No dia 17 de Abril de 1977 um grupo de 30 jovens realizaram a sua Promessa de escuteiros e assim foi inaugurado, oficialmente, o Agrupamento 496 de Freiria. O impulso fora dado cerca de dois anos antes pelo pároco da Freiria – Sr. Padre António Escudeiro – apoiado por um grupo de rapazes e raparigas que sentiam ser importante proporcionar aos jovens da sua terra a oportunidade de viver uma experiê
ncia espectacular – O ideal Escutista! A primeira actividade foi realizada nos primeiros dias de Agosto de 1975, na Serra da Arrábida. Participaram 6 elementos juntamente com o Padre Escudeiro: Reinaldo Maia, José Henriques, Carlos Branco, Odília Casaleiro, Alice Pombo, Antonieta Branco. O ano de 1976 foi de contactos oficiais e preparação dos responsáveis. Mais alguns elementos se juntaram à equipa inicial: Rui Casaleiro, Jorge Branco, Horácio Dias, Valentim Santos, Eduardo Jorge Henriques, Arlindo Policarpo, Maria Franco, Anabela Dias, Anabela Casaleiro, Maria Adelaide Henriques. Em Setembro de 1976, com a chegada da Irmã Júlia Vicente das S.N.S.F. viria a nascer a Alcateia. Outros responsáveis se seguíram nos anos seguintes. Destacamos a família Mota em que pais e filhos foram elementos do Agrupamento e/ou dirigentes, permanecendo ainda no activo. Trinta anos passaram e o Escutismo tem mantido a sua presença activa na comunidade. Proporcionou, a centenas de jovens, milhares de horas de actividades na Freiria, pelo País fora e Estrangeiro, num ambiente de amizade, vida em grupo e espírito de serviço, contacto com a natureza e protecção do meio ambiente. Ao mesmo tempo proporcionou aos jovens a oportunidade de desenvolver a sua personalidade, a habilidade manual em contra ponto ao espírito consumista, a sociabilidade e a solidariedade, a saúde e o sentido da vida. O reconhecimento do mundo criado por Deus, do Homem como centro da Criação e colaborador no projecto de Deus, têm sido o pano de fundo em que as actividades se têm desenvolvido. Foi esta a aposta realizada há 30 anos. O Agrupamento tem tido períodos de grande protagonismo e de actividade bem viva e actuante na comunidade. Da parte dos vários responsáveis que têm assegurado a vida do Agrupamento de Escuteiros sempre prevaleceu um elevado espírito de serviço. A esses gostaríamos de manifestar o nosso apreço pela sua generosidade, persistência e capacidade de serviço. Bem haja a todos os que fundaram e alimentaram este projecto de juventude para a nossa terra!