12/06/2026
Aprendendo a esperar em Deus
“Espera no Senhor, tem bom animo e fortifique-se o teu coração, espera no Senhor”. A espera em Deus é um tempo precioso onde desenvolvemos a nossa paciência e confiança, esses momentos de espera fortalecem a nossa fé e nos aproximam do Senhor e sua palavra. Esperar em Deus é essencial para a nossa fé. Confiando nas suas promessas ficamos seguros. Nossa esperança não depende das circunstancias, mas da fidelidade do Senhor “ Esperei com paciência pelo Senhor; e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”- Salmo 40:1. David afirma esperei com paciência a paciência é uma virtude importante na nossa caminhada com Deus.
É tempo de confiança plena em Deus quando temos paciência estamos reconhecendo que Deus está no controle. Ele sabe o que é melhor para nós o momento certo de recebermos. Isso significa que não é fácil esperar. Muitas vezes é difícil. Na bíblia a paciência é frequentemente ligada á fé quando esperamos estamos pondo nossa fé em ação, firmes em oração mesmo quando não vemos as respostas rápidas. A paciência desenvolve o nosso caracter Deus nos molda usando esse tempo para nos ensinar e preparar para recebermos as bênçãos que Deus tem para nós. É um processo espiritual de crescimento. Esperar em Deus não é fácil por vezes torna-se uma batalha renhida. Quando enfrentamos as dificuldades se conseguirmos esperar suportando a luta, os resultados dessa espera serão sempre maiores que as dificuldades. Quando esperamos Ele vê ouve e age. “ Esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor” Convicto que Deus se inclina para atender ao clamor dos que o buscam, neste tempo presente nós temos a atenção de Deus, não só escuta as orações mas responde. Antecipar a resposta pode ser um problema. Há momentos que tudo o que queremos é ser ouvidos por alguém, pedindo ajuda, socorro, desabafar, Deus está pronto para nos dar atenção. O Salmista diz que Deus se inclinou para ele. David na hora difícil Deus esteve presente ouvindo o seu clamor. É possível que Deus demore mais tempo a responder que nós esperávamos, mas quando ele responde vamos dizer, “ Ele se inclinou e ouviu quando eu clamei. A bíblia está repleta de passagens que nos asseguram que Deus ouve e liberta-nos nos dias difíceis. “ Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre a rocha firmou os meus passos” David descreve a sua condição ele se sentia num abismo, num poço horrível. Ele está falando dos anos difíceis que suportou por causa dos seus adversários afirmava como Deus o tinha libertado e o tinha firmado sobre um lugar seguro e firme. No tempo de espera nossos passos nem sempre são firmes. Como resultado nesses dias difíceis vivemos instabilidade, insegurança, mas seguindo o exemplo de David esperando em Deus teremos o milagre de ver Deus mudando a nossa condição. “ Pôs um cântico novo na minha boca” Quando esperamos e confiamos a vitória se torna real. Se está desmotivado pelas lutas não consegue ter um cântico nos seus lábios que exalte o nosso Deus. Não desista! Não se entregue á tristeza. Deus vai colocar um Cântico novo nos seus lábios. David esperou e clamou e o nosso bom Deus lhe respondeu.
Pr. José Manuel S. Pereira