Seminário de S. Paulo de Almada

Seminário de S. Paulo de Almada No Seminário de S. Paulo de Almada formam-se os padres da Diocese de Setúbal. Bem vindo ao facebook do Seminário de S. Paulo de Almada! Paulo. O Seminário de S. Pe.

Esta casa conta já com uma longa história: em 1569 foi aqui fundado o Convento de S. Paulo, pertencente à Ordem dos Pregadores. Os frades dominicanos saíram na segunda metade do séc. XVIII e após outras ocupações foi aqui fundado, em 1935, o Seminário Patriarcal de S. Em 1999, dando continuidade ao Seminário de N.ª Sr.ª Mãe da Igreja fundado na cidade episcopal em 1992, passou o Seminário de S. Pa

ulo de Almada para a Diocese de Setúbal e, desde então, são aqui formados os padres que servem esta porção do Povo de Deus. Paulo de Almada é uma comunidade formativa cuja identidade profunda é a de ser, a seu modo, uma continuação na Igreja da mesma comunidade apostólica reunida à volta de Jesus (Cf. Eu vos darei Pastores, nº 60, João Paulo II). Os seminaristas fazem aqui um percurso de discernimento e formação em ordem ao sacerdócio ministerial. A formação está alicerçada nas quatro dimensões propostas pelo magistério eclesial: a dimensão humana, espiritual, intelectual e pastoral. O Seminário é um tempo especial de intimidade com Jesus para entrar no seu mistério, o que se concretiza na vivência de um ambiente de oração, de estudo e de fraternidade. O percurso formativo potencia e promove a inserção apostólica e missionária dos que aqui são formados como pastores para o serviço do Povo de Deus. Na nossa casa também recebemos grupos, sobretudo eclesiais, que usam os espaços do Seminário destinados ao acolhimento destas actividades de índole espiritual e pastoral (retiros, encontros, sessões de formação, acampamentos escutistas, etc). Pela presença do Seminário de S. Paulo de Almada na nossa Diocese de Setúbal damos graças ao Senhor da Messe e confiamo-nos à intercessão de N.ª Sr.ª do Rosário, de S. Paulo e todos os que nos queiram apoiar com a sua oração. Fernando Paiva
Vice-Reitor

Publicamos o último boletim da OBP deste ano lectivo. Este mês com uma mensagem especial do nosso Bispo
26/04/2026

Publicamos o último boletim da OBP deste ano lectivo. Este mês com uma mensagem especial do nosso Bispo

Publicamos hoje o Boletim da Obra do Bom Pastor do mês de Março!
22/03/2026

Publicamos hoje o Boletim da Obra do Bom Pastor do mês de Março!

No Primeiro Domingo da Quaresma, lançamos mais um número do Boletim da Obra do Bom Pastor!
22/02/2026

No Primeiro Domingo da Quaresma, lançamos mais um número do Boletim da Obra do Bom Pastor!

E divulgamos hoje o programa completo daPeregrinação à Turquia, nos próximos dias 3 a 10 de Agosto de 2026.Para mais inf...
16/02/2026

E divulgamos hoje o programa completo da
Peregrinação à Turquia, nos próximos dias 3 a 10 de Agosto de 2026.
Para mais informações pode consultar o programa completo no link abaixo ou contactar o seminário:

https://tinyurl.com/2rhd9azz

Seminário Maior de São Paulo de Almada
Tel. 212 729 610 e Tlm. 918 069 984
Email: [email protected]

O nosso Seminário está desde hoje a receber famílias desalojadas devido à evacuação de emergência feita pela Câmara Muni...
11/02/2026

O nosso Seminário está desde hoje a receber famílias desalojadas devido à evacuação de emergência feita pela Câmara Municipal de Almada no Porto Brandão. Rezamos por todos os afectados pelas intempéries das últimas semanas 🙏🏼

Imagem: RTP

É já no próximo dia 25 de Janeiro, Domingo, que celebramos a Festa do Patrono do nosso Seminário. Junte-se a nós neste d...
17/01/2026

É já no próximo dia 25 de Janeiro, Domingo, que celebramos a Festa do Patrono do nosso Seminário. Junte-se a nós neste dia de Celebração, Oração e Convívio com a comunidade do Seminário!

