19/03/2020
MENSAGEM DA COMISSÃO EPISCOPAL DO LAICADO E FAMÍLIA PARA O
DIA DO PAI – 19 de MARÇO de 2020
Pais Cuidadores da Saúde e da Vida
Neste tempo quaresmal e de emergência, ao celebrarmos o Dia do Pai, temos
consciência de que não somos donos da vida. Basta um vírus para a colocar em
risco.
Queremos, antes de mais, enviar a todos os pais uma mensagem de gratidão,
conforto e esperança no meio das ameaças que, inexoravelmente, todos sofremos.
Fazemos votos de que, no fim deste período de sobressalto, o mundo esteja melhor
e a vida de cada pessoa mais valorizada.
Com as crianças e adolescentes em casa, vão ser precisos “superpais e supermães”
para reinventar a convivência familiar, pois a atividade social terá de estar
reduzida ao mínimo, como a prudência recomenda.
Quem sabe se não será oportunidade para diálogo familiar sobre a beleza e sentido
da vida: esse bem superior a todas as ilusões do bem-estar, da riqueza, da
economia, dos negócios, do consumo, da rivalidade, da superioridade…? Na
realidade, somos todos limitados e ansiosos por algo ou Alguém que não passe
com uma pandemia!
Quem sabe se não pode ser um tempo para “recomeçar” em pontos essenciais da
vida pessoal, de casal e de família, melhorando a qualidade dos relacionamentos?
Contava, há dias, um pai que, depois de algumas dificuldades da vida em casal e
algum tempo separados, conseguiu voltar a ler a sua própria história à luz de Deus
e dar um passo mais decisivo no casamento. Deus voltou a dar-lhe a esposa e os
filhos e, juntos, decidiram abraçar com mais força a vida de família. Ser pai é, se
necessário, ter a humildade de “pedir perdão e recomeçar”!
Quem sabe se não é oportunidade para acompanhar, nem que seja à distância,
quem está mergulhado no drama da doença, da solidão ou de outro género?
No dia 19 de março, a Igreja faz memória de S. José, esposo da Virgem Maria e
pai adotivo de Jesus. É modelo de pai e de todos os pais! Dele, não se conhece
qualquer palavra, pois os quatro Evangelhos não relatam qualquer diálogo.
Homem silencioso, soube garantir a estabilidade necessária à mais extraordinária
família sobre a terra. Viveu para que Maria de Nazaré e Jesus tivessem uma casa,
um lar carinhoso, o conforto e a proteção necessária.
Para fazer bela a família, mesmo no meio das ameaças de uma pandemia, como a
que vivemos, não são precisas muitas palavras, basta que cada uma seja rico em
amor para o outro. “Não tenhas medo!” ouviu José numa mensagem que vinha
do “Alto”, no momento das dúvidas existenciais que o assaltavam. Foi um pai fiel
à voz de Deus e foi pai forte sempre que teve de mudar de local para proteger a
família.
Que S. José ilumine todos os pais num período em que estarão mais tempo com
os filhos. Que saibam inventar novas formas de convívio, de trabalho e de
passatempo em família. Provavelmente vão fazer coisas que nunca fizeram, ter
conversas que não teriam, orações em família que nunca fariam, projetos que
juntos não sonhariam!
Como sugere a imagem que o Papa Francisco tem no seu quarto, até a dormir, um
pai como S. José continua a velar! Confiemo-nos a ele, confiemos os nossos
filhos, famílias, amigos e este belo mundo doente. Todos somos importantes!
Podemos contagiar com o coronavírus ou tudo curar com o remédio mais eficaz,
o do amor.
Muitos parabéns para todos os pais! A Equipa da Pastoral Familiar não vai deixar passar este dia importante e por isso assim que retomarmos a normalidade da Eucaristia na Igreja e nas Capelas iremos como já é hábito oferecer algo a todos os pais .
Até lá desejo-vos saúde e muita precaução.