14/09/2020
BEM-VINDO, Padre Ilídio Santos, à comunidade de São Miguel de Rebordosa | 13-09-2020
“A QUEM IREMOS NÓS, SENHOR? TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA!”. Este o lema da Ordenação Sacerdotal do nosso pároco; palavras com que finalizou a homilia da primeira missa em Rebordosa.
Deixamos aqui alguns momentos da Recepção ao nosso novo pároco:
* Partilha do álbum de fotos realizado pela CMP: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=municipioparedes&set=a.4557306804310113
* Vídeo com o percurso da Portela à Igreja Nova, realizado pelo CPP: https://youtu.be/rQe1GdTjtbA
* E as palavras de Boas-Vindas, dirigidas ao Padre Ilídio em nome da comunidade:
"Olá, Padre Ilídio!
É com muita alegria que nos reunimos hoje, dia 13 de setembro de 2020, para recebermos o nosso Novo Pároco. Seja bem-vindo à comunidade de São Miguel de Rebordosa.
A chegada de um novo pároco gera sempre no seio da comunidade uma certa curiosidade: expectativas, anseios, novos sonhos, desejos… e surge a pergunta: E agora? Como vai ser?
Como não conheço o que vai no pensamento e no coração de cada um dos presentes e daqueles que aqui não podem estar, permita-me sugerir a si e a todos uns poucos segundos de silêncio.
[…]
E, agora – depois de termos deixado Deus falar – permita-nos fazer alguns agradecimentos.
Em primeiro lugar à sua família. De forma especial aos seus pais, pois é na família, e com a família, que se aprende a rezar, a ter o primeiro contacto com o nosso Bom Deus, a perceber que temos um Deus que muito nos ama. Muito Obrigado!
Um obrigado, também, à comunidade de Arreigada, nossa vizinha, onde aprendeu a dar os primeiros passos: primeiros passos com os pés, primeiros passos com o coração.
Depois, à Diocese o Porto: aos seminários e aos seus formadores, e a todos que com eles colaboram direta e indiretamente na formação de novos sacerdotes. A todos, muito obrigado!
Uma palavra também de agradecimento às comunidades de Boelhe, Cabeça Santa e Peroselo, e Luzim. A missão dum sacerdote faz-se na comunidade e com a comunidade. É na comunidade que se alimenta a vocação que Deus prepara para cada um. Obrigado, amigos! Que o alimento que recebeste com o Padre Ilídio vos inspire a continuarem unidos no amor fraterno, em Deus, nosso Senhor.
Um obrigado muito grande ao nosso Bispo, D. Manuel Linda, pela nomeação do Padre Ilídio para esta nova missão. Sabemos que há falta de vocações sacerdotais; sabemos da dificuldade em encontrar soluções para responder às necessidades da diocese; e sabemos que há tantos – mas tantos! – que por este mundo além ainda nem ouviram pronunciar o nome de Deus. Somos uns privilegiados!
Por último, uma palavra para a comunidade vizinha de Astromil, agora nossa irmã na partilha da missão do Padre Ilídio. Hoje, ter um padre para a nossa comunidade, é um privilégio. Poder partilhar a sua missão com outra comunidade é uma graça que não pode ser desperdiçada. Que o Espírito Santo nos ilumine a todos a discernir os Caminhos que Deus prepara para nós.
A Missão é grande. Juntos, seremos mais fortes e chegaremos mais longe.
Pois é, Padre Ilídio… Somos uns privilegiados com a sua presença entre nós. Deus nos dê a graça de, consigo, fazermos caminho: um Bom, Belo e Verdadeiro Caminho! Caminho de fraternidade: de procura ao nosso irmão Jesus Cristo nos mais pequeninos e desprotegidos, nos doentes, nos mais pobres e abandonados, pelas ruas e ruelas da nossa cidade, pelas periferias tantas vezes esquecidas e marginalizadas… dos que pensam de forma diferente, dos que sentem de maneira diferente, dos que vivem de modo diferente… Enfim, mostrando como é Bom e Belo ser filho de Deus. E, então, voltarmos aqui, semana a semana, domingo a domingo, e fazermos A FESTA! E podermos dizer: “aqui há lugar para mim!”. E, ao olharmos para o lado, dizermos: “e para ti também!”. E, juntos, proclamarmos bem alto e a uma só voz: “A QUEM IREMOS NÓS, SENHOR? TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA!”.
Um OBRIGADO +
Obrigado Deus Bom, Belo e Verdadeiro por esta NOVA PRESENÇA; por esta NOVA PERTENÇA.
Seja BEM-VINDO, Padre Ilídio, à comunidade de São Miguel de Rebordosa!"