Pastoral Familiar de Urqueira

Pastoral Familiar de Urqueira Pastoral Familiar de Urqueira

A Pastoral Familiar de Urqueira orienta os seus serviços na evangelização da família nas diversas etapas da formação e crescimento da realidade familiar.

11/03/2021

 

11/03/2021

A PF informa o seguinte :
A decisão tomada em 2020 sobre os Oratórios da Sagrada Família continua atual, não devem circular de casa em casa .
Quando for possível que voltemos a fazer circular as imagens informaremos.
Continuem a se proteger com todo o cuidado e respeito uns pelos outros, segurem a barca e não desanimeis .
Neste mês de S. José que também celebramos o dia do pai sejamos cada vez mais semeadores do Amor .
Feliz dia para todos vós .

31/12/2020

2020 chega hoje ao fim ! Um ano de reflexão para todos, um ano atípico para todos ... que mensagem deixar .... A que vai na alma é sempre a mais bonita : ACREDITE que nos meio das pedras também existe um caminho e muitas vezes o mais bonito, o caminho que tem pedras também tem beleza, apesar de não ser fácil de atravessar .... Hoje continuamos a trilhar este caminho cheio de pedras quando chegarmos lá na frente, vamos perceber que as pedras que estavam no caminho eram o impulso para chegarmos mais longe... Tenham Fé e acima de tudo Esperança porque as " Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários ". A equipa da PF deseja a todos os seus amigos um Feliz Ano de 2021. São os nossos mais sinceros votos .

A Equipa da Pastoral Familiar de Urqueira deseja a todos um Santo e Feliz Natal na companhia de Jesus Cristo e dos famil...
22/12/2020

A Equipa da Pastoral Familiar de Urqueira deseja a todos um Santo e Feliz Natal na companhia de Jesus Cristo e dos familiares mais próximos.

13/08/2020

Informamos que os Oratórios da Sagrada Família continuarão em casa dos Zeladores até Setembro 2020.
Neste momento e devido á pandemia do Covid19 os respectivos Oratórios não estão a circular de casa em casa.
Pedimos a compreensão de todos !
Podemos continuar a Orar no nosso quarto em silêncio ... por dias melhores, pela Paz no mundo e pelas intenções do Santo Padre.

28/05/2020

Boa tarde, caros amigos e amigas espero que estejam bem de saúde. A Pastoral Familiar tomou conhecimento de que as Missas voltam a ser presenciais com as respectivas medidas de prevenção.
Apelamos a todos o devido respeito uns para com os outros.

PENTECOSTES, com a presença de fiéis.

Ser paciente é uma das virtudes que devemos ter e nestes tempos que vivemos foi de facto aquela que mais se definiu.
Tudo acontece a seu tempo não nos precipitemos, “Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores. É celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no sétimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus.”

Como é belo estas palavras….em 1998 da homilia de Pentecostes, do inesquecível Papa João Paulo II:

Vinde, ó Espírito Santo,
E enviai do Céu
Um raio de vossa luz. Vinde, Pai dos pobres,
Vinde, dispensador dos dons,
Vinde, luz dos corações.

Consolador por excelência,
Doce hóspede da alma,
Nosso doce refrigério.

No trabalho sois repouso;
No ardor sois calma;
No pranto, co***lo.

Ó luz beatíssima,
Penetrai até o fundo do coração
Dos que Vos são fiéis.

Sem vossa graça,
Nada há no homem,
Nada que não lhe seja nocivo.

Lavai o que é impuro,
Fecundai o que é estéril,
Ao que está ferido, curai.

Dobrai o que é rígido,
Aquecei o que é frio,
E o que se extraviou, guiai.

Dai aos que Vos são fiéis,
E em Vós confiam,
Os sete dons sagrados.
Dai-lhes o mérito da virtude,
A salvação no termo da vida,
A eterna felicidade.
Amém.

Que nesta Missa presencial que muitos anseiam, seja para fortalecer os corações e descer sobre todos o fogo do Espírito Santo, para que a Igreja se erga novamente mais fortalecida.

