Tatetu Nkisse Obará Izômin

Tatetu Nkisse Obará Izômin Orixá é força,amor,caminhos e fé ele nos rege e acompanha durante nossa vida trazendo força positiva e energias boas emanadas da natureza ame seu orixá!

Tatetu Nkisse Nação Angola Raiz Goméia, filho de Xangô Baru.

27/10/2025
ÒKÚTA... ONDE COLHER ???A pouco tempo em uma conversa com uma pessoa amiga da religião, uma revelação dela me fez ficar ...
03/10/2020

ÒKÚTA... ONDE COLHER ???

A pouco tempo em uma conversa com uma pessoa amiga da religião, uma revelação dela me fez ficar muito preocupado com o que a desinformação pode fazer como uma religião que além de linda, tem em seu maior propósito, O EQUILÍBRIO da vida na terra (a pesar de muitos nem saberem desse propósito). ELA me confidenciou que assenta todos os Orixás para seus filhos de Santo com pedras (chamadas popularmente por todos de "OTÁ) de cachoeira. Passado o susto por essa revelação, decidi dividir com essa pessoa o que aprendi com minha iniciadora, inclusive ainda pequeno assistia minha vó de Santo fazer o colhimento dos OTÁS. E divido também com vocês meus amigos de FACE que talvez não tenham tido a oportunidade da aquisição desse conhecimento.
Abaixo, passo um quadro de Orixás e onde colher seus "OTÁS" trazendo ainda algumas observações.
Porém, antes QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE O QUE PASSO ABAIXO NÃO É (OU PELO MENOS NÃO DEVERIA SER )SEGREDO PARA NINGUÉM... ATÉ PORQUÊ, NÃO BASTA APENAS SABER ONDE COLHER O ÒKÚTA PARA ASSENTAR, É PRECISO FAZER O RITUAL PRÓPRIO, FAZER AS OFERENDAS ESPECÍFICAS E A ADÚRÀ (REZA) CORRETA. É NATURALMENTE ISSO NÃO PASSAREI AQUI, POIS É NECESSÁRIO SER UM ÈGBONMI PARA FAZER ESSE RITUAL DE COLETA DE ÒKÚTA.

ORIXÁS E ONDE COLHER SEU ÒKÚTA:

ÈŞÙ == Seu Òkúta é a LATERITA (conhecida pelos Yorubás como YANGÍ), Porém a casos específicos, que são colhidas pedras em vários lugares, inclusive em bifurcações e cruzamentos de estradas;

ÒGÚN == Seu verdadeiro Òkúta é o minério de ferro, porém também existem casos específicos de coleta de pedras em grandes rodovias e também onde há choque de ferro com ferro, como é o caso das vias férreas. Mas para ŞÓRÒKÈ é colhido em estradas no alto de serras e colinas, em locais que pegue sol na maioria das horas do dia.

ÒŞÓÒSÌ == Seu Òkúta é colhido em mata fechada, porém os caminhos de ERINLĘ são assentados com pedras colidas no fundo de rio encaichoeirados.

LÒÒGÙN ÈDĘ == Pedras colhidas em mata e em rios, dependendo do caminho a ser assentado.

ÒSÁNYÌN == Pedras colhidas em mata fechada próximas às ervas que são destinadas diretamente para o assentamento de ÒSÁNYÌN.

OMÒLÚ/OBALÚAÌYÉ == Seu Òkúta é colhido em clareiras na mata onde o sol bata na maior parte do dia. (Nada de cemitérios hein... Pelo amor de OLÓDÙMÀRÈ). Para JÀGÚN, O Òkúta é colhido no alto de montanhas em locais quentes.

ÒŞÙMÀRÈ == Seus Òkúta são colhidos de acordo com o caminho a ser assentado, MAS na maioria das vezes, são pegos em beiras de rios encaichoeirados onde se observa a presença de arco-íris constantes.

ŞÀNGÓ/AÌRÁ == Seu verdadeiro Òkúta é o EDÚN ÀRÁ (Pedra de raio), porém com a dificuldade de se encontrar, podem ser assentados com pedras colhidas em montanhas, próximas a extração de pedras.

OYA == Seu Òkúta é colhido em rios que passem num sopé de montanhas, e para as Igbálę , são colhidos na beira desses mesmos rios.

ÒŞUN == Tanto ÒŞUN, quanto OBÀ E ÌYÉWÁ tem seus Òkúta colhidos em rios, porém para OBÀ, o Òkúta é colhido na parte violenta do mesmo.

