ASEL A ASEL é a Associação de Antigos alunos dos Seminários da Diocese de Lamego.

16/04/2025
Natal é amor, é perdão, é paz, é esperança. Que o verdadeiro espírito do Natal esteja sempre presente em todos os dias d...
12/12/2023

Natal é amor, é perdão, é paz, é esperança.
Que o verdadeiro espírito do Natal esteja sempre presente em todos os dias das nossas vidas.
A Direção da ASEL Deseja a todos os ASELISTAS e seus familiares Um Santo Natal.
Presidente da Direção da ASEL
Luís de Sousa Ferreira

Consoada - ASEL 2023 - Núcleo do Porto-Romagem ao Túmulo de D. António Francisco--1- Tal como nos últimos 38 anos, vamos...
20/11/2023

Consoada - ASEL 2023 - Núcleo do Porto
-Romagem ao Túmulo de D. António Francisco-
-1- Tal como nos últimos 38 anos, vamos em 2023 realizar também a nossa consoada/encontro de Natal.
Vai ser no dia 09 de dezembro, sábado, 12h30

-2- Nesse dia, conforme costume desde 2017, (os que puderem), faremos uma visita/romagem de recordação, estima e gratidão ao túmulo de D. António Francisco dos Santos, na Sé do Porto

- 3 - Antes ou após este momento de oração e viagem/convívio «com D. António», cumprimentaremos, se a sua agenda o permitir, Suas Exªs Reverendíssimas Sr. D. Manuel Linda e D. Joaquim Dionísio.

-4- Cientes da dificuldade, do tempo e da distância, deixamos, no entanto, o convite a todos os Aselistas, nomeadamente à Direção da ASEL e Núcleo de Lisboa

-5- Programa:
-11h00- Visita ao túmulo de D. António e cumprimentos ao Sr. Bispo do Porto.
-12h30- Consoada presencial.

-6- Local-
Restaurante - «Malheiro- Eventos» - Praça do Exército Libertador nº114, (também conhecida por «Largo da Feira de Pedras Rubras).

Para Inscrição- contactar:
Alfredo Morais - Tel. 966 140 700 ou e-mail - [email protected]
Adão Sequeira - Tel. 963 510 210 ou e-mail - [email protected]

Adão Sequeira

D. António Francisco e a Sua Hora                                                                              Por Adão ...
15/11/2023

D. António Francisco e a Sua Hora
Por Adão Sequeira


-1- Em 29 de outubro de 2023, na Sé Catedral de Setúbal e entrada solene de Sua Eminência o Cardeal D. Américo Aguiar como bispo da diocese e perante o Episcopado presente, Monsenhor José Guedes, convictamente e com arrojo, falou da beatificação de D. António Francisco com as palavras que abaixo se transcrevem.
Este alerta em Setúbal é um verdadeiro apelo à Igreja do Porto.
Não são bom exemplo os tempos em que um santo era reconhecido como tal centenas de anos após o falecimento (cerca de 600 anos para S. Nuno Alvares Pereira). Fernando de Bulhões, melhor dizendo, Santo António de Lisboa, falecido em 1231 e canonizado em 1232 teve melhor sorte no caminho.
Finda a celebração litúrgica, informou Sua Eminência o Cardeal D. Américo Aguiar:
«O Pe. José Guedes vai falar um minuto, ou melhor, sessenta segundos.
Ele é de Lamego e costuma cumprir, vamos ver».

