28/05/2026
No dia 26 de maio de 2026, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou uma audiência pública sobre o Semiárido Mineiro, atendendo a um requerimento apresentado pela ASA Minas. O evento teve como foco principal discutir políticas públicas estruturantes para o semiárido, especialmente relacionadas à segurança alimentar, acesso à água, convivência com a seca e combate à desertificação.
A audiência ocorreu na Comissão de Participação Popular da ALMG e reuniu representantes de movimentos sociais, agricultores familiares, universidades, órgãos públicos e entidades da sociedade civil.
A diversidade das falas demonstrou a força da articulação construída pela ASA Minas e pelos movimentos parceiros, reafirmando a importância de um debate amplo, aberto e participativo sobre o futuro do semiárido em Minas Gerais.
A Cáritas Diocesana de Araçuaí esteve presente, reforçando seu compromisso histórico com as comunidades do Semiárido Mineiro e com a defesa de políticas públicas voltadas à convivência com o semiárido.
Fotos: Valdir dias