21/05/2026
Mês da Família
Devocional mês da família. (final)
A Igreja: A Extensão do Lar que Deus Preparou
Efésios 2:19 "Assim, vocês já não são estrangeiros nem peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus."
A sociedade atual ensina que independência é força. Que não precisamos de ninguém. Que fé pode ser vivida de forma isolada, silenciosa e distante. Mas o Evangelho nunca foi construído sobre individualismo. Deus não salva pessoas apenas para si mesmas .Ele as coloca em uma família.
A igreja não é apenas um lugar que frequentamos aos domingos. Ela é um organismo vivo, formado por pessoas imperfeitas que foram alcançadas pela mesma graça. É ali que aprendemos a amar quando é difícil, a perdoar quando dói, a permanecer quando seria mais fácil desistir.
Muitas vezes desejamos uma igreja perfeita, mas esquecemos que a igreja é feita de pessoas em processo. Assim como dentro do lar existem diferenças, ajustes e crescimento, na família espiritual também existem desafios. Ainda assim, Deus escolheu manifestar Seu cuidado através da comunhão.
Há lares que estão cansados. Famílias sobrecarregadas pela rotina, pelas preocupações financeiras, pelas crises emocionais e pelos silêncios que se acumulam. E, em muitos desses momentos, é a igreja que se torna abrigo. Um lugar onde alguém ora quando já não temos forças. Onde uma palavra devolve esperança. Onde irmãos sustentam uns aos outros em amor.
Quando Paulo escreve aos efésios dizendo que somos “membros da família de Deus”, ele está nos lembrando que pertencemos. Não somos órfãos espirituais. Não caminhamos sozinhos. Existe uma mesa preparada para nós na comunhão dos santos.
A igreja saudável não substitui o lar ela fortalece o lar.
Ela discipula pais cansados.
Acolhe mães feridas.
Ensina crianças no caminho do Senhor.
Levanta jovens em tempos confusos.
E lembra aos idosos que ainda têm propósito no Reino.
Por isso, servir na igreja não é apenas cumprir uma função. É amar a família de Deus. Congregarmos não é obrigação religiosa é sobrevivência espiritual. Existem batalhas que não venceremos sozinhos.
Talvez você tenha sido ferida por pessoas dentro da igreja. Isso pode deixar marcas profundas. Mas lembre-se: Jesus continua sendo o cabeça da Igreja. E mesmo em meio às falhas humanas, Ele continua aperfeiçoando Seu povo. Não permita que a dor afaste você do lugar onde Deus deseja curar, restaurar e fortalecer sua fé.
Neste Mês da Família, permita que Deus alinhe novamente o seu coração ao valor da comunhão. Ore pela sua igreja. Ame sua comunidade local. Sirva com sinceridade. Esteja presente. Porque famílias fortes também são construídas em joelhos dobrados, mãos estendidas e corações unidos diante do Senhor.
Deus abençoe sua vida! 🙏🏽🌷