-2- Falou Monsenhor José Guedes e disse:
«Um Minuto só. Muito obrigado.
Lembrar-se-á Vossa Eminência, hoje 4º bispo desta terra tão linda, do seu bispo fundador, Dom Manuel Martins, seu amigo e conterrâneo que aqui deixou tão grande legado e testemunho de vida.
Chamaram-lhe até o Bispo vermelho pela sua veemente defesa dos mais necessitados.
No dia em que ele fez um pequeno depoimento a seguir ao funeral de D. António Francisco dos Santos, falecido em 11 de setembro de 2017, (o Sr. Presidente da República, como hoje aqui, também lá estava presente), Dom Manuel Martins, depois de alguns considerandos, disse: - serás eternamente o meu bispo.
Agrada-me que, hoje, ao pedir-lhe este minuto, o faça aqui e daqui, neste chão sagrado que ele fecundou generosamente com sua palavra forte e cheia de amor.
Eminência, Dom Américo, fomos os dois testamentários da vontade de D. António Francisco e lembrar-se-á que, nesse testamento da sua vontade, fez uma correção dizendo:- embora fosse minha vontade ficar sepultado junto de minha mãe, em Tendais, se eu morrer ainda Bispo do Porto, ficarei lá sepultado, como é tradição na diocese.
Uma vez que ele está sepultado na Catedral do Porto, será Vossa Excelência Reverendíssima D. Manuel Linda, aqui presente, e com a colaboração do Reverendo D.
Joaquim Dionísio, dois ilustres lamecenses, a dar início ao desejado processo canónico.
É com estes dois esteios e com ajuda de Dom Américo que se abrirá o caminho e lançará a abertura do processo para a beatificação do Dom António Francisco dos Santos.
Podem pensar, podem dizer o quiserem, mas Dom António há-de subir aos altares.
Não estou em representação de ninguém nem a ninguém pedi autorização; é um imperativo meu que assumo com toda a esperança.
Na expressão e bondade do D. António os pobres não podem esperar.
Então, hoje e aqui, eu tenho de dizer: o processo de beatificação do Dom António não pode esperar.
Obrigado a Vossa Eminência e a toda esta distinta a Assembleia pela paciência que tiveram comigo».

3- Esta intervenção sentida e emocionada de Mons. José Guedes ecoou no mesmo som e tom, sentido e direção que já tínhamos, quase profeticamente, ouvido em 8-12-2017, na cidade de Aveiro, aquando da apresentação do livro «In Manus Tuas» em que o orador finalizou dizendo: «Obrigado D. António porque me ajudou a ser melhor Padre; convivemos com um Santo, rezo para que as Dioceses de Aveiro, Porto e Lamego iniciem, quanto antes, o processo para que tal possa ser confirmado pela Igreja universal».
O exemplo das suas virtudes precisa ir mais longe e mais além.....Mais além e a todo o lado.

Adão Sequeira
(30-10-2023)

ENCONTRO ASEL 2023Conforme anunciado e programado, realizou-se no dia 06 de Maio o Encontro Anual ASEL no Seminário Maio...
08/05/2023

ENCONTRO ASEL 2023

Conforme anunciado e programado, realizou-se no dia 06 de Maio o Encontro Anual ASEL no Seminário Maior de Lamego. Tendo em conta todo o tempo de interregno (3 anos), e o receio que ainda existe por parte de alguns associados, acabaram por se reunir 40 pessoas o que se pode considerar um número muito simpático.

Da parte da manhã, à medida que os associados foram chegando, foi feito o check-in e realizou-se a Assembleia Geral onde foram eleitos os novos corpos sociais, cujo novo presidente é o Luís Ferreira, a quem parabenizamos e desejamos as maiores felicidades.

Após o coffee break, celebrou-se a Santa Missa, e, após o almoço, excelentemente bem servido pelas cozinheiras do Seminário, procedeu-se à entrega dos diplomas aos Aselistas que completaram 50 anos de entrada no Seminário.

Para finalizar prestou-se uma singela homenagem ao sócio nº1 e grande dinamizador da ASEL Adão Sequeira. Foi projectado um vídeo que retratou a vida deste Aselista, intitulado "A sombra da liderança" da autoria do presidente Luís de Matos. De seguida foi-lhe oferecida uma lembrança pela direção da associação.
De seguida transcreve-se o discurso do presidente cessante Luís Matos.

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Geral, Ex.mo Rev. Reitor do Seminário de Lamego, Ex.mo Rev. Reitor do Seminário de Resende, Ex.mo Senhor Presidente do Conselho Fiscal, Reverendíssimos sacerdotes, minhas senhoras, caros Aselistas:

Finalmente, passados estes anos de pandemia, pudemos novamente encontrar-nos. Quase ninguém esperaria que 2020 se tornasse o ano em que um pequeno vírus percorreria o mundo e nos trocaria as voltas. Talvez mais que o aspeto económico que foi paralisando as economias de meio mundo, fez-nos ficar enclausurados nas nossas casas, impedindo-nos de estar próximos de quem gostamos. Fez-nos durante quase três anos esconder o sorriso atrás duma máscara.