A PF também informa aqui os respectivos horários das MISSAS da Paróquia de Urqueira:

SÁBADO
Pederneira 18:15m
Resouro 19:30m

DOMINGO
Estreito 08:00m
Urqueira 11:00m

Coragem a todos não desanimem !

15/05/2020

Hoje , é o dia internacional da Família.
Que as bênçãos do Senhor nosso Deus transbordem nas nossas vidas, na nossa casa e em toda a nossa FAMÍLIA. Trazendo a todos paz, saúde, força, sabedoria, união, paciência e muito amor uns para com os outros.
Hoje, amanhã e todos os dias da nossa vida!
Hoje o Evangelho é muito bonito:

(Jo 15,12-17)

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.

Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

Desejamos a todas as famílias a firmeza necessária neste tempo de pandemia, a coragem de enfrentar os obstáculos que venham a surgir e acima de tudo diálogo entre todos.

Feliz dia a todas as Famílias que se esforçam por seguir os caminhos do Senhor.

04/05/2020

MENSAGEM DA COMISSÃO EPISCOPAL DO LAICADO E FAMÍLIA

PARA O DIA DA MÃE - 3 de MAIO de 2020

Recordar e celebrar o Dia da Mãe, faz-nos bem a todos

Faz-nos bem, a todos, recordar e celebrar o Dia da Mãe! Voltar a ser filho renova a nossa
fraternidade.
Reconhecemos com gratidão a beleza do Amor de Mãe, que permanentemente, sabe ser Mãe,
dedicando a sua vida ao acolhimento amoroso de seus filhos, à sua educação integral, ao
acompanhamento ao longo das diversas etapas da vida, por toda a vida e com todas as capacidades
da sua vida. Como afirmou S. Óscar Romero, alguém que soube dar a vida: «A escolha de vida de uma
Mãe é a escolha de dar a vida. E isto é grande e belo!». Para os que têm o dom da fé, na maioria dos
casos, têm ainda um obrigado acrescido à sua Mãe, é que como diz o Papa Francisco «Sem as Mães,
não somente não haveria novos fiéis, mas a fé perderia boa parte do seu calor simples e profundo».
(Catequese Papa Francisco, 07-01-2015)
Por isso, celebrar hoje o Dia da Mãe é apoiar todas as mulheres que escolhem como caminho,
oferecer ao mundo os seus filhos e dar-se pela família, berço natural da vida; apoiar e proteger em
todas as circunstâncias e casos, o dom da maternidade e proclamar com o nosso compromisso, que as
Mães são verdadeiras beneméritas da sociedade, pois sabem transmitir em todos os momentos, mesmo
nos piores, a ternura, a beleza do perdão e a força da coragem. Que se enraíze cada vez mais em nós,
o compromisso de apoiar e proteger o dom da maternidade, desde os primeiros momentos da
fecundação, e em todas a fases da sua missão.
Claro que celebrar o dia da Mãe, também nos traz inquietações e incómodos interiores, quando
recordamos as Mães que são vítimas de violência doméstica, e choram os seus filhos traumatizados.
Mães que enfrentam as tempestades, e com energia e inesgotável criatividade que lhes vem dos
horizontes alargados do Amor, superam tormentos e constroem a partir das cinzas, com a sua
persistência, a bonança nas vidas de seus filhos e da sua família. Que na nossa cidadania, saibamos
assumir a exigência de mudanças de mentalidade e comportamentos face ao martírio de muitas Mães
não apoiadas nem compreendidas. Como lembra o Papa Francisco, «a Mãe, embora seja muito exaltada
sob o ponto de vista simbólico, é pouco escutada e pouco apoiada no dia-a-dia. Pouco considerada no
seu papel central na sociedade». (Papa Francisco, dia da Mãe 13-05-2018).
Neste ano acrescidamente difícil, marcado pela pandemia do Covid 19, aprendamos com as
Mães o valor da vida que delas recebemos e percebamos como é bela a cultura da defesa da vida.
Melhor do que nunca, percebemos a comparação de que Deus se serviu para nos dizer que nunca
estamos sós e abandonados, porque ele nunca nos esquece, é como as Mães: «Acaso pode uma mulher
esquecer-se do seu bebé, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse
dele, Eu nunca te esqueceria.» (Is 49, 15).
Obrigado a todas a Mães e feliz Dia da Mãe.

