10/11/2025
Percebemos que estamos a envelhecer e que o tempo está a passar demasiado rápido, quando aqueles que trouxemos no colo e que ajudámos a dar os primeiros passos, nos enchem de orgulho pelo exemplo em que se tornaram. Meus pequeninos, é a vocês que dirigimos estas palavras. Hoje celebramos 10 anos desta grande família. Ainda temos presente na nossa memória os rostos que nos acompanharam e que fizeram dos Effathá o que são hoje. Quem aqui passa, leva sempre um pouco de nós e deixa sempre um pouco de si. É uma família imperfeitamente perfeita, que nos marca pela sua união e audácia. E embora custe sempre um pouco admitir a quem já lhe deu muito, esta é feita de ciclos e só pode crescer quando novas caras precisam por sua vez que lhes ensinem o que já nos foi ensinado. Foi assim que a vimos crescer e evoluir, com muitos feitios, muitas dores e acima de tudo muitos sorrisos. Fazemos-vos o pedido de nunca desistirem de acreditar nas coisas belas que são capazes de fazer em conjunto, mesmo que às vezes seja necessário remar contra a maré. Representem sempre a juventude do Papa Francisco e não deixem que ninguém vos cale a voz. Por algum motivo especial e maravilhoso, Deus uniu os nossos caminhos. Mostrem-nos que sempre será mais forte o que vos une do que aquilo que vos separa. E quando chegar a hora da vossa partida, connosco ficam dos momentos mais incríveis que passámos. Adoramo-vos por aquilo que já passámos juntos, por aquilo que representam para nós e por aquilo que já fizeram por nós. Talvez já vos conheçamos tão bem quanto os vossos pais...e que todos os reencontros sirvam para podermos dizer à gargalhada "malta, lembram-se daquela vez????". Daquela vez em que... avariou a carrinha? Em que jogámos bingo na ceia de natal em troca de uma chouriça? Ou naquela vez em que nos caíram as lágrimas na procissão das velas de Fátima? Ou que ficámos petrificados a ver o nosso Papa Francisco passar por nós pela primeira vez? Ou daquela vez em que no aeroporto nos bateram palmas à chegada como se tivessemos estado fora um mês, mas que no nosso coração pareceu 1 ano...E é por todos esses momentos que nos intitulamos de família. Porque às vezes os percursos são duros e eles sabem sempre a quem precisam de dar a mão. Agradecer do fundo do coração aos pais que nos apoiaram e deram sempre a mão quando muitas das vezes sabiam que estávamos a tremer de medo, mas que no entanto nos deram sempre força e confiança. Obrigado por nunca nos terem virado costas e por terem rezado para que tudo corresse bem, os vossos filhos e nós agradecemos muito tudo o que fizeram pelo grupo.
E não poderíamos terminar este discurso sem lembrar o Padre Casal que tem para nós muitas vezes a sabedoria e o conforto de um avô. Que nos dá a coragem de nos darmos irreverentemente mais um bocadinho e que não nos abandona, nem quando a atividade envolve estar a aturar o concerto dos GNR ou tentar perceber como vai por as escovas da carrinha a funcionar. Existem pessoas que nao se esquecem e o Pe.Casal é um deles, será para sempre o nosso padre, um dos grandes exemplos de entrega a Deus e amor ao outro, um dos nossos ídolos como pessoa, como amigo e como sacerdote. A si, Padre Casal, um grande bem-haja por tudo!
Diocese de Viseu
Juventude Diocese de Viseu