17/11/2022
O Setor Gaia das Equipas de Nossa Senhora (ENS) realizou uma Assembleia Sinodal com a participação dos casais, suas famílias e os seus Conselheiros Espirituais.
Esta Assembleia teve lugar no salão paroquial de Oliveira do Douro e na mesma Igreja Paroquial.
Iniciamos a Assembleia com a oração, meditação e preces baseadas na liturgia do lava pés, como sinal de serviço ao qual as ENS nos convocam neste ano pastoral que iniciamos.
Seguiram-se as reuniões por equipa onde em casal e em equipa pudemos constatar o estado das equipas passados estes dois anos de pandemia. Partilhamos as dificuldades sentidas e reunimos esforços para as superar no novo ano agora iniciado.
Seguimos com um plenário, onde em equipa partilhamos as conclusões obtidas na reunião de Equipas Base. Esta partilha é muito importante para a Equipa de Setor, por lhes dar a conhecer o estado em que se encontram as equipas e as suas necessidades permitindo, assim, a esta Equipa de Setor orientar melhor o seu serviço no próximo ano ao encontro das Equipas Base.
Partilhamos o lanche e seguimos para o momento alto da nossa tarde: a Eucaristia. Esta foi presidida pelo nosso Bispo Auxiliar D. Armando, concelebrando o Sr Padre Alípio, pároco de Oliveira do Douro e o Sr Padre David Matamá, conselheiro Espiritual da Equipa de Setor Gaia.
Na sua homilia, entre outras coisas, D. Armando apelou ao nosso envolvimento na caminhada a decorrer nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) e a não perdermos a magnífica ocasião para evangelizar. Também nos convidou a ler o relatório das respostas para o Sínodo, tanto o Diocesano como o Nacional. Ver se nos revemos neles como Igreja, rezar muito e estar convictos que quem move a Igreja é o Espírito Santo.
E com o envio final da Eucaristia partimos para o mundo conscientes da missão que nos espera.