14/04/2026
No passado domingo, festejamos o nosso 1•ano de compromisso.
Durante a reunião de piedade, e em conjunto com o “ nosso “ agrupamento dinamizamos o momento de acçao de Graças:
Hoje vimos até Ti, Senhor, celebrar e agradecer o primeiro ano de caminhada do Núcleo de Galegos Santa Maria da Fraternidade Nuno Alvares Pereira. Este é um momento especial para reconhecer que nada se constrói sozinho, e que cada passo dado ao longo deste ano foi sustentado pela *Fé* , pelo *Serviço* e pela *Fraternidade* que nos une como escuteiros adultos.
Com S. Nuno como nosso patrono e nosso exemplo a seguir, damos graças por este ano vivido com *Compromisso* , marcado pela participação em atividades regionais, pelo compromisso assumido por alguns dos nossos elementos na direção Regional, sinal de uma entrega generosa ao ideal escutista e pela colaboração em missões a comunidades mais vulneráveis. Procurámos também manter a nossa presença no serviço à nossa comunidade e colaboração com o agrupamento 618, pois sempre que prestamos este apoio, é para nós um motivo de orgulho e nostalgia.
Foi um ano de crescimento, onde aprendemos que caminhar juntos fortalece o sentido de pertença e renova a vontade de continuar a servir com alegria e responsabilidade.
Agradecemos também por todas as pessoas que fizeram e fazem parte deste percurso: as nossas famílias, os nossos padrinhos, o agrupamento 618, a nossa comunidade e os nossos irmãos fraternos de outros núcleos. Cada gesto simples de presença e apoio ajudou a construir este caminho com espírito de *Comunidade* , *Partilha* e Esperança.
Neste primeiro aniversário, renovamos a nossa vontade de continuar atentos às necessidades de quem nos rodeia, disponíveis para servir com Humildade , vivendo com coerência os valores escutistas e cristãos que nos orientam. E que este caminho que hoje celebramos possa também ser um convite: a todos aqueles que sentem este espírito, que se reveem nesta forma de viver a Fé, o Serviço e a Fraternidade, que se permitam experimentar e caminhar connosco. Que nunca nos falte o entusiasmo para continuar esta caminhada com sentido de *Missão* e verdadeiro espírito de *Gratidão* .
Pedimos a Deus que continue a acompanhar o caminho do nosso Núcleo. Que mantenha em nós a alegria de continuarmos juntos neste percurso, permanecendo fiéis ao ideal que assumimos há um ano e que hoje sentimos com ainda maior certeza: porque ser escuteiro é um caminho para toda a vida — uma vez escuteiro, para sempre escuteiro.