31/05/2026
31 de maio – Solenidade da Santíssima Trindade.
A Solenidade da Santíssima Trindade celebra o mistério central da fé cristã: um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Neste dia, a Igreja contempla de modo especial Aquele que está presente em toda a sua vida e missão.
As leituras da liturgia recordam o amor de Deus pela humanidade. Na primeira leitura, Deus revela a Moisés o seu coração misericordioso: um Deus compassivo, paciente e rico em amor e fidelidade. Desde o início da história da salvação, Ele se apresenta como Aquele que caminha com o seu povo e jamais o abandona.
Na segunda leitura, São Paulo exorta os cristãos à alegria, à unidade e à paz, recordando que o amor de Deus, a graça de Cristo e a comunhão do Espírito Santo acompanham a Igreja. A Trindade não é isolamento, mas perfeita comunhão, tornando-se modelo para nossas relações humanas.
O Evangelho apresenta uma das passagens mais conhecidas da Escritura: “Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único” (Jo 3,16). Aqui encontramos o centro da Solenidade. O Pai ama, o Filho é enviado para salvar e o Espírito Santo continua realizando essa obra no coração dos fiéis. Deus não deseja condenar a humanidade, mas oferecer-lhe a vida eterna.
A Solenidade da Santíssima Trindade nos lembra que não estamos sozinhos. Deus é Pai que nos cria e ama, Filho que nos salva e Espírito Santo que nos fortalece e santifica. É um convite a viver em comunhão com Deus e com os irmãos, tornando-nos testemunhas do seu amor no mundo.
Os santos são exemplos dessa realidade. Pessoas de todas as épocas e condições de vida que confiaram na graça divina e encontraram em Deus a força para viver com fidelidade, esperança e alegria.
Somos felizes porque temos um Deus que é Pai, Redentor e Consolador, e que permanece conosco todos os dias.