19/03/2020

MENSAGEM DA COMISSÃO EPISCOPAL DO LAICADO E FAMÍLIA PARA O
DIA DO PAI – 19 de MARÇO de 2020
Pais Cuidadores da Saúde e da Vida
Neste tempo quaresmal e de emergência, ao celebrarmos o Dia do Pai, temos
consciência de que não somos donos da vida. Basta um vírus para a colocar em
risco.
Queremos, antes de mais, enviar a todos os pais uma mensagem de gratidão,
conforto e esperança no meio das ameaças que, inexoravelmente, todos sofremos.
Fazemos votos de que, no fim deste período de sobressalto, o mundo esteja melhor
e a vida de cada pessoa mais valorizada.
Com as crianças e adolescentes em casa, vão ser precisos “superpais e supermães”
para reinventar a convivência familiar, pois a atividade social terá de estar
reduzida ao mínimo, como a prudência recomenda.
Quem sabe se não será oportunidade para diálogo familiar sobre a beleza e sentido
da vida: esse bem superior a todas as ilusões do bem-estar, da riqueza, da
economia, dos negócios, do consumo, da rivalidade, da superioridade…? Na
realidade, somos todos limitados e ansiosos por algo ou Alguém que não passe
com uma pandemia!
Quem sabe se não pode ser um tempo para “recomeçar” em pontos essenciais da
vida pessoal, de casal e de família, melhorando a qualidade dos relacionamentos?
Contava, há dias, um pai que, depois de algumas dificuldades da vida em casal e
algum tempo separados, conseguiu voltar a ler a sua própria história à luz de Deus
e dar um passo mais decisivo no casamento. Deus voltou a dar-lhe a esposa e os
filhos e, juntos, decidiram abraçar com mais força a vida de família. Ser pai é, se
necessário, ter a humildade de “pedir perdão e recomeçar”!
Quem sabe se não é oportunidade para acompanhar, nem que seja à distância,
quem está mergulhado no drama da doença, da solidão ou de outro género?
No dia 19 de março, a Igreja faz memória de S. José, esposo da Virgem Maria e
pai adotivo de Jesus. É modelo de pai e de todos os pais! Dele, não se conhece
qualquer palavra, pois os quatro Evangelhos não relatam qualquer diálogo.
Homem silencioso, soube garantir a estabilidade necessária à mais extraordinária
família sobre a terra. Viveu para que Maria de Nazaré e Jesus tivessem uma casa,
um lar carinhoso, o conforto e a proteção necessária.
Para fazer bela a família, mesmo no meio das ameaças de uma pandemia, como a
que vivemos, não são precisas muitas palavras, basta que cada uma seja rico em
amor para o outro. “Não tenhas medo!” ouviu José numa mensagem que vinha
do “Alto”, no momento das dúvidas existenciais que o assaltavam. Foi um pai fiel
à voz de Deus e foi pai forte sempre que teve de mudar de local para proteger a
família.
Que S. José ilumine todos os pais num período em que estarão mais tempo com
os filhos. Que saibam inventar novas formas de convívio, de trabalho e de
passatempo em família. Provavelmente vão fazer coisas que nunca fizeram, ter
conversas que não teriam, orações em família que nunca fariam, projetos que
juntos não sonhariam!
Como sugere a imagem que o Papa Francisco tem no seu quarto, até a dormir, um
pai como S. José continua a velar! Confiemo-nos a ele, confiemos os nossos
filhos, famílias, amigos e este belo mundo doente. Todos somos importantes!
Podemos contagiar com o coronavírus ou tudo curar com o remédio mais eficaz,
o do amor.
Muitos parabéns para todos os pais! A Equipa da Pastoral Familiar não vai deixar passar este dia importante e por isso assim que retomarmos a normalidade da Eucaristia na Igreja e nas Capelas iremos como já é hábito oferecer algo a todos os pais .
Até lá desejo-vos saúde e muita precaução.

17/03/2020

A Equipa da Pastoral Familiar deseja que todos se unam em Oração. "Não Tenhais Medo" !

