25/12/2025
Neste dia 25 de dezembro, o Terreiro de Umbanda Casa Pai Joaquim de Angola se veste de branco para saudar o Orixá maior. Muitos nos perguntam a relação desta data com o Natal, e a resposta está no sincretismo religioso.
Historicamente, para preservar sua fé, nossos antepassados associaram Oxalá a Jesus Cristo. Hoje, entendemos que ambos vibram na mesma frequência: a do Amor Incondicional, da Caridade e da Paz. Celebrar Oxalá nesta data é honrar a pureza e a luz divina que Jesus trouxe ao mundo, manifestada na força do nosso Pai de Branco.
As Duas Faces da Sabedoria: Oxalá se manifesta em diferentes momentos de nossa caminhada, e é lindo entender essa diferença:
👴🏿 Oxalufã (O Oxalá Velho): É o ancião, o sábio que caminha devagar com seu Opaxorô (cajado). Ele nos traz a paciência, o perdão e o co***lo. É a paz que vem da experiência e da calma.
⚔️ Oxaguiã (O Oxalá Novo): É o jovem guerreiro, o rei de Ejigbo. Ele traz o progresso, a vontade de vencer e o movimento. É a paz conquistada através da justiça e da renovação.
O que pedir a Oxalá para o encerramento do ano?
Ao Pai de todos, pedimos clareza mental para decidir nossos próximos passos, equilíbrio emocional para não nos perdermos nas tempestades e, acima de tudo, a paz que estabelece o equilíbrio em nossas casas e corações.
Que o manto branco de Oxalá cubra você e sua família, trazendo um Natal repleto de luz e um final de ano abençoado!
Epa, Babá! 🤍🕊️✨