14/05/2026
Dia 13 de maio marca a primeira aparição aos pastorinhos, quando Nossa Senhora pediu: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançar a paz para o mundo e o fim da guerra”
Gabriel Fontana
Da Redação
A foto ilustra, em detalhe, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima
Nossa Senhora de Fátima / Foto: Joyce Mesquita
Há 109 anos, uma senhora vestida de branco, revestida de luz intensa, com aparência jovem e beleza sobrenatural, aparecia a três jovens pastorinhas na Cova da Iria, em Portugal. A partir deste evento — e de outras aparições que sucederam essa —, nasceu uma das maiores devoções marianas do mundo: a devoção a Nossa Senhora de Fátima.
Reconhecidas pela Igreja, as aparições da Virgem Maria a Jacinta, Francisco e Lúcia, entre maio e outubro de 1917, causaram grande agitação social à época. Milhares de pessoas passaram a visitar o local onde os pastorinhos viam Nossa Senhora, e até hoje milhões de peregrinos se dirigem ao santuário que foi construído posteriormente.
Grande parte dessa atenção se deve, de modo especial, à mensagem deixada por Nossa Senhora de Fátima. Logo em sua primeira aparição, ela pergunta aos pastorinhos se eles querem se oferecer a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser lhes enviar, em reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e em súplica pela conversão dos pecadores. As crianças logo aceitam, e a Virgem Maria então faz seu pedido: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançar a paz para o mundo e o fim da guerra”.