Oração em tempos de epidemias

“Pecamos contra Vós, Senhor, pois desprezamos os vossos mandamentos. Deixamos de ouvir os vossos profetas e não escutamos a voz do vosso Filho que nos fala pelos seus enviados.

Na ganância desenfreada, na busca do lucro a todo custo, na corrupção que corrói nossas instituições, nos escândalos daqueles que se enriquecem às custas da fé simples do vosso povo e dos que, sob o manto da piedade, abusam dos mais pequeninos e vulneráveis, profanamos a vossa casa e jogamos as pérolas que confiastes aos vossos ministros na lama mais depravadora.

Convertei-nos, Senhor do universo, pois profanamos a Criação: poluímos a água, a terra e o ar. A Criação pede socorro e ficamos surdos ao seu clamor. Condenamos o planeta que criastes para ser um jardim para nós num caos pela devastação das suas riquezas e pela exploração desmedida dos seus recursos, movidos unicamente pela busca desenfreada do lucro.

Vede Senhor que, após milênios da presença do vosso Filho entre nós, ainda ficamos surdos ao seu apelo em favor dos mais pobres e pequeninos condenados a viverem da sobra, entregues à toda forma de violência, e abandonados à própria sorte.

São populações inteiras que vivem em condições miseráveis, insalubres, sem nenhuma assistência e, quando há, em condições extremamente precárias. São populações inteiras, hoje, vítimas da guerra e do terrorismo que se arrastam por dezenas de anos onde famílias são destruídas e crianças indefesas assassinadas.

Convertei-nos, Senhor, pois de outra forma as consequências serão sempre mais dolorosas. Diante das epidemias, fruto do nosso descaso e da nossa ambição, que atingem toda humanidade e atingem implacavelmente os mais fracos, nós clamamos: Senhor, piedade!

Vós nos quereis fazer compreender que quando deixamos de cuidar da mãe terra e dos mais frágeis colocamos em risco toda a humanidade. Quando não protegemos a vida dos mais pequeninos, daqueles que ainda estão no seio de suas mães, como daqueles que estão no fim de suas existências, colocamos em risco a vida de todos os homens e mulheres, filhos e filhas vossos, nossos irmãos e irmãs.

Convertei-nos, Senhor Deus do universo, nosso Pai e Salvador! Que o momento que vivemos, que nos obriga a cuidar de nós mesmos, não nos leve a descuidar da vida dos mais necessitados de cuidado e proteção, nem da Criação que geme com dores de parto esperando a manifestação dos filhos de Deus.

Fazei, Senhor, que nossa oração alcance o Vosso Coração, mas sobretudo, toque o coração daqueles que têm os destinos da humanidade em suas mãos, para que deponham as armas e compreendam que o bem-estar de todos é a única garantia que temos para vencer o mal que nos cerca e nos oprime. Amém!”

Informamos que a Pastoral Familiar vai estar representada neste evento  ENDIAD - I-Challenge ( O desafio de ser Igreja )...
04/03/2020

Informamos que a Pastoral Familiar vai estar representada neste evento ENDIAD - I-Challenge ( O desafio de ser Igreja ) num dos Postos proposto pelo serviço Diocesano de catequese Leiria- Fátima.

Os jovens que tiveram a coragem de se inscreverem merecem todo o nosso respeito e dedicação ! Que sejam assim no futuro a tomar boas decisões ! SEJAM BEM VINDOS ao nosso Concelho OURÉM.

Agora peçamos ao S. Pedro que Cesse a chuva nesse dia o frio agente aguenta !

Até lá boa semana e prepare o Barcode Scanner vai ser fantástico. BJS

É já no sábado:
«I-CHALLENGE - O DESAFIO DE SER IGREJA»

7 de março, sábado: pelas 9h Ourém vai estar preparada para acolher os já 69 grupos inscritos para o «I-Challenge - O desafio de ser Igreja». São mais de 600 os "corajosos" jovens e catequistas do 9º e 10º anos da catequese que se deixaram desafiar. Esta semana é para ultimar todos os preparativos!

https://endiad9e10.blogspot.com/

Endereço

Urqueira
2435-

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Pastoral Familiar de Urqueira publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Pastoral Familiar de Urqueira:

Compartilhar