09/06/2023
Obrigado aos meus filhos de fé foi lindo a nossa cerimonia.
Palestra batismo e o casamento!
Falar de Umbanda é muito fácil o difícil é praticar, para muitos que tem a Umbanda da boca para fora como pessoas que participam também de outras religiões.
comportamentos sejam estes bons ou ruins existe em qualquer grupo religioso como outros grupos e não preciso nem tentar mostrar faça você mesmo que está lendo este texto uma breve reflexão sobre sua família, seus colegas, amigos ou conhecidos e você vai entender aonde quero chegar!
Mais quem pratica a fé não precisa mostrar a ninguém, dar satisfação a ninguém; religião não é uma bijuteria ou uma joia que vai te impulsionar ou te alavancar como se fosse um guindaste!
Quando a religião for levada a seria é para de ser uma vitrine do ego e parar de ser tratada como um negócio financeiro para aqueles que procuram uma sustentabilidade sem ter outras condições financeiras, ou servir como um status para aquele que não procura buscar seu lugar ao sol, se lapidando através do seu próprio esforço!
A religião é muito mais que o acaso de querer parecer sem ser.
Principalmente a Umbanda que é a voz de nossa fé, divindades, cosmos, espiritualidade e evolução etc...
A semente cresce calada e quando vira uma arvore ela não precisa anunciar qual sua espécie ou o tipo de fruto que ela dá. Quem tem fome, quem tem sede busca saciar na fonte certa seja esta uma arvore ou uma fonte de agua cristalina.
Quando não levamos estas pequenas máximas da religião a sério a religião vira uma bancada de ofertas, e estas ofertas são o reflexo do interessado que provavelmente vai entrar para a nova religião apenas com o desejo do querer e do achismo; traduzindo e resumindo quero um produto aonde possa explicar minhas frustrações, minhas fraquezas e minhas derrotas como ser humano e que eu, e o melhor eu possa apontar o dedo para o próximo com a razão, poder de julgar e condenar, me fazendo a própria chama da justiça este só esquece que somos apenas seres humanos que procuramos uma evolução e não seria através destes comportamentos inserido em muitas congregações e não da fé porque o homem ou a mulher não pode dizer o que a fé e as divindades devem fazer. Praticar a fé e conectar com o sagrado sem hipocrisia, quem não pratica uma fé verdadeira e justa não está fazendo nada para si e nem para o próximo apenas veste um uniforme ou uma fantasia que se denomina detentor da verdade apenas isso!
Por isso os verdadeiros templos não precisam mostrar nada, fazer nada no barulho e nem no grito porque entidade nenhuma é surda e muito menos usar as portas do templo ou terreiro como uma vitrine!
Mais vale as portas fechadas para os lobos, porque quem realmente quer se conectar com os sagrado sejam estes Orixás, Caboclos, pretos velhos e outros sabe bater e pedir licença não precisa ser puxado para dentro e muito menos invadir!
Não faço questão de mudar são 34 anos a frente de meu terreiro e fico feliz com todas as bençãos que recebo e vejo meus verdadeiros filhos de fé receber, para tudo que não for assim a portas do templo para isso sempre estarão abertas e agradeço por mim e por aqueles que se vão, até por que precisamos ter tempo e fazer um bom trabalho para quem precisa e não dividir nossa atenção é simples assim e nem mais!
Tudo que eu pratico e escrevo como tradutor da fé eu assino a baixo e de cabeça erguida!
Mentor Carlos