25/03/2026
𝙓𝙄𝙑 𝙎𝙚𝙢𝙖𝙣𝙖 𝙏|𝟮𝟬𝟮𝟲
A XIV Semana T iniciou-se a 20 de Fevereiro com o evento ''Conversas com Valores' onde recordamos os 25 anos da constituição do Centro Social como Instituição Particular de Solidariedade Social. Com o Pe. Vítor Novais, o primeiro presidente e com o Horácio Fernandes, membro fundador da Direção recordamos um caminho cheio de imprevistos, recomeços e vitórias. Um sonho que se tornou projeto. Uma obra que se tornou Casa.
No domingo, Dia de Ação de Graças, em comunidade paroquial, demos graças a Deus pelas mãos que diariamente concretizam o sonho e o projeto idealizado. Tomando consciência de que a missão de qualquer cristão inicia-se à mesa do altar e se concretiza em todos nos lugares onde Deus se faz escondido.
Pela cozinha do Centro Social, e com o forno à temperatura certa, preparava-se o lombo que iria ser servido em take away. As nossas famosas papas de sarabulho também faziam parte do menu.
Na segunda feira, recebemos o terceiro ano da Escola do Carvalho para uma sessão promovida pela Resinorte, intitulada "Reciclar é fixe'. Com os mais velhos da Nossa Casa falamos sobre a importância da reciclagem e o devido cuidado com a separação de todas as embalagens que usamos no dia-a-dia.
Com todas as colaboradoras abordamos a temática da Nutrição. As nutricionistas Filipa e a Catarina trouxeram-nos a sessão "Nutrir para Cuidar", que terminou com a preparação de um lanche nutritivo e saudável.
A atividade que juntou os mais novos e os mais velhos da Nossa Casa foi a música. A Professora Mariana, entre animadas canções e instrumentos tocados por todos, animou a manhã de quarta-feira.
Na quinta cantamos os parabéns aos dezasseis anos da inauguração do Edifício do Centro Social.
A semana terminou com o animado "Convívio Inter-Institucional", em que marcaram presença o Centro Social da Paróquia de Esmeriz e a Associação Gerações. O habitual concurso popular foi bem disputado, mas no final de tudo ganhou a boa disposição. Ainda tivemos oportunidade de assistir à apresentação de um poema do livro da Terceira Classe da D. Deolinda e da D. Glória, duas amigas que depois de 70 anos se juntaram no nosso lar.
E assim aconteceu a XIV Semana T.