14b-16ª; 1 Cor 10, 16-17; Jo 6, 51-58...
04/06/2026

Homilia de D. Nuno Almeida

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
04.06.2026
1 Dt 8, 2-3.14b-16ª; 1 Cor 10, 16-17; Jo 6, 51-58
Pereira (12h) e Catedral de Bragança (18h)
Homilia
Da Eucaristia nasce uma sociedade nova

Irmãos e Irmãs!
1.Estamos unidos e reunidos à volta do nosso único Senhor, Jesus Cristo, que por nós parte e reparte a sua vida.
Neste dia, da Escuta da Palavra passamos à mais alta contemplação, para a seguir caminharmos, lado a lado e fraternalmente, pelas ruas da nossa terra, guiados pela presença amorosa de Jesus Eucaristia.
Faz-nos bem recordar que a Eucaristia não é algo, é Alguém; não é um ritual, mas encontro com Jesus Cristo Vivo. Não é só efeito da obra salvadora de Cristo, mas o próprio Cristo salvador, salvando aqui e agora pelo sacramento. No sacramento, está presente o Cristo total, na totalidade da sua pessoa e na plenitude do Seu mistério pascal.

2.A passagem do Evangelho que temos a graça de escutar neste Dia Grande do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é retirada do capítulo 6 de João (Jo 6,51-58). A afirmação de Jesus: «Eu sou o pão que desceu do céu», «esse pão é a minha carne», e «dá a vida», contém todos os elementos que importa considerar.
F**a claro que «comer o pão descido do céu» é «comer a carne do Filho do Homem», e que as duas expressões são equivalentes de «comer a pessoa» de Jesus, a sua identidade, o seu modo de viver. Só assim, a vida verdadeira, a vida eterna, entra em nós e transforma a nossa vida, configurando-a com a de Jesus.

3.Escutámos também o grande texto de Paulo aos Coríntios 10,16-17, porventura a mais antiga e singela evocação da Eucaristia, que então se chamaria eulogía, isto é, «Bênção». «O cálice da Bênção que Bendizemos não é comunhão (koinônía) no sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão no corpo de Cristo?» (1 Cor 10,16). O texto é singelo, condensado, fortíssimo. A bênção, hebraico berakah, é unitiva. Une, reúne, põe em comunhão. Por aqui se vê bem a energia nova e irreprimível que «bendizer», «dizer bem», comporta. A Eucaristia é, na verdade, esta união ou comunhão entre Deus e o Homem, e de todos os membros da Assembleia cristã e orante entre si. O contrário de «bendizer» é «maldizer», «dizer mal». Bendizer une. Maldizer divide!
Como são importantes as advertências do Papa Leão XIV na encíclica Magnifica Humanitas, 214: “O primeiro contributo que podemos dar para uma civilização mais humana é prestar atenção às nossas palavras. «Desarmemos as palavras e contribuiremos para desarmar a Terra». O poder das palavras é enorme e experimentamo-lo na comunicação quotidiana, quando alguém nos diz algo que altera o nosso estado de espírito, para melhor ou para pior. «A paz começa em cada um de nós: na forma como olhamos para os outros, ouvimos os outros, falamos dos outros; e, neste sentido, a forma como comunicamos é de importância fundamental: devemos dizer “não” à guerra das palavras e das imagens, devemos rejeitar o paradigma da guerra».Todos devemos, portanto, fazer um exame de consciência sobre as palavras que usamos, sobre os preconceitos de que estão impregnadas e sobre a agressividade, patente ou latente, que nelas habita. Temos uma possibilidade real de contribuir para o bem sempre que dizemos a verdade, quando damos um conselho sábio, quando apoiamos quem precisa de conforto, quando denunciamos uma injustiça, quando damos voz a quem a não tem.”

4.Como acolher e viver o dom da Eucaristia? Devemos tomar, comer e deixarmo-nos transformar em Jesus. Viver não para nós próprios, mas para que Jesus possa estar, viver e agir em nós e entre nós.
No dia a dia, a comunhão deve tornar-se concreta nos relacionamentos sociais, na partilha espiritual, de ações, de bens.
Somos chamados a ser “eucaristia”, agindo como pessoas que não se impõem a si próprias, mas se fazem um com todos, sofrem com os que sofrem, alegram-se com os que se alegram, participam na vida, nos problemas, nas lutas, nas alegrias dos outros.
Numa contínua doação de amor, somos chamados a fazer ponte entre Jesus e a humanidade a quem Ele continua a dirigir o convite: “Tomai e comei, isto é o meu corpo!”.