YEMOJA == O correto local de colher seu Òkúta é no desenboque do rio no mar, somente para OLÓÒKUN e ÌYÁ LOJÀ, que deve ser colhido diretamente no mar. OLÓÒSÀ como seu próprio nome já diz "SENHORA DAS LAGOAS", é naturalmente colhido na Lagoa.

NÀNÁ == Seu Òkúta é colhido em pântanos ou locais com predominância de brejo.

ÒŞÀLÀ == A maioria dos seus Òkúta, são colhidos em locais frescos de bastante sombra no alto de serras e montanhas. Porém há caminhos específicos com locais específicos para colher.

Espero ter ajudado aqueles que são desejosos de conhecimento para levar suas missões à frente.
Relembro que, não basta somente pegar a pedra, existem rituais específicos para isso.

Abaixo os nomes relacionados e suas finalidades dos mais diversos tipos de Ebó que tem, mas esse não são todos, contudo ...
21/09/2020

Abaixo os nomes relacionados e suas finalidades dos mais diversos tipos de Ebó que tem, mas esse não são todos, contudo há uma grande variedade.

Ebo Etutu: sacrifício propiciatório de purificação para os falecidos ou um Orisa no período de iniciação. (carregado de elementos)
Ebo Iyònu: Sacrifício para transformar a Raiva, Ódio em Afeição ou obter os favores de um Orisa ou Ancestral.
Ebó-Opinodu: Sacrifício de alinhamento do Ori com o Odu pessoal.
Ebori; Sacrifício para Ori e o Orisha auxiliar.
Ebó-Eledá; Sacrificio de alinha mento e conexão direta com Deus (criador).
Ebo Alafia: Oferecimento de tranqüilidade.
Ebo Omisi: Banho de Expurgação com elementos adequados.
Ebó Omi-Eró: Banho propiciatório de apaziguamento.
Ebo Idamewa: Oferecimento de dízimos ou beneficência (voluntaria), também inclui comidas e banquetes.
Ebo Itasile: Oferecimentos com petições e libações cerimoniais para os Orixa ou Egun Epo Ópé: Oferecimento de Ações de Graças ou Agradecimento com toques de Ilú (tambores), oferendas de Adimu’s e festividade para Ori/Orisha.
Ebo Oresisun ou Sisun: Sacrifício ao fogo. A destruição do sacrifício por fogo constitui a separação de um estado passado para uma dimensão futura.
Ebo-Fifí: Sacrifício às ondas. Situação semelhante ao prévio com o elemento Água.
Ebo Ese: Sacrifício para quem cometeu um pecado, quer dizer desobediências, quebra de tabu.
Ebo Eni: Sacrifício de esteira.
Ebo Ate, Ebo katerun ou Ebo Atepon: Ebo realizado somente pelo Awo de orunmila.
Ebo Epile: Sacrifício de fundação, na finalidade de estruturar um Ile Ifá/Orisa, uma casa residencial ou comercio.
Ebo Todara; Sacrifício bem elaborado de forma bem arrumada e ornamentada, muito bonito e agradável aos olhos, para fins de abundancia e sucesso.
Ebó Pajé: Sacrifício específico para neutralizar Bruxaria agressiva, Feitiços de amarração feitos por mulher feiticeira.
Ebò Epepa: Sacrifício para neutralizar pragas (maldições).
Ebó nifé; Sacrifício para união e harmonia no matrimonio, geralmente é executado com micro incisões no Ori de ambos interessados.
Ebo Awedo; Sacrifício de purificação nas águas de um rio bem limpo.
Ebo Ikuda: Sacrifício para tirar uma pessoa das mãos da Morte (Ikú).
Ebo Agberepota: Sacrifício de proteção contra perversidades de Inimigos físicos ou sobrenaturais.
Ebo Aségbe; Sacrifício de proteção pessoal.
Ebo Itá; Sacrifício executado para Ogun e Osanyin no terceiro dia após uma iniciação de Yawo.
Ebò Ìrán; Sacrifício de defesa e ataque.
Ebò Èró Elegun; Sacrifício para acalmar alguém possuído por Orixas.
Ebo Dìde Abiku; Sacrifício para manter um Abiku na Terra (vivo) Ebò Tabi Ajé; Sacrifício para se tornar uma Iyami.
Ebò Nidosù; Sacrifício pra tornar pessoa um iniciado em Orisa.
Ebò Àwúre; Sacrifício para benefícios.
Ebo Ajeru; Sacrifício para conseguir melhorar as finanças.
Ebo Owonini; Sacrifício para atrair dinheiro.
Ebo Arimolé owo; Sacrifício enterrado para atrair dinheiro.
Ebo Afòran; Sacrifício pra escapar de processos na justiça.
Ebò Isègun Òta; Sacrifício pra vencer Inimigos.
Ebò Ìféran; Sacrifício para conquistar Amizade, atrair Amor, Afeição.
Ebò Irogun; Sacrifício para evitar Confusão, Guerras, Desordem.
Ebò Ayekuro; Sacrifício pra acabar com Azar.
Ebo Awórò; Sacrifício para chamar fregueses.
Ebò Ìfa Ènìyàn; Sacrifício para atrair clientes.
Ebo Ìtaja; Sacrifício para ter sucesso nas vendas em comercio.
Ebo Omobi; Sacrifício para obter fertilidade e filho.
Ebò Ipélaye; Sacrifício para longevidade.
Ebò Ajodarà; Sacrifício para ter Boa viagem.
Ebó-Gbéré; Sacrifício de Incisões para penetração do Ashé ou para proteção.

