01/04/2026
𝐀 𝐒𝐄𝐌𝐀𝐍𝐀 𝐒𝐀𝐍𝐓𝐀 𝐄𝐌 𝐏𝐄𝐑𝐆𝐔𝐍𝐓𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐅𝐀𝐙𝐄𝐑 𝐏𝐄𝐍𝐒𝐀𝐑 (𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐏𝐞. 𝐌𝐢𝐠𝐮𝐞𝐥)
Repara, amigo(a), a ideia é esta: propor uma vivência peculiar da Semana Santa através de um itinerário espiritual de interrogações contidas nas Leituras das celebrações (apenas uma não é retirada do Evangelho) e desafiar-te a, após meditares sobre uma delas, pessoalmente, em família ou em grupo, construíres/construirdes um breve texto (2 ou 3 parágrafos) com as impressões mais fortes que a escuta da Palavra suscitou em ti/vós, tal como eu faço para Domingo de Ramos, baseado no que partilhei na Eucaristia. Vamos a isso? Podes responder directamente no Facebook ou enviar o fruto da tua/vossa leitura orante para a conta email paroquial: [email protected]. Aberto a paroquianos e “forasteiros”!
𝑫𝒐𝒎𝒊𝒏𝒈𝒐 𝒅𝒆 𝑹𝒂𝒎𝒐𝒔
𝑀𝑒𝑢 𝐷𝑒𝑢𝑠, 𝑚𝑒𝑢 𝐷𝑒𝑢𝑠, 𝑝𝑜𝑟𝑞𝑢𝑒 𝑀𝑒 𝑎𝑏𝑎𝑛𝑑𝑜𝑛𝑎𝑠𝑡𝑒.ᐣ
Chegada a sua “hora”, ocorre a Jesus rezar o Salmo 21 (22). Não trata Deus por Pai mas de uma forma diríamos que mais impessoal, mais fria, como Se não conhecesse verdadeiramente este Pai que é capaz de O deixar ali sozinho, pregado na Cruz. Sente-O distante, ausente, afastado. Dizia Simone Weil que esta experiência de abandono foi, no Gólgota, a que mais custou a Jesus. E neste porquê do Senhor estão e vão todos os porquês dos nossos sofrimentos. Quantas vezes o não teremos levantado, em voz on ou off, nos piores bocados da nossa vida?
Este é um Domingo de contrastes. Bipolar. Vai do Hossana a este sentimento de abandono mais radical, como se não bastasse já o abandono por parte dos amigos. Só João permanece, com Maria, junto à Cruz. Judas traiu, Pedro negou, os outros andam em paradeiro incerto. A monte. Fugidos. Nós de que lado ficamos? Do Hossana ao Filho de David, das capas estendidas no chão, dos ramos levantados? Ou do abandono de Jesus, sempre que nos esquecemos que Ele cuida de nós, que nos cura pelas suas chagas, mas sem deixar de pedir o nosso cuidado? Não oscilaremos entre um e outro lado, ao sabor das circunstâncias, consoante anda a nossa vida?
Agora o pastor está ferido, as vestes foram repartidas, faz-se a contabilidade dos ossos. Já estava tudo na Escritura. Porque Jesus é a Palavra.
𝑸𝒖𝒊𝒏𝒕𝒂-𝒇𝒆𝒊𝒓𝒂 𝑺𝒂𝒏𝒕𝒂 (𝑴𝒊𝒔𝒔𝒂 𝑽𝒆𝒔𝒑𝒆𝒓𝒕𝒊𝒏𝒂 𝒅𝒂 𝑪𝒆𝒊𝒂 𝒅𝒐 𝑺𝒆𝒏𝒉𝒐𝒓)
𝐶𝑜𝑚𝑝𝑟𝑒𝑒𝑛𝑑𝑒𝑖𝑠 𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑣𝑜𝑠 𝑓𝑖𝑧.ᐣ
𝑺𝒆𝒙𝒕𝒂-𝒇𝒆𝒊𝒓𝒂 𝑺𝒂𝒏𝒕𝒂 (𝑪𝒆𝒍𝒆𝒃𝒓𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒂 𝑷𝒂𝒊𝒙𝒂̃𝒐 𝒅𝒐 𝑺𝒆𝒏𝒉𝒐𝒓)
𝐴 𝑞𝑢𝑒𝑚 𝑏𝑢𝑠𝑐𝑎𝑖𝑠.ᐣ
𝑺𝒂́𝒃𝒂𝒅𝒐 𝑺𝒂𝒏𝒕𝒐 (𝑺𝒐𝒍𝒆𝒏𝒆 𝑽𝒊𝒈𝜾́𝒍𝒊𝒂 𝑷𝒂𝒔𝒄𝒂𝒍)
𝑃𝑜𝑟𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́𝑠 𝑎 𝑏𝑟𝑎𝑑𝑎𝑟 𝑝𝑜𝑟 𝑀𝑖𝑚.ᐣ
(cf. Ex 14,15 – 15,1)
𝑫𝒐𝒎𝒊𝒏𝒈𝒐 𝒅𝒂 𝑹𝒆𝒔𝒔𝒖𝒓𝒓𝒆𝒊𝒄̧𝒂̃𝒐
𝑁𝑎̃𝑜 𝑡𝑖𝑛𝘩𝑎 𝑜 𝑀𝑒𝑠𝑠𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑠𝑜𝑓𝑟𝑒𝑟 𝑡𝑢𝑑𝑜 𝑖𝑠𝑠𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟 𝑛𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑔𝑙𝑜́𝑟𝑖𝑎.ᐣ
(cf. Evangelho facultativo para as Missas vespertinas)