02/05/2026
Os acólitos da nossa comunidade participaram na 30.ª Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima, num momento de fé e comunhão com milhares de outros servidores do altar de todo o país.
Na celebração, o Arcebispo de Braga destacou a importância do recolhimento interior, sublinhando que “todos nós, especialmente os acólitos e as acólitas, somos chamados a ser servidores do silêncio”. Alertou ainda que o serviço, por mais dedicado que seja, nunca deve sobrepor-se ao encontro pessoal com Jesus, sendo esse o verdadeiro centro de toda a missão.
Reforçou também que os acólitos devem preparar-se espiritualmente antes de exercer o seu ministério: “Nunca devemos ir diretamente para a sacristia para executarmos tarefas, mas devemos sempre ter um momento orante de encontro com Jesus no Sacrário, levando-O no coração, sobretudo na Eucaristia.”
Que estes momentos de encontro ajudem os nossos jovens a viver a ajudar a nossa comunidade a intensificar mais o seu encontro com Jesus.