Carta Tarot para 19-08-2020Hoje as energias estão mais leves e mais positivas. Temos duas cartas de ouros, o que pode di...
19/08/2020

Carta Tarot para 19-08-2020

Hoje as energias estão mais leves e mais positivas. Temos duas cartas de ouros, o que pode dizer que as questões materiais poderão ter um papel destacado.

Caso esteja a passar por uma fase menos boa, o 6 de ouros diz-nos que esta fase de reequilíbrio será importante e deverá dar importância a todas as suas fontes de rendimento no presente. A sua postura deve conter bondade e partilha, para que possa receber. De qualquer forma poderá receber uma ajuda de alguém.

O 9 de ouros reforça as questões materiais e que poderá atingir as metas a que se propôs. A sua confiança poderá estar em alta e deve aproveitar esta energia para se mostrar e dar o seu melhor.

Consultas:https://chat.whatsapp.com/HrMZt0nTMRZE5DtBS2oM8D

Mensagem do Baralho Espanhol para a semana: SETE DE COPAS e REI DE PAUSTodos nós somos dotados da incrível capacidade de...
17/08/2020

Mensagem do Baralho Espanhol para a semana: SETE DE COPAS e REI DE PAUS
Todos nós somos dotados da incrível capacidade de imaginar. Imaginar é co-criar. Sim! Aquilo que imaginarmos com insistência e com pensamentos firmes se concretizará em nossa vida. A mentalização é o veículo de que o Universo se utiliza para se conectar com nossos desejos e vontades.
Empodere-se. As cartas pedem que nesta semana você siga os seus desejos de alma e não aqueles que a sociedade, a família ou as circunstâncias impõem. Seja corajoso e fiel aos seus próprios valores. Seja otimista! Seja autêntico!
Muitos caminhos ou alternativas podem se descortinar em sua frente. Inúmeras possibilidades tentadoras podem querer te desviar do seu propósito. Ouça sua Alma para não cair em armadilhas e vir a se iludir enveredando por caminhos equivocados. Controle seu emocional e consequentemente você acertará.
Sonhe! Mas com um pé na realidade.

Ótima semana a todos
Muita Luz.

Consultas:https://chat.whatsapp.com/HrMZt0nTMRZE5DtBS2oM8D

Existe uma frase em yorùbá que diz o seguinte ... “Somente a Água Fresca Apazigua o Calor da Terra ...Omin Tuto= água fr...
15/08/2020

Existe uma frase em yorùbá que diz o seguinte ...

“Somente a Água Fresca Apazigua o Calor da Terra ...

Omin Tuto= água fresca

Ilê Tuto =casa fresca

Ayé Tuto = terra fresca

Ao acordamos, despachamos a porta, recitando palavras que tem por objetivo, pedir que aquele dia seja de tranqüilidade e de harmonia. Quando estamos saindo de casa, jogamos água à rua, rogando à Èsù(O Senhor dos Caminhos), que aquela água, apazigúe os caminhos que vamos percorrer e que, sobretudo, não nos deparemos com situações que nos exponha a riscos.
Ao entrar na Casa de Asé , por exemplo, despachamos a rua, pedindo licença aos Donos da Porteira, reverenciando-os sempre. Em muitas casas de Asé a porta está sempre aberta, isso não significa que não há dono, muito pelo contrário. Nesse aspecto, pedimos licença (Ago) aos Donos do Portão , mostrando nosso respeito e, pedindo que a água resfrie a terra, até o momento em que, vamos nos purificar por meio do banho, Omi Ero ou Omi Agbo, para poder então, partilhar do convívio no Terreiro de Asè.
Por isso, jamais se esqueçam, apazigúe a terra antes de caminhar sobre ela .
Asé , Asé , Asé !
Consultas:https://chat.whatsapp.com/HrMZt0nTMRZE5DtBS2oM8D

