Cáritas Diocesana de Araçuaí

Cáritas Diocesana de Araçuaí Entidade da Igreja Católica, organismo da CNBB. Somos Cáritas somos Solidariedade!

Entidade cristã e humanitária, que tem como principal foco o desenvolvimento das comunidades do Vale do Jequitinhonha em situação de exclusão e vulnerabilidade, promovendo a convivência com o semiárido.

No dia 26 de maio de 2026, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou uma audiência pública sobre o Semiárido Min...
28/05/2026

No dia 26 de maio de 2026, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou uma audiência pública sobre o Semiárido Mineiro, atendendo a um requerimento apresentado pela ASA Minas. O evento teve como foco principal discutir políticas públicas estruturantes para o semiárido, especialmente relacionadas à segurança alimentar, acesso à água, convivência com a seca e combate à desertificação.

A audiência ocorreu na Comissão de Participação Popular da ALMG e reuniu representantes de movimentos sociais, agricultores familiares, universidades, órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

A diversidade das falas demonstrou a força da articulação construída pela ASA Minas e pelos movimentos parceiros, reafirmando a importância de um debate amplo, aberto e participativo sobre o futuro do semiárido em Minas Gerais.

A Cáritas Diocesana de Araçuaí esteve presente, reforçando seu compromisso histórico com as comunidades do Semiárido Mineiro e com a defesa de políticas públicas voltadas à convivência com o semiárido.

Fotos: Valdir dias

26/05/2026

Hoje, 26/05, a Cáritas Diocesana de Araçuaí participou de uma audiência pública solicitada pela Asa Minas, com o objetivo de fazer o debate amplo sobre políticas públicas adequadas para o semiárido Mineiro. Maria Lúcia Lemes de Souza, beneficiária do programa da ASA, P1+2 (Uma Terra e Duas Águas), fala sobre a importância da audiência.

É no semiárido que a vida pulsa!
É no semiárido que o povo resiste!

25/05/2026
Em 2026, completamos 26 anos de uma mobilização que não pode parar. 🌼O dia 18 de maio é o marco da luta contra o abus0 e...
18/05/2026

Em 2026, completamos 26 anos de uma mobilização que não pode parar. 🌼
O dia 18 de maio é o marco da luta contra o abus0 e a expl0ração sexual de crianças e
adolescentes. Mas, muito além de uma data, a campanha Faça Bonito é um chamado para
a ação diária.
Proteger não é uma tarefa solitária. É um compromisso que une famílias, comunidades e o
poder público em uma rede de cuidado e vigilância. Quando nos informamos e
denunciamos, garantimos que cada criança tenha o direito de florescer com segurança e
dignidade.
Viu algo suspeito? Denuncie. O Disque 100 é gratuito, anônimo e funciona 24h.

18/05/2026

A Cáritas Diocesana de Araçuaí, juntamente com a Cáritas Regional Minas Gerais e a Cáritas Brasileira, esteve no dia 13 de maio com representantes do BNDES e da Petrobras, parceiros do projeto Sertão Mais Produtivo, na comunidade do Pará, município de Caraí.

A visita teve como objetivo conhecer de perto a realidade da comunidade, que será uma das beneficiárias do projeto. Foi um momento muito rico de partilha e diálogo, em que os parceiros puderam ouvir as demandas da comunidade e fortalecer o compromisso com ações voltadas ao desenvolvimento local e à melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas.

10/05/2026

COM MARIA, ENFRENTAMOS TODAS AS INCERTEZAS
Neste Dia das Mães, celebramos a força, o cuidado e a esperança que florescem em
cada gesto de amor.
O Papa Leão XIV, em uma resposta a uma mãe que enfrentava alguns desafios, em 2025,
aconselhou-a a focar no seu "entusiasmo pela fé e a verdade do seu coração", pois esses
caminhos "são uma bênção" para ela e sua família.
"Se o seu ponto de referência é Maria, conseguirá enfrentar todas as incertezas", disse o
Papa.
Mães que acolhem, resistem, educam, protegem e transformam o mundo todos os dias
com coragem, cuidado, amor e solidariedade estão por toda parte.
A todas as mães, desejamos um novo ciclo de felicidade, sob o manto da Mãe
Aparecida.
A Cáritas Brasileira celebra todas as mães — especialmente aquelas que, mesmo diante
das dificuldades, seguem semeando dignidade, fé e justiça social.
Feliz Dia das Mães! 🌷

08/05/2026

Querem saber o que alguns beneficiários acharam do intercâmbio realizado no sítio Maravilha?

✨Nessa semana, aconteceu no Sítio Permacultural Maravilha, em Araçuaí, um intercâmbio entre diversas comunidades do muni...
08/05/2026

✨Nessa semana, aconteceu no Sítio Permacultural Maravilha, em Araçuaí, um intercâmbio entre diversas comunidades do município. A atividade faz parte das ações do Programa P1+2 (Uma Terra e Duas Águas), da ASA ( Articulação Semiárido Brasileiro), executado pela Cáritas Diocesana de Araçuaí com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

⚡Na ocasião, foi realizado um diálogo sobre a agroecologia e, em seguida, os beneficiários participaram de uma caminhada pelo sítio, conhecendo cada zona do espaço permacultural e suas funcionalidades. Após o almoço, foi apresentada a tecnologia da TEVAP (Tanque de Evapotranspiração), dando prosseguimento às atividades com uma prática de compostagem e produção de sabão líquido.

🌿Ao final do intercâmbio, discutiu-se a participação das comunidades nas Casas de Sementes, reforçando a importância da preservação e fortalecimento das sementes crioulas. O encontro foi encerrado com uma breve avaliação realizada pelos participantes, destacando a importância da troca de conhecimentos e das ações de convivência com o semiárido.




Endereço

339 Rua
Araçuaí, MG
39600-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 18:00
Terça-feira 08:00 - 18:00
Quarta-feira 08:00 - 18:00
Quinta-feira 08:00 - 18:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Cáritas Diocesana de Araçuaí posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Cáritas Diocesana de Araçuaí:

Compartilhar