25/05/2026
Ontem (24/05/26) celebramos a Solenidade de Pentecostes, um momento especial para a vida da igreja onde comemoramos a descida do Espírito Santo.
Durante cinquenta dias, aquela chama permaneceu acesa junto ao altar, nos lembrando que Cristo ressuscitou e venceu a morte. O círio iluminou as celebrações pascais como sinal da presença do Ressuscitado no meio da Igreja.
Na solenidade de Pentecostes a chama então é apagada e o círio é retirado do presbitério. À primeira vista, o gesto pode parecer triste, porém, a liturgia não está falando de ausência, e sim de transformação. Cristo não abandona a Igreja; Ele continua presente de outro modo, agora pela ação do Espírito Santo.