Era segunda-feira... e eu, pai de três filhos não tinha nem um grão de soja pra comer e alimenta-los, mais uma vez sai p...
10/08/2020

Era segunda-feira... e eu, pai de três filhos não tinha nem um grão de soja pra comer e alimenta-los, mais uma vez sai pelo vilarejo a procura de algum bico para trabalhar e colocar a comida na mesa pelo menos naquele dia.
Fiquei o dia todo andando, porém como sempre voltei pra casa sem respostas.
Fervoroso na fé que era clamei Exú pela madrugada, mais parece que nem ele me escutava. No dia seguinte lá estava eu procurando serviço e como sempre não tive resultado.
Meus filhos já choravam de fome e sem solução peguei o que sobrou do armário (um pacote de farinha), coloquei em um prato fiz sete bolas de farinhas com água acendi um cotoco de vela e deixei na porta da minha humilde casa. Naquela noite eu alimentei Exu, pois com ele saciado e satisfeito eu e meus filhos também estaríamos.
Eu deixei de comer, deixei meus filhos com fome pra alimentar nossa fé.
No raiar do sol do dia seguinte eu fui mais uma vez procurar emprego e na sétima porta eu consegui. A melhor e a maior empresa do vilarejo encontrou em mim um motivo pra me empregar que até hoje eu não sei, era Exu... Voltando pra casa feliz e pulando de alegria encontrei uma sacola no chão, dentro dela tinha tanto dinheiro que alí mesmo eu fiquei paralisado. Mais uma vez... Era Exu !
Voltei até a pequena venda da vila, comprei um pacote de farinha, vela, dendê e água ardente para quem honrou meu dia. Fiz a maior compra da minha vida para alimentar meus filhos e voltei pra casa.
Já em casa disse a cada um dos meus pequenos que por mais que a mesa estaria farta naquele dia, mais uma noite ficaríamos sem comer pois quem comeria novamente era ele... Exú !
Desde então eu dou de comer a ele para que nunca me falte nada. Pois quando Exú está satisfeito e saciado ninguém nunca, em hipótese alguma ficará sem respostas.

Consultas Espirituais e Jogo de Búzios:

WhatsApp Group Invite

A línguaQuando Obatalá entregou o comando a Xangô, como este era jovem, ninguém o queria respeitar e nem leva-lo em cons...
10/08/2020

A língua
Quando Obatalá entregou o comando a Xangô, como este era jovem, ninguém o queria respeitar e nem leva-lo em consideração e todos os dias alguém fazia fofocas a Obatalá sobre Xango.
Depois de tantas fofocas um dia Xangô disse a Obatalá: - " Pai, por que todos os dias lhe dizem algo de mim, e nada disso que dizem é verdade?”
Mas Obatalá, que conhecia a seriedade de Xangô, lhe disse: “Espera que os dias passem e te acalme tenha paciência.” E assim Xangô foi embora da casa de seu pai.
Obatala foi consultar a Orumilaia (o orixa da sabedoria) este lhe disse que oferenda-se a exu e que mandasse Xangô cozinhar e que tirasse suas próprias conclusões, e assim fez Obatalá mandou chamar Xangô e lhe disse: - " Filho Meu, eu gostaria que você fizesse uma refeição para todos os meus filhos e para mim. Gostaria que você me fizesse ou cozinhasse o que há de MELHOR no mundo ".
Xangô fez a comida aos filhos de Obatalá, tal como ele tinha pedido e fez para obatalá língua de (vaca). Ao que obatalá disse:
"- Xangó, língua é a melhor comida do mundo?"
Respondeu Xangô: " Sim pai, um bom axé de língua é a melhor comida do mundo. "
Passou algum tempo e obatalá voltou a pedir a Xangô para fazer uma refeição para todos os seus filhos, mas que ele fizesse a PIOR comida que havia no mundo.
Xangô cozinhou para ele outra vez a língua, e Obatalá lhe disse: " Xangô, se da outra vez você me fez o mesmo e me disse que era o melhor!!!! Por que você fez o mesmo como sendo o pior?"
Xangô lhe respondeu: " Pai, uma boa língua salva um povo, mas uma má língua, pode ser a perdição do mesmo povo. "
Ouvindo Obatalá lhe disse: " Você tem razão, xangô. Uma língua pode ser boa ou má depende da intenção que for usada!!! E é por isso que você vê que todos os dias estão falando algo de você, e precisamente, por isso vai te tornar maior por que no dia em que Não te mencionarem no BEM ou no MAL, deixarias de ser Xangô!!

