02/07/2024
PRIORIDADE
“Prioridade” foi o tema que que as nossas professoras escolheram para a nossa escola dominical no dia 30.06.2024
Este é na verdade um tema pertinente que merece ser considerado por todas as pessoas visto que daquilo que cada um elege como prioritário, depende a sua vida quer no imediato, a curto médio e longo prazo!
Num mundo onde o número de ofertas e influenciadores é cada vez maior e não se pode ‘ter tudo’, nem se pode ‘fazer tudo’ ao mesmo tempo, então, cada um precisa estabelecer prioridades para saber aquilo que deve adquirir primeiro e para decidir aquilo que deve fazer primeiro para viver o mais tranquilamente possível, os poucos anos que lhe estão atribuídos viver neste mundo.
As prioridades são diferentes de povo para povo; de cultura para cultura; de família para família; de individuo para individuo; de homem para mulher; de marido para esposa; etc.
Para nesta vida julgar aquilo que é prioritário funciona o “censo comum” a ética e a moral do individuo, por isso a sociedade lá vai andando ‘ao sabor do vento’ visto que cada um é o padrão de si mesmo!
Não é assim com os filhos de Deus!
Estes não são a medida de si mesmos, pois a Palavra de Deus é o padrão pelo qual eles aferem a forma pela qual devem estabelecer as suas prioridades!
As prioridades de Deus são aquelas que o homem deve eleger como boas ainda que por vezes lhe possam parecer egoístas ou mesmo loucas, nunca devemos esquecer que “…a loucura de Deus é mais sábia do que os homens” (I Co.1.25).
No primeiro livro de Reis no capítulo 17 vem narrada a história de uma viúva que aceitou como boa a prioridade que o profeta Elias lhe indicou, quando lhe pediu que fizesse para ele um pão com o último “punhado de farinha” e um resto de azeite, com o qual ela tencionava fazer um pão para si e para seu filho para depois morrerem, pois uma seca absoluta se tinha abatido sobre aquela região e agora estava ao alcance de poucos obter algum alimento.
Quando agora olhamos para a atitude do profeta, nos parece uma atitude de crueldade e egoísmo quando lhe diz: “faz primeiro para mim um pão”!
Não dá para entender, mas a verdade é que ela fez primeiro um bolo com a última farinha e o último azeite, e o serviu ao profeta, o qual ele comeu.
Depois de ter comido disse à viúva: vai e faz um pão para ti e para teu filho e comei.
Certamente ela pensou: só poder estar a brincar comigo, gastei a última farinha e azeite a fazer o bolo para ele, com que farinha e azeite vou fazer o pão para mim e para meu filho?!
Mas ele disse: vai porque há farinha na panela e tem azeite na botija.
Ela foi, e para espanto seu, tinha mesmo, não só para aquele dia, mas também os próximos três anos, para ela para seu filho e para o profeta se alimentarem enquanto a seca não terminou.
O facto de esta mulher, que certamente não era israelita, ter dado ouvidos à prioridade indicada pelo profeta, salvou a sua vida e a vida de seu filho, com o benefício de ter f**ado imortalizada na Palavra de Deus, quer no Antigo como no Novo Testamento, pois o próprio Jesus faz menção dela no Evangelho de Lucas.
Aos seus seguidores, o Senhor Jesus, indica-lhes aquilo que é prioritário para a sua vida, felizes aqueles que que elegem aquilo que o Senhor indica como prioritário para a sua vida, ainda que por vezes possa essa prioridade parecer cruel ou até egoísta como parecia a prioridade de Elias.
Quando o Senhor Jesus nos indica como prioridade: “buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt.6.33), tal prioridade pode parecer loucura, como loucura podia parecer a prioridade que que Elias estabeleceu para a viúva, porem conhecemos o final.
É verdade que: “reino de Deus e sua justiça” são dois conceitos indeterminados que na Palavra de Deus podemos e devemos definir, mas não agora!
