05/04/2026
Na noite deste sábado, 04 de abril, durante a Solene Vigília Pascal, a Igreja celebrou com grande alegria o encerramento do Tríduo Pascal — o ponto mais alto de todo o ano litúrgico.
A celebração, marcada por profunda espiritualidade e simbolismo, iniciou-se com a Liturgia da Luz, onde o fogo novo foi abençoado e o Círio Pascal aceso, representando Cristo, luz do mundo, que vence as trevas do pecado e da morte. Em seguida, os fiéis acompanharam a rica Liturgia da Palavra, que percorre a história da salvação, conduzindo ao anúncio glorioso da Ressurreição do Senhor.
Com o canto do “Glória” e o toque festivo dos sinos, a comunidade expressou a alegria pela vitória de Cristo sobre a morte. A Liturgia Batismal também foi momento de renovação da fé, onde todos foram convidados a renovar as promessas do batismo, reafirmando seu compromisso com a vida cristã.
Encerrando o Tríduo Pascal — iniciado na Quinta-feira Santa com a Missa da Ceia do Senhor e vivido intensamente na Sexta-feira da Paixão —, a Vigília Pascal proclama a esperança viva da Ressurreição, fundamento da fé cristã.
Assim, a comunidade segue agora unida na alegria do Cristo Ressuscitado, celebrando a vida nova que brota do mistério pascal.