25/05/2026
SEGUNDA-FEIRA DEPOIS DE PENTECOSTES
MEMÓRIA DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, MÃE DA IGREJA
Os discípulos perseveraram unânimes em oração com Maria, a Mãe de Jesus (At 1,14).
O decreto sobre a memória de Maria, Mãe da Igreja, afirma que “a Mãe, que estava junto à cruz, aceitou o testamento do amor do seu Filho e acolheu todas as pessoas, personificadas no discípulo amado, como filhos a regenerar para a vida divina, tornando-se a amorosa Mãe da Igreja, que Cristo gerou na cruz, dando o Espírito”. Como fiéis seguidores de Cristo, dispostos a crescer na fé, celebremos Bem Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja
Maria viveu como ninguém as bem-aventuranças. É aquela que estremecia de júbilo na presença de Deus, aquela que conservava tudo no seu coração e que se deixou atravessar pela espada. É a santa entre os santos, a mais abençoada, aquela que nos acompanha e nos mostra o caminho da santidade. Quando caímos, não nos deixa por terra e, às vezes, carrega-nos em seus braços sem nos julgar. Conversar com ela consola-nos, liberta-nos, santifica-nos. A Mãe não necessita de muitas palavras, não precisa que nos esforcemos demasiado para lhe explicar o que sentimos ou precisamos. É suficiente sussurrar: “Ave, Maria…”.