Centro Espírita De Umbanda São José

Centro Espírita De Umbanda São José Somos uma irmandade humilde que com a fé que há dentro de cada um de nós, damos vida ao C.E.U.S.J. Nós somos a Umbanda.

20 de Janeiro - São Sebastião.São Sebastião, soldado romano e cristão.São Sebastião nasceu na cidade de Narbona, na Fran...
20/01/2026

20 de Janeiro - São Sebastião.

São Sebastião, soldado romano e cristão.

São Sebastião nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar de seu pai.

No exército romano, chegou a ser Capitão da 1ª da guarda pretoriana. Esse cargo só era ocupado por pessoas ilustres, dignas e corretas. Sebastião era muito dedicado à carreira, tendo o reconhecimento dos amigos e até mesmo do imperador romano, Maximiano. Na época, o império romano era governado por Diocleciano, no oriente, e por Maximiano, no ocidente. Maximiano não sabia que Sebastião era cristão. Não sabia também que Sebastião, sem deixar de cumprir seus deveres militares, não participava dos martírios nem das manifestações de idolatria dos romanos.

Por isso, São Sebastião é conhecido por ter servido a dois exércitos: o de Roma e o de Cristo. Sempre que conseguia uma oportunidade, visitava os cristãos presos, levava uma ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam.

Missionário no exército romano

De acordo com Atos apócrifos atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião teria se alistado no exército romano já com a única intenção de afirmar e dar força ao coração dos cristãos, enfraquecidos diante das torturas.

Martírio de São Sebastião

Ao tomar conhecimento de cristãos infiltrados no exército romano, Maximiano realizou uma caça a esses cristãos, expulsando-os do exército. Só os filhos de soldados ficaram obrigados a servirem o exército. E este era o caso do Capitão Sebastião. Para os outros jovens a escolha era livre. Denunciado por um soldado, o imperador se sentiu traído e mandou que Sebastião renunciasse à sua fé em Jesus Cristo. Sebastião se negou a fazer esta renúncia. Por isso, Maximiano mandou que ele fosse morto para servir de exemplo e desestímulo a outros. Maximiano, porém, ordenou que Sebastião tivesse uma morte cruenta diante de todos. Assim, os arqueiros receberam ordens para matarem-no a flechadas. Eles tiraram suas roupas, o amarraram num poste no estádio de Palatino e lançaram suas flechas sobre ele. Ferido, deixaram que ele sangrasse até morrer.

Recuperação

Irene, uma cristã devota, e um grupo de amigos, foram ao local e, surpresos, viram que Sebastião continuava vivo. Levaram-no dali e o esconderam na casa de Irene que cuidou de seus ferimentos.

Segundo martírio de São Sebastião

Depois de curado, Sebastião continuou evangelizando e se apresentou ao imperador Maximiano, que não atendeu ao seu pedido. Sebastião insistia para que ele parasse de perseguir e matar os cristãos. Desta vez o imperador mandou que o açoitassem até morrer e depois fosse jogado numa fossa, para que nenhum cristão o encontrasse. Porém, após sua morte, São Sebastião apareceu a Lucina, uma cristã, e disse que ela encontraria o corpo dele pendurado num poço. Ele pediu para ser enterrado nas catacumbas junto dos apóstolos.

Sepultamento

Alguns autores acreditam que Sebastião foi enterrado no jardim da casa de Lucina, na Via Ápia, onde se encontra sua Basílica. Construíram, então, nas catacumbas, um templo, a Basílica de São Sebastião. O templo existe até hoje e recebe devotos e peregrinos do mundo todo.

Fonte:
cruzterrasanta.com.br

05/01/2026
17 de dezembro - dia de São Lázaro de Betânia.São Lázaro foi discípulo e amigo pessoal de Jesus. Era irmão de duas mulhe...
17/12/2025

17 de dezembro - dia de São Lázaro de Betânia.

São Lázaro foi discípulo e amigo pessoal de Jesus. Era irmão de duas mulheres que se tornaram conhecidas pelos Evangelhos: Marta e de Maria. Lázaro vivia com sua família no vilarejo chamado Betânia, que ficava a menos de uma hora de caminhada de Jerusalém, em Israel. Jesus, em suas andanças missionárias, anunciando o Reino de Deus, sempre ia se hospedar na casa de Lázaro. O nome Lázaro vem do grego. Em hebraico seria Eleazar, e quer dizer "Deus ajudou".

Vida de São Lázaro

Lázaro era estimado e respeitado pela comunidade hebraica, pela origem nobre, honestidade e religiosidade da família. Lázaro foi um personagem especial na Bíblia, pois é a única pessoa por quem Jesus chora no Novo Testamento. Lázaro foi ressuscitado por Jesus após a sua morte, a pedido de Marta, sua irmã, que foi inabalável na fé. Lázaro já estava cheirando mal. Já fazia quatro dias que estava sepultado, quando Jesus chegou para chamar-lhe à vida novamente.

Foi um dos maiores milagres de Jesus. Trata-se do último grande “sinal” realizado por Jesus, depois do qual os sumos sacerdotes reuniram o Sinédrio e decidiram matá-lo; e decidiram matar também o próprio Lázaro, que era a prova viva da divindade de Cristo, Senhor da vida e vencedor da morte.

Alguns escritos muito antigos afirmam que Lázaro e suas irmãs foram para a ilha de Chipre. Lá, ele se tornou bispo de Citio, hoje Lamaca.

Relíquias

Sua tumba original, feita de mármore, estava localizada no local onde hoje está a igreja de São Lázaro, em Lamaca. De acordo com registros históricos, suas relíquias foram levadas para Constantinopla por ordem do imperador Leão VI, o filósofo, e várias igrejas e capelas foram erguidas em sua honra na Síria. Em 1972, porém, arqueólogos encontraram achados com inscrições de que seriam os restos mortais de São Lázaro. Estes restos estavam escondidos abaixo da igreja de Lamaca. Este local, hoje, está bem preservado, debaixo da igreja. Ele é um local de peregrinação e é aberto à visitação pública.

A Basílica de São Lázaro, santo padroeiro de Lamaca, construída em 890 d.C., era um templo cristão do século V, no qual existia um sarcófago com a inscrição: "Lazaro, o amigo de Cristo". Isto reforça a tradição de que ele viveu sua "segunda vida ressuscitado", em Lamaca, na ilha de Chipre.

Devoção a São Lázaro

A devoção a São Lázaro era muito comum na Igreja antiga. São Lázaro começou a ser venerado já no início do cristianismo, como diz São Jerônimo, e as peregrinações eram feitas á sua casa, em Betânia, e ao túmulo de onde Jesus o ressuscitara.

São Lázaro teve o privilégio de ter dois túmulos, pois morreu duas vezes. Muitas vezes pensou-se que São Lázaro fosse o pobre, miserável e cheio de feridas da parábola contada por Jesus. Por isso, na Idade Média, foi tido como o padroeiro dos leprosos. Mas esta associação é errada e hoje não é mais usada. Sua festa é celebrada no dia 17 de dezembro.

Fonte:
cruzterrasanta.com.br

Ressurreição de Lázaro
https://youtu.be/5YHUGrLiRjE

08 de dezembro - Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.Oração a Imaculada ConceiçãoVirgem Santíssima, que fostes c...
08/12/2025

08 de dezembro - Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Oração a Imaculada Conceição

Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós.

Dia 04/12 - Santa Bárbara.Santa Bárbara foi, segundo a Tradição católica, uma jovem nascida na cidade de Nicomédia (na r...
04/12/2025

Dia 04/12 - Santa Bárbara.

Santa Bárbara foi, segundo a Tradição católica, uma jovem nascida na cidade de Nicomédia (na região da Bitínia), atual Izmit, Turquia nas margens do Mar de Mármara, isto nos fins do século III da Era cristã. A moça era a filha única de um rico e nobre habitante desta cidade do Império Romano chamado Dióscoro.
Por ser filha única e com receio de deixar a filha no meio da sociedade corrupta daquele tempo, Dióscoro decidiu fechá-la numa torre. Santa Bárbara na sua solidão, tinha a mata virgem como quintal, e questionava-se se de fato, tudo aquilo era criação dos ídolos que aprendera a cultuar com seus tutores naquela torre.
Por ser muito bela e, acima de tudo, rica, não lhe faltavam pretendentes para casamentos, mas Bárbara não aceitava nenhum.
Desconcertado diante da cidade, Dióscoro estava convencido que as "desfeitas" da filha justificavam-se pelo fato dela ter ficado trancada muitos anos na torre. Então, ele permitiu que ela fosse conhecer a cidade; durante essa visita ela teve contato com cristãos, que lhe contaram sobre os ensinamentos de Jesus sobre o mistério da união da Santíssima Trindade. Pouco tempo depois, um padre vindo de Alexandria a batizou.
Em certa ocasião, seu pai "decidiu construir uma casa de banho com duas janelas para Bárbara. Todavia, dias mais tarde, ele viu-se obrigado a fazer uma longa viagem. Enquanto Dióscoro viajava, Barbara ordenou a construção de uma terceira janela na torre, visto que a casa de banho ficara na torre. Além disso, ela esculpira uma cruz sobre a fonte".
O seu pai Dióscoro, quando voltou, "reparou que a torre onde tinha trancado a filha tinha agora três janelas em vez das duas que ele mandara abrir. Ao perguntar à filha o porquê das três janelas, ela explicou-lhe que isso era o símbolo da sua nova Fé. Este fato deixou o pai furioso, pois ela se recusava a seguir a Religião da Roma Antiga.
Debaixo de um impulso e fúria, e obedecendo a suas tradições romanas, Dióscoro denunciou a própria filha ao prefeito Martiniano que a mandou torturar numa tentativa de a fazer renunciar sua fé, fato que não aconteceu. Assim, Márcio condenou-a à morte por degolação".
Durante sua tortura em praça pública, uma jovem cristã de nome Juliana denunciou os nomes dos carrascos, e imediatamente foi presa e entregue à morte juntamente com Bárbara.
Ambas foram levadas pelas ruas de Nicomédia por entre os gritos de raiva da multidão. Bárbara teve os "seios cortados, depois foi conduzida para fora da cidade onde o seu próprio pai a executou, degolando-a. Quando a cabeça de Bárbara rolou pelo chão, um imenso trovão estrondou pelos ares fazendo tremer os céus. Um relâmpago flamejou pelos ares e atravessando o céu fez cair por terra o corpo sem vida de Dióscoro.

Comunicamos a nossos amigos, adeptos e consulentes que  26/11 (quarta-feira) é dia da última  consulta do ano.Início às ...
24/11/2025

Comunicamos a nossos amigos, adeptos e consulentes que 26/11 (quarta-feira) é dia da última consulta do ano.
Início às 15:00 h.
Obs.: Atendimento por ordem de chegada.

Comunicamos a nossos amigos, adeptos e consulentes que  12/11 (quarta-feira) é dia de consulta.Início às 15:00 h.Obs.: A...
10/11/2025

Comunicamos a nossos amigos, adeptos e consulentes que 12/11 (quarta-feira) é dia de consulta.
Início às 15:00 h.
Obs.: Atendimento por ordem de chegada.

🌿 A origem do sincretismoDurante o período da escravidão, os africanos trazidos ao Brasil foram proibidos de praticar li...
03/11/2025

🌿 A origem do sincretismo

Durante o período da escravidão, os africanos trazidos ao Brasil foram proibidos de praticar livremente seus cultos e religiões.
Para preservar suas crenças, eles sincretizaram (associaram) seus Orixás com santos católicos, de modo que pudessem continuar venerando suas divindades sob a aparência de devoção cristã.
Assim, Oxalá — que é um Orixá maior, símbolo da criação, da paz e da sabedoria — foi sincretizado com Jesus Cristo, especialmente nas figuras de:
Jesus Cristo crucificado (o Cristo sofredor), e
Jesus Cristo ressuscitado (o Cristo glorioso).

✝️ Por que Oxalá foi identificado com Jesus
A associação se deu por vários motivos espirituais e simbólicos:
Oxalá é o criador da humanidade, segundo a tradição iorubá — assim como Deus, por meio de Cristo, é visto como o criador e salvador no cristianismo.
Ambos representam a pureza, a paciência e a paz.
Oxalá é o Orixá do branco, da calma e da serenidade.
Jesus é o símbolo do amor, da humildade e do perdão.
Ambos sofrem pelo bem da humanidade:
Oxalá passou provações e restrições impostas por Exu, mantendo-se sereno e fiel à sua missão.
Jesus sofreu e foi crucificado, mantendo o amor e a compaixão até o fim.