18h | Adoração Eucarística
19h | Vésperas
19h45 | Jantar

Está já disponível a edição de Novembro do Boletim da Obra do Bom Pastor!!
30/11/2025

Está já disponível a edição de Novembro do Boletim da Obra do Bom Pastor!!

«Olá! O meu nome é Raone Gomes. Tenho 27 anos e entrei este ano no Seminário. Para mim, ser semeador de esperança é abra...
08/11/2025

«Olá! O meu nome é Raone Gomes. Tenho 27 anos e entrei este ano no Seminário. Para mim, ser semeador de esperança é abraçar o chamamento de ser “farol em meio às incertezas”, pois no meio de tantas dificuldades, incertezas e dores que surgem na vida, há a certeza e garantia de que consigo as ultrapassar com presença de Jesus.
Neste tempo em que sou chamado a discernir a minha vocação, a esperança é semeada em tudo o que faço e espero que, na graça do Espírito Santo, dê frutos. “Semear” a esperança é viver com autenticidade o chamamento de Deus, para que seja um canteiro onde a fé e a caridade são cultivadas para não só o meu crescimento em Deus, como também de quem rodeia-me.»

O nosso Seminário Diocesano é o coração da Diocese de Setúbal porque aí forma os seus futuros padres. É responsabilidade de todos nós o cuidado pelas vocações.

Semeie Esperança: Apadrinhe um seminarista! ⛪️

MBWay: 918 069 984
www.smspaulo.diocese-setubal.pt

Bem hajam!

«Sou o Tomás e tenho 19 anos. Para mim, ser semeador de esperança é acreditar que Deus age mesmo nas pequenas coisas, e ...
08/11/2025

«Sou o Tomás e tenho 19 anos. Para mim, ser semeador de esperança é acreditar que Deus age mesmo nas pequenas coisas, e aprender a olhar o mundo com os Seus olhos, a ver luz onde muitos só veem cansaço ou confusão. É sorrir quando custa, servir quando apetece parar e confiar quando parece não haver saída. No Seminário descubro que a esperança não é só esperar, é caminhar com fé, deixando que o Senhor faça nascer vida nova onde parecia haver só pedra. Quero ser padre para os jovens que se afastaram da fé, para os que perderam o rumo e para os pobres que vivem esquecidos, mostrando que Deus ainda fala, e fala na vida de quem se deixa tocar por Ele.»

O nosso Seminário Diocesano é o coração da Diocese de Setúbal porque aí forma os seus futuros padres. É responsabilidade de todos nós o cuidado pelas vocações.

Semeie Esperança: Apadrinhe um seminarista! ⛪️

MBWay: 918 069 984
www.smspaulo.diocese-setubal.pt

Bem hajam!

«Olá, sou o António, tenho 26 anos e pertenço à paróquia de Santa Maria, no Barreiro.Entrei este ano para o seminário e ...
07/11/2025

«Olá, sou o António, tenho 26 anos e pertenço à paróquia de Santa Maria, no Barreiro.
Entrei este ano para o seminário e estou no ano propedêutico, ou no ano 0.
Quando penso em “ser semeador de esperança” vem-me à cabeça as palavras da carta aos Hebreus: “A fé constitui a garantia dos bens que se esperam, a prova que existem as coisas que não se vêm”.
Para mim ser semeador de esperança é antes de mais deixar-me ser semeado por Jesus, para que com a sua graça possa dar frutos, frutos esses que possam ser semeados também noutros.
Embora não saiba ainda o que futuro me espera, sei que posso sempre contar com a presença do meu querido Pai, e com a sua graça dar também palavras de conforto àqueles que ainda ou já não esperam.»

O nosso Seminário Diocesano é o coração da Diocese de Setúbal porque aí forma os seus futuros padres. É responsabilidade de todos nós o cuidado pelas vocações.

Semeie Esperança: Apadrinhe um seminarista! ⛪️

MBWay: 918 069 984
www.smspaulo.diocese-setubal.pt

Bem hajam!

Endereço

Rua D. Álvaro Abranches Câmara, 1
Almada
2800-016

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Seminário de S. Paulo de Almada publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar