12/01/2026
No passado domingo, após a celebração da Santa Missa, a igreja de Santo Varão encheu-se de vozes, emoção e devoção com os Cantares ao Menino.
Esta bonita iniciativa reuniu o Rancho Folclórico Centro Beira Mondego e o Rancho Folclórico da Redinha, num encontro marcado pela tradição e pela fé.
Foi mais um momento especial de oração e louvor ao Menino Jesus, que continua a iluminar os nossos caminhos.
“𝓠𝓾𝓪𝓷𝓭𝓸 𝓼𝓮 𝓬𝓪𝓷𝓽𝓪 𝓪𝓸 𝓜𝓮𝓷𝓲𝓷𝓸, 𝓬𝓪𝓷𝓽𝓪-𝓼𝓮 𝓬𝓸𝓶 𝓸 𝓬𝓸𝓻𝓪çã𝓸.”
🎶 𝒞𝒶𝓃𝓉𝒶𝓇𝑒𝓈 𝒶𝑜 𝑀𝑒𝓃𝒾𝓃𝑜 – 𝑅𝒶𝓃𝒸𝒽𝑜 𝐹𝑜𝓁𝒸𝓁ó𝓇𝒾𝒸𝑜 𝒹𝑜 𝒞𝑒𝓃𝓉𝓇𝑜 𝐵𝑒𝒾𝓇𝒶 𝑀𝑜𝓃𝒹𝑒𝑔𝑜 – 𝒮𝒶𝓃𝓉𝑜 𝒱𝒶𝓇ã𝑜 🎄
Na serenidade da nossa Igreja Matriz, os Cantares ao Menino encheram o espaço de luz, memória e tradição — e com eles, o nosso coração.
Agora, é tempo de agradecer.
Ao 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗕𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗠𝗼𝗻𝗱𝗲𝗴𝗼 a nossa casa-mãe, que nos acolhe e impulsiona, o nosso profundo reconhecimento.
Ao 𝗽ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 que nos acompanhou com respeito, calor e presença — bem-hajam por fazerem parte desta vivência.
Ao 𝗥𝗮𝗻𝗰𝗵𝗼 𝗙𝗼𝗹𝗰𝗹ó𝗿𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗲 𝗥𝗲𝗱𝗶𝗻𝗵𝗮, o nosso sincero obrigado pela partilha de vozes, sorrisos e tradição.
Ao 𝗦𝗿. 𝗣𝗮𝗱𝗿𝗲 𝗖𝗮𝗿𝗹𝗼𝘀 𝗗𝗲𝗹𝗴𝗮𝗱𝗼 e ao 𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗹𝗵𝗼 𝗘𝗰𝗼𝗻ó𝗺𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗮 𝗜𝗴𝗿𝗲𝗷𝗮 𝗠𝗮𝘁𝗿𝗶𝘇 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗩𝗮𝗿ã𝗼, obrigada pela generosidade e colaboração.
Às 𝗲𝗻𝘁𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗶𝘀 — Liga de Amigos de Santo Varão, Centro Social e Paroquial de Santo Varão, Centro de Recreio Popular de Formoselha, Associação para o Desenvolvimento Local de Formoselha e do Baixo Mondego e Capela de Santo António — o nosso agradecimento pela proximidade e presença.
À 𝗠𝗮𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗔𝗺𝗽𝗮𝗿𝗼, que com mãos cuidadosas enfeitou a nossa Igreja com a beleza a que nos vai habituando.
A todos os que ofereceram flores, ajudando a compor o altar com cor e ternura — o nosso obrigado.
A cada elemento do 𝗥𝗮𝗻𝗰𝗵𝗼 𝗙𝗼𝗹𝗰𝗹ó𝗿𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗕𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗠𝗼𝗻𝗱𝗲𝗴𝗼, que dá corpo e alma a esta tradição — OBRIGADA!
Ao 𝗦é𝗿𝗴𝗶𝗼 𝗱𝗮 𝗙𝗼𝗻𝘀𝗲𝗰𝗮, da Rádio de Folclore Português, pela divulgação e carinho com que acompanha o nosso percurso.
À 𝗔𝗻𝗮𝗯𝗲𝗹𝗮 𝗠𝗲𝗻𝗱𝗲𝘀, representante da Federação do Folclore Português, pela presença e palavras de incentivo.
À 𝗝𝘂𝗻𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗙𝗿𝗲𝗴𝘂𝗲𝘀𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗩𝗮𝗿ã𝗼, na figura do 𝗣𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗠𝗮𝗿𝗰𝗲𝗹𝗼 𝗚𝘂𝘀𝘁𝗮𝘃𝗼, que desde já nos acolhe com disponibilidade e espírito de colaboração — o nosso sincero agradecimento.
Ao 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰í𝗽𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗻𝘁𝗲𝗺𝗼𝗿-𝗼-𝗩𝗲𝗹𝗵𝗼, na pessoa do 𝗦𝗿. 𝗩𝗲𝗿𝗲𝗮𝗱𝗼𝗿 𝗩𝗮𝘀𝗰𝗼 𝗠𝗮𝗿𝘁𝗶𝗻𝘀, o nosso reconhecimento pelo apoio e valorização da cultura popular.
⸻
Terminamos este momento com o coração aquecido e a alma em festa. Que nunca nos falte esta vontade de cantar, de preservar e de agradecer.
Porque quando se canta ao Menino, canta-se também à esperança, à memória e ao amor que nos une.
OBRIGADO!
💙🌿🇵🇹