É difícil resumir em poucas palavras a história de um Agrupamento com mais de
cinquenta anos… Páginas escritas de um livro com muitos momentos de alegria, tristeza,
vitórias e derrotas todos eles eternizados na memória de cada dirigente, escuteiro,
familiar e membro da nossa comunidade. São pelas memórias felizes que guardamos desses tempos, que agora novos desafios se
colocam. O lema ‘Uma vez
escuteiro, escuteiro para sempre’ passou da palavra à
ação, com a fundação do Núcleo da Fraternidade de Nuno Álvares de Bente. Unir no mesmo ideal todos os adultos que procuram manter vivo ou viver
segundo o espírito escutista, vivenciar a Fé e prestar serviço voluntário ao
próximo, é o que se pretende com este movimento ao serviço da comunidade
paroquial. Tal como Baden Powell nos disse na sua última mensagem: “o melhor meio para
alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo
um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis
morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o
possível por praticar o bem. Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes
- apegai-vos sempre à vossa promessa escutista - mesmo depois de já não serdes
rapazes e Deus vos ajude a proceder assim."