🤍 O significado espiritual dessa união
O sincretismo entre Oxalá e Jesus Cristo é, no fundo, uma ponte entre culturas e fé.
É a prova de que a essência divina é universal — não importa o nome que se dê, o que importa é o amor, a luz e o equilíbrio que cada tradição busca.
Oxalá e Jesus nos ensinam o mesmo princípio:

“A verdadeira força está na mansidão, e o verdadeiro poder está na paz.”

Por Filhos de Fé da Umbanda
Ensinamentos de Umbanda

Comunicamos a nossos amigos, adeptos e consulentes que  29/10 (quarta-feira) é dia de consulta.Início às 15:00 h.Obs.: A...
27/10/2025

Comunicamos a nossos amigos, adeptos e consulentes que 29/10 (quarta-feira) é dia de consulta.
Início às 15:00 h.
Obs.: Atendimento por ordem de chegada.

PARA VOCÊ, MÉDIUM!Tenho muita dó de quem pensa que a Umbanda é um mar de rosas e que todos nossos problemas serão resolv...
27/10/2025

PARA VOCÊ, MÉDIUM!

Tenho muita dó de quem pensa que a Umbanda é um mar de rosas e que todos nossos problemas serão resolvidos a partir do momento em que colocarmos a roupa branca. Muito pelo contrário, a Umbanda, quando aceita de coração e incorporada à nossa vida, nos leva a ficar cara a cara com nossas deficiências e falhas, escancarando nossos sentimentos e apurando nossas verdades. Um verdadeiro vendaval de mudanças internas nos arrasta e transforma nosso intimo preparando-o para o bom exercício religioso tornando-nos pessoas melhores e mais centradas.

Deixa-nos mais fortes e tolerantes, mais sensíveis e piedosos, mas os problemas acumulados em nossa existência somente serão resolvidos com firmeza, determinação e o uso sapiente do livre arbítrio, inerente a todos os seres humanos, nunca pelos meandros ou facilidades de nossa religião, por mais que isso seja apregoado por uma imensa turba de aproveitadores da boa fé alheia.

O mau uso dos mistérios astrais, a exigência demasiada com nossos orixás e entidades, a falta de humildade, ou pior ainda, a falsa humildade, colocarão o médium em seu devido lugar, o ostracismo mediúnico.

A Umbanda não foi criada para satisfazer desejos pecaminosos e sonhos grandiloqüentes nem para destruir nossos inimigos com trabalhos mirabolantes à base de velas pretas, farofa, ou sei-lá-mais-o-quê, tão propagados em sites, blogs ou mesmo terreiros “especializados” nas mazelas caprichosas de maus seguidores.

O bom trabalhador umbandista deve, acima de tudo, manter a atitude de fé, compaixão, respeito e caridade proposta pela lei de Oxalá, nunca fazer julgamentos apressados muito menos pedir o que não poderá ser dado. Esse conjunto de atitudes aplicado em sua vida religiosa fará com que o grande médium desabroche em plenitude e você descobrirá encantado, que esse grande médium, até então escondido, é você!

Saravá a Umbanda!

Por Sônia Oliveira
Ensinamentos de Umbanda

17/10/2010 - Data da Mão branca e fundação do Ceusj.Hoje 17/10/2025 só temos a agradecer a Oxalá, São José, todos os san...
17/10/2025

17/10/2010 - Data da Mão branca e fundação do Ceusj.

Hoje 17/10/2025 só temos a agradecer a Oxalá, São José, todos os santos e grandes Orixás, por tudo.
Não podemos deixar de agradecer a todos os médiuns que já passaram por nossa Casa e nos ajudaram; aos médiuns que hoje aqui estão nos ajudando, aos amigos e adeptos...todos vocês fazem parte da história deste Terreiro.




Endereço

Rua Marte, Lote 9 Quadra 4 Vila Olímpia
Guapimirim, RJ
25940175

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Centro Espírita De Umbanda São José posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar

Categoria