Numa outra ocasião, o Senhor, estabeleceu para os seus, outra prioridade quando disse:
“Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.” (Mateus 10:37)
Não parecerá uma prioridade egoísta e carregada de loucura que o Senhor Jesus está a impor, quando manda amar mais a Ele, aquele que o seguidor nunca viu nem tocou, reportando para segundo lugar a todos os outros que podem ser vistos e tocados, mesmo os mais próximos?!
Sabemos ser esta prioridade facultativa, podendo ser elegida pelo individuo como boa ou não, mas o Senhor diz que para ser digno Dele, a prioridade te de ser tida como boa.
Aqueles que temos elegido a prioridade como boa, podemos testemunhar o benefício.
Em primeiro lugar, não é egoísmo da parte do Senhor Jesus, quando Ele ordena ser o primeiro na lista do amor dos seus discípulos, pois trata-se de um DIREITO que o primeiro de todos os mandamentos lhe atribui: “E Jesus disse-lhe: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.” (Marcos 12:30).
Em segundo lugar, todo aquele que elege como boa esta prioridade, f**a capacitado para amar todos aqueles que pode ver e tocar com muito mais intensidade, a começar por aqueles que lhe são mais próximos, passando por todos os outros até aos seus inimigos!
Por fim, àqueles que elegem como boa esta prioridade, não há necessidade de a palavra de Deus de ordenar: “o amor seja não fingido”!
Há na Palavra de Deus outra prioridade que anda muito mal considerada no meio daqueles que se dizem “discípulos de Jesus”!
Escrevendo aos Colossenses e a nós, diz o apóstolo: “PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;” (Col.3.1-2)
Segundo este texto, a prioridade são as coisas de cima, aquilo que o Senhor Jesus já havia dito: “…buscai primeiro o reino…”,
O ‘evangelho’ pós-moderno tem invertido esta prioridade pondo os seguidores a ‘correr’ atrás das coisas deste mundo convencendo os ouvintes que em Jesus podem ser “ricos” tendo tudo!
É verdade que em Cristo pode o homem ser rico neste mundo, mas não rico segundo o mundo, mas sim rico segundo Cristo.
Aquele que é rico segundo Cristo, não é aquele que tem tudo, mas sim aquele a quem coisa alguma faz falta!
Aqueles que querem viver como ricos inventam necessidades que na realidade não têm e por isso vivem aflitos porque “gastam o dinheiro naquilo que não é pão”!
Nessa ‘fúria’ de ter mais dinheiro para comprar aquilo que não faz falta, deixa de haver tempo para buscar “as coisas de cima” acabando por nem ter umas nem as outras.
Antes de comprar seja aquilo que for é dever de cada um analisar se isso lhe faz falta, ou se é somente pelo prazer de possuir, se lhe faz falta, vai obtê-lo com a bênção de Deus, doutra sorte não sei…
Porque Jesus ordena para primeiro buscar “as coisas de cima”?!
Porque as de cima são eternas, as debaixo, por muito agradáveis que sejam são temporárias, e foi para que o homem pudesse alcançar as coisas eternas, ou seja, as de cima, que Jesus morreu na cruz!
Valoriza verdadeiramente o sacrifício do Senhor Jesus todo aquele vive neste mundo em função das “coisas que são de cima”!
O apóstolo Paulo pergunta: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? (Rm.8:32)
Quais coisas?! --“as de cima”
Que coisas são as de cima?
São elas: a fé; o perdão dos pecados; o Espírito Santo; a ressurreição dos mortos; a Vida Eterna; o galardão; a cidade celestial; o reinar com Cristo; e mais coisas que nós não sabemos.
Tudo isto sim deve o homem priorizar durante a sua vida aqui na terra e esforçar-se para o alcançar, pois são estas coisas que Jesus manda buscar primeiro.
Que o Senhor Deus abençoe a vida de todos nós e nos ajude a estabelecer as prioridades.
Vosso em Cristo: David Antunes.