Consultas: https://chat.whatsapp.com/HrMZt0nTMRZE5DtBS2oM8D

Uma palavra amiga de Maria Padilha para você que está lendo neste momento: 🔥"Chegou a hora de você colher tudo que você ...
05/08/2020

Uma palavra amiga de Maria Padilha para você que está lendo neste momento: 🔥

"Chegou a hora de você colher tudo que você plantou em relação a relacionamentos e amizades, você já ajudou muito as pessoas e elas não deram valor, Eu irei cobrar dessas pessoas, cada lágrima que fizeram sair de seus olhos e irei cantar assim
" Não mecha comigo não, que eu sou ponta de agulha, quem mecher com Maria Padilha sinhá moça, vai parar na sepultura". 🎶

Pode ter certeza, você vai vencer e eles ficaram sem entender nada, pois seu sucesso irá ser lindo."

Se você acredita em Maria Padilha deixe seu Laroyê

🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹

Marcação de consultas: CLIQUE AQUI!!!

WhatsApp Group Invite

O dinheiro no mundo Candomblecista. Chegamos na era dos questionamentos, e dentro do Candomblé um dos questionamentos ma...
29/07/2020

O dinheiro no mundo Candomblecista.

Chegamos na era dos questionamentos, e dentro do Candomblé um dos questionamentos mais debatidos é o dinheiro.
De uma lado os defensores da caridade, que defendem que Candomblé deve ser tudo gratuito e de outro os defensores de que “nada é feito de graça”.
O “meio termo” seria o justo.
Socialmente falando, num país como o Brasil, tudo tem preço; Despesas recorrentes como água, energia, IPTU, gás, entre outras. Sem contar que não é nada justo, que uma pessoa pare sua vida para nos ajudar, utilize todo seu conhecimento adquirido no decorrer de anos, onde inclusive foi gasto bastante dinheiro, de graça!
Religiosamente falando, o dinheiro faz parte do Ebó, faz parte do ritual. A troca é necessária, e é Esu quem diz isso. Eu sempre digo que o Ebó começa na mesa de jogo, onde Orisa indica o que deve ser feito, e após você paga, ou seja, troca o dinheiro pelas horas do sacerdote interpretando a fala dos deuses.
Eu não concordo quando alguém diz que “fulano” é mercenário ou cobra preços absurdos, porque o que é caro para mim pode não ser para o meu irmão, e “fulano” só cobra esses preços porque alguém paga. Esse”fulano” muitas vezes deixou de viver uma vida fora do Candomblé para se dedicar aos Orisas e ajudar as pessoas.
Precisamos lembrar que depois que nosso problema foi resolvido, vamos embora para casa felizes, e aquele sacerdote tem mais uma “ruma” de problemas de outras pessoas para cuidar.
As pessoas devem procurar uma casa que se adeque a sua realidade financeira, mas o que muito acontece são pessoas procurando casas que se adeque a encher seus olhos e inflar seu ego. Palacetes onde endeusam pessoas!
Reclamam de ajudar com R$ 100,00 na festa do Orisa, mas a pizza da sexta-feira à noite foi R$ 110,00! Prioridades né amigos.
Qualquer zelador sério e pautado nos princípios do Orisa, jamais se negaria a ajudar alguém NECESSITADO; passar “uma farinha”, um obi, um banho de ervas, uma palavra... Mas necessidade não é querer o marido da vizinha, e nem saber quando você será promovido no emprego. Olha o senso!
Enfim, o dinheiro é necessário e faz parte do Candomblé, você deve avaliar se isso é bom ou não, mas independente da sua posição quanto a isso, deve respeitar algo que sempre foi assim.
Seu carro não foi caro.
Seu aluguel ou sua casa não é caro.
Sua cerveja não é caro.
O presente do boy ou da mina não é caro.
O ingresso do show não é caro.
Só o do Pai ou Mãe de santo é caro?
Acho é lindo isso!!!!
Eu mesmo já custeei iniciação dando absolutamente TUDOOOO e não cobrando absolutamente NADAAAAAA, e nas horas que mais precisei da presença pra uma função ou mutirão, olhei pra um lado e pro outro e só vi os que pagaram, cheguei a uma conclusão:
Tudo que é de graça não tem valor algum!!!

Endereço

Salvador, BA

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Tatetu Nkisse Obará Izômin posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Tatetu Nkisse Obará Izômin:

Compartilhar