Sei que a pandemia ensombrou a vida de todos. Para alguns de nós infelizmente, deixou outras marcas que só a morte curará essas chagas. Quero aproveitar para agradecer, a todos os Aselistas que em agosto de 2020, pessoalmente ou por mensagens estiveram comigo no momento mais trágico da minha vida.

Foram anos conturbados, mas também teve boas notícias, mesmo que algumas delas sejam apenas o reverso dessa realidade mais negra. Foi o ano em que se desenvolveu a vacina mais rápida da história e foi o ano em que ficou a descoberto a boa vontade e a generosidade de quem saiu das suas casas para enfrentar o desconhecido e ajudar os outros — fosse a trabalhar na linha da frente ou em serviços essenciais, fosse para estender as mãos aos vizinhos ou a quem sofreu na pele os danos colaterais da pandemia

Mas, felizmente cá estamos novamente para conviver e confraternizar.

A nossa direção termina aqui o seu último mandato e eu completo 36 anos de Aselista, o que significa que já tenho direito à reforma.

Vim pela 1ª vez a um encontro da ASEL em 1987 aqui em Lamego. Na altura, Aselistas não conheci nenhum. Senti-me até um pouco desconfortável porque eram todos uns anos mais velhos que eu. Só conhecia os sacerdotes e os seminaristas ainda em grande número na altura. O Dr. Rui Botelho presenteou-nos com o orfeão do Seminário e convidou-me também para cantar junto com eles. Passado um pouco, desenvergonhado como sou, peguei numa viola e cantei a música da “Rosa” que pôs toda a ASEL a rir-se e a participar. Desde então, também pelo empenho dum Aselista em especial, fui sempre assíduo aos encontros, acabei por criar fortes laços de amizade com alguns e sempre colaborei com as direções quando me pediram.

Lembro-me desses encontros serem sempre muito participados, mas, sempre com dezenas de seminaristas e com Aselistas sempre um pouco mais velhos do que eu. Havia os passeios dos seminários, idas a Fátima, a Lourdes, a Festa de Nossa Senhora de Lourdes as Ceias de Natal do Seminário de Resende e outras atividades sempre à volta do seminário e dos seminaristas.

Tudo isto para dizer o quê? Os seminários infelizmente já não têm seminaristas. Por consequência, todas as atividades que atrás referi, terminaram. A lei da vida fez com que alguns Aselistas mais velhos já falecessem e outros já têm problemas motores que os impedem de vir. E hoje, continuo a ser dos Aselistas mais novos. Contam-se pelo dedos duma mão aqueles que são mais novos que eu.

Eu sou do último ano letivo dos exames internos no seminário. A partir daí, está provado que aos poucos os Seminários tornaram-se mais residências estudantis e o espírito de família seminarista só vincou naqueles que seguiram o sacerdócio. É o preço da evolução.

Sempre fui pragmático e realista. Porém, eu e a minha direção ainda pensamos que através das novas redes sociais, pudéssemos atrair alguns Aselistas mais novos, mas não resultou.

Criámos a página do Facebook onde publicamos as mesmas notícias do Blogue principalmente com esse intuito, embora também pretendêssemos a adesão dos antigos Aselistas. Atualmente a página tem mais de 450 seguidores o que considero muito bom para o público a que ela é dirigida. Mas, desculpem-me que vos diga - penso que a maioria de vós não sabe o que significa ser seguidor duma página ou então desinteressam-se pela causa. Destes mais de 450 seguidores, somente 14 são Aselistas, sendo que 8 são sacerdotes e só 7 destes 14 são assíduos aos encontros.

Resumidamente quero dizer o seguinte - hoje em dia há que preservar a ASEL e os Aselistas e esforçarmo-nos para que todos os anos, enquanto pudermos e Deus assim quiser, nos vamos encontrando para confraternizar e matar saudades.

Foi isso que tentamos fazer nos seis anos de mandato e que vai de encontro aos princípios fundamentais dos estatutos. Tentamos que os encontros tivessem mais tempo livre para conviver. Encurtamos à duração da Assembleia, retirando alguns pontos como a entrega de diplomas e homenagens que passaram a realizar-se após o almoço. Introduzimos o coffee break para as pessoas confortarem o estômago e ao mesmo tempo conversarem. Apesar do chek in e as assembleias serem nos seminários, tentamos proporcionar tardes de convívio celebrando a Santa Missa em Igrejas e capelas que recordassem tempos antigos, e, servimos os almoços em espaços nas áreas circundantes às Igrejas sempre com grupos musicais a animar. Em Maio de 2021 realizamos um encontro virtual por Zoom, em que chegaram a estar em sala 21 Aselistas, que durante 2 horas se entretiveram a lembrar antigas “maroscas” passadas no Seminário.

Há um ponto a que talvez não tenhamos dado a importância devida – a UASP. Mas, por motivos de diversas ordens, nomeadamente a distância, a saúde do elemento da direção que estava encarregado dessa missão, as datas e confesso, da minha parte algum desinteresse, só o nosso Presidente do Conselho fiscal é que participou em várias atividades e reuniões. Deixo aqui o “mea culpa”.

Antes de terminar quero deixar aqui vários agradecimentos:

1. Aos reverendíssimos Reitor e vice-Reitor dos Seminários de Lamego e Resende respetivamente, por sempre nos acolherem como sendo parte da família com todo o afeto e carinho.

2. Ao Sr. Bispo D. António Couto e ao Sr. Bispo Emérito D. Jacinto Botelho por estarem sempre com a ASEL e por presidirem à celebração da Santa Missa.

3. Ao Aselista e membro da direção João Coutinho, pela sua contribuição com produtos de pastelaria para os encontros e também pelos 1.800,00 Euros que voluntariamente ofereceu à ASEL, para custear as letras que estão colocadas na entrada da “Casa Presbiteral D. António Francisco dos Santos”.

4. À pastelaria “O Sonho” em Resende, ao Leclerc em Lamego e ao Aselista José João que quando solicitados contribuíram com doces e vinho respetivamente.

5. Ao diretor do jornal “Miradouro” Prof. Cerveira Pinto, que tem tido a gentileza de oferecer a assinatura do referido jornal.

6. Ao Sr. Presidente de Câmara de Lamego pelo apoio logístico necessário para um dos encontros nesta cidade nomeadamente, reserva de espaço, transporte para a Senhora dos Remédios, palco e aparelhagem sonora.

7. Ao Sr. Presidente da Câmara de Resende, agradecer também pelo apoio logístico no último encontro realizado em Resende, nomeadamente, cedência do multiusos de Caldas de Aregos para o almoço, visita guiada às termas e a barca para um pequeno passeio no Douro.

8. Ao rancho folclórico de Santa Maria de Cárquere pela cedência da sede para um dos encontros em Resende cuja celebração Eucarística foi no Mosteiro de Sta. Maria de Cárquere.

9. À banda MH2, à orquestra ligeira de S. Cipriano, às concertinas da academia de música de Resende, à Afontuna e à Paula Ferreira pelos concertos nos diversos encontros anuais.

10. A todos os elementos dos corpos sociais incluindo claro o Conselho consultivo, mas em especial aos elementos da minha direção pelo empenho e disponibilidade que sempre demonstraram para que cumpríssemos com rigor os nossos mandatos.

11. Por fim, mas não menos importante, deixo uma palavra de gratidão a todos ao Aselistas que de alguma forma tocaram o nosso coração e nos transmitiram força e confiança.

Deus que era Deus, não agradou a todos. Também sei que o mesmo se passou connosco, na certeza porém, de que demos o nosso melhor.

Quero deixar aqui, os votos das maiores felicidades para o próximo presidente, parabeniza-lo pela coragem e dizer-lhe que a exemplo do que fiz anteriormente, estarei sempre disponível para colaborar.

Muito obrigado a todos, até sempre e viva a ASEL.

Quem quiser ver o filme de homenagem basta aceder ao link

https://youtu.be/6AgM6T5nDLI

Endereço

Rua De Anreade, 2964
Resende
4660011

Telefone

969788998

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando ASEL publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para ASEL:

Compartilhar