5.Voltemos ao Papa Leão XIV, na “Magnifica Humanitas”, que escreve: “O “Amém” que dizemos na liturgia, o Corpo que comungamos e o Sangue que bebemos dão forma a toda a nossa vida. A Eucaristia «é o encontro pessoalíssimo com o Senhor, e, no entanto, não é nunca apenas um ato de devoção individual». Nela manifesta-se que «somos a Igreja de Cristo, somos os membros do seu corpo. N’Ele, somos irmãos e irmãs. E, em Cristo, apesar de muitos e diferentes, somos uma só coisa: In Illo uno unum». A Eucaristia abre-nos à justiça e à partilha, com uma atenção preferencial para com quem carrega o fardo da pobreza e da marginalização. E, enquanto as novas redes económicas e tecnológicas podem gerar exclusão, isolamento e dependências, a Igreja alimentada pela Eucaristia é chamada a mostrar outro critério, preservando os vínculos, devolvendo voz aos que se não veem e orientando os processos para a dignidade das pessoas” (MH 235).
Portanto, a Eucaristia deve gerar uma nova sociedade. Os cristãos e as comunidades que, na celebração, vivem uma experiência singular de comunhão com Deus e com os irmãos, sentem-se comprometidos a irradiá-la nos vários âmbitos da convivência humana através: da experiência de fraternidade, do espírito da paz e reconciliação, das atitudes de acolhimento e hospitalidade, do sentido da partilha e solidariedade, do repouso interior, do encontro familiar, da força da esperança, da dimensão festiva da vida. São atitudes humanas profundas que caracterizam uma espiritualidade eucarística e ajudam a construir a civilização da beleza e do amor.

Dá-nos, Senhor, um coração novo,
capaz de conjugar em cada dia
os verbos fundamentais da Eucaristia:
RECEBER, BENDIZER e AGRADECER,
PARTILHAR e DAR, COMEMORAR,
ANUNCIAR e ESPERAR.

Dá-nos, Senhor, um coração sensível e fraterno,
capaz de escutar e de recomeçar.
Mantém-nos reunidos, Senhor,
à volta do pão e da palavra e ajuda-nos a discernir
os rumos a seguir nos caminhos sinuosos deste tempo,
por Ti semeado e por Ti redimido.

Ensina-nos, Senhor, a saber colher
o Teu amor, semeado e redentor,
única fonte de sentido
que temos para oferecer
a este mundo
de que és o único Salvador.
(António Couto)

+Nuno Almeida
Bispo de Bragança-Miranda

📷 Mensageiro de Bragança
Texto extraído da pagina oficial da Diocese de Bragança-Miranda

"Um Deus que se fez Carne e Sangue. Tristeza e júbilo. Suor e descanso. Homem. Verdadeiro homem. Verdadeiro Deus. Um Deu...
04/06/2026

"Um Deus que se fez Carne e Sangue. Tristeza e júbilo. Suor e descanso. Homem. Verdadeiro homem. Verdadeiro Deus.
Um Deus que quis ficar no meio de nós no Pão Vivo da Eucaristia (...)"

Texto e Fotografia:
Fabíola Mourinho

Solenidade Corpo e Sangue de Cristo«A minha carne é verdadeira comida,o meu sangue é verdadeira bebida» Jo 6, 51-58Eucar...
04/06/2026

Solenidade Corpo e Sangue de Cristo

«A minha carne é verdadeira comida,
o meu sangue é verdadeira bebida» Jo 6, 51-58

Eucaristia: 18h00

Celebração de encerramento do mês de MariaRecitação do Rosário pela comunidade, Convívios Fraternos e crianças dos Centr...
01/06/2026

Celebração de encerramento do mês de Maria

Recitação do Rosário pela comunidade, Convívios Fraternos e crianças dos Centros Catequéticos da Paróquia de S. João Batista.

Encerramento do mês de MariaBênção das RosasCatedral de Bragança- 21h00Nossa Senhora do Rosário de FátimaMãe dos homens,...
31/05/2026

Encerramento do mês de Maria
Bênção das Rosas
Catedral de Bragança- 21h00

Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Mãe dos homens, Mensageira e Rainha da Paz
Rogai por nós e protegei o mundo inteiro

Solenidade de Pentecostes "Somos testemunhas de um mundo novo..."
24/05/2026

Solenidade de Pentecostes
"Somos testemunhas de um mundo novo..."

Nossa Senhora do Rosário de Fátima,Salvai o mundo inteiro.Rogai por nós.
13/05/2026

Nossa Senhora do Rosário de Fátima,
Salvai o mundo inteiro.
Rogai por nós.

"Por alguma razão vital, cada um de nós precisa de uma família.É fundamental que a família coloque os olhos no horizonte...
10/05/2026

"Por alguma razão vital, cada um de nós precisa de uma família.
É fundamental que a família coloque os olhos no horizonte e sinta que é para a alegria que está a ser chamada. É para a roda dos eleitos."
Card. José Tolentino de Mendonça©,A Vida em Nós (Quetzal)

Nossa Senhora do Rosário de Fátima,Rogai por nós.
03/05/2026

Nossa Senhora do Rosário de Fátima,
Rogai por nós.

Endereço

Avenida Eng. Adelino Amaro Da Costa, 9
Bragança
5300

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:30 - 17:00
Terça-feira 08:30 - 17:00
Quarta-feira 08:30 - 17:00
Quinta-feira 08:30 - 17:00
Sexta-feira 08:30 - 17:00
Sábado 09:00 - 17:00
Domingo 09:00 - 19:30

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Catedral de Bragança publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Catedral de Bragança:

Compartilhar