Esse curso contou com a participação de elementos com mediunidade ostensiva e sensitivos interessados na Doutrina e que se prolongou por cerca de três anos num saudável convívio. No tempo, surgiu um sonho: a transformação do grupo de estudo em grupo de trabalho. Sonho que no Centro em questão se mostrou inviável pois que no término do curso, os estudos foram suspensos sem data previsível de recome
ço. O grupo que entretanto foi estreitando laços de amizade, mantendo-se nessa “casa mãe”, começou a reunir-se uma vez por semana no escritório de um dos elementos, com a intenção de manter a disciplina do estudo. Debruçava-se sobre o livro “Avé Luz”. Assim foi até que, decidiram afastar-se desse local embora com muita gratidão e fundar o seu próprio centro. Reuniram-se no dia 25 de Abril de 2002 e nessa reunião, após terem sido analisadas as disponibilidades, assentaram procurar um espaço, que seria o seu centro “O Instituto do Pensamento Crístico”, ou IPC como vulgarmente é conhecido. O IPC nasceu na cidade do Porto no dia 5 de Setembro de 2002, fisicamente falando. Na realidade, no coração e alma de uns quantos, havia nascido muitos anos antes. E abriu ao público:
- Como uma escola de formação espiritual e moral seguindo as diretrizes deixadas por Allan Kardec. Além de um dia dedicado à “Palestra” onde é refletido um tema à luz da Doutrina, outro dia é dedicado ao estudo seja de uma obra básica ou de um qualquer livro espírita escolhido.
- Como posto de atendimento fraterno a todos que o procuram com o propósito de obter orientação, esclarecimento, ajuda ou co***lo. E os seus trabalhadores têm como objetivo fazer entender que o único método que cura e consolida o restabelecimento da saúde integral é a transformação interior. Só ela conduz ao equilíbrio e o seu caminho é o do conhecimento aliado à prática do mesmo.
- Como local de tratamento através da ministração de “Passes” ou da “Terapia Desobsessiva” conforme as necessidades detetadas. Ao longo da sua existência tem vindo o IPC a apostar na divulgação e vivência da Doutrina Espírita, propósito sagrado dessa primeira hora que os seus fundadores abraçaram e que aqueles que o foram integrando mantêm. Bem-haja Jesus o nosso Mestre! Bem-haja Allan Kardec o nosso professor! Bem-haja a Equipa Espiritual que assiste este lar e nos permite ser seus colaboradores!