28/12/2024
No findar de mais um ano, mais uma vez a nossa missão de missionário(s) se cumpriu através do Projeto Missionário Alargar a Tenda, e segundo a vontade de Deus.
No final de tudo, há pessoas que descrevem aquilo que na verdade é tão real na vida de um missionário.
Mas apesar de tudo, Deus merece ser glorificado. Sim, Ele sim!
Missionários Fernando & Ângela Paiva
---
Querido Missionário,
Espero que você esteja bem. Acredito que o conteúdo desta carta seja algo que você precisa ler. Para ser honesto, estou a escrever também para mim mesmo. Para ser honesto, pode ser que isto seja um truque para ganhar alguma coisa que não tenho, ou talvez eu só estivesse a precisar ouvir estas palavras… Não tenho certeza. De qualquer forma, o assunto é você. Você, que tem lutado por algo maior que você mesmo. Você, que está no campo missionário, é você, que nos inspira há algum tempo, e hoje escrevo para você. Escrevo, por causa daqueles que ainda não perceberam que a vida não é só o que aparece nas fotos que você coloca, mas que também tem um alto custo, isto é para você. Você, que já vive assim há alguns anos, e ainda não ouviu o que você precisava ter ouvido, isto é para você.
Em primeiro lugar, obrigado. Obrigado por dizer sim.
Obrigado por ir a esses lugares assustadores. Obrigado por ir aonde sua mãe e seu pai disseram para não ir. Obrigado por chegar a esses lugares para levar luz. Obrigado por cuidar daqueles de quem ninguém cuidava, e por amar aqueles a quem ninguém amava. Obrigado por fazer aquilo que alguns minimizam, e que outros idolatram. Obrigado por entregar seus direitos a Deus e àqueles que não tem o que comer. Obrigado.
A outra coisa que quero dizer, é que eu lamento algumas coisas. Lamento que para fazer o que faz, você tenha tido que deixar seus entes queridos. Lamento que você tenha que dizer adeus a praticamente tudo que já conheceu e com quem se importou. Lamento que você tenha que olhar nos olhos cheios de lágrimas daqueles que certamente, o amam tanto quanto você os ama… Lamento que, quando eles perguntam “quando é que você volta para casa”, você não tenha mais a certeza onde seja a sua “casa”. […] Lamento que você se sinta esquecido, e que por vezes seja mesmo esquecido. Lamento que todas as fotos no seu feed do Instagram, ou todo o post no Facebook sobre o lugar onde está, e toda memória compartilhada por seus amigos o lembre que você está aqui e eles lá. Lamento que seja difícil se relacionar com alguns dos seus amigos mais antigos, porque vocês agora vivem vidas muito diferentes. Sinto muito que outros não vejam o seu sacrifício, e pensem que você é uma pessoa que está a fugir de alguma coisa ou alguém, ou que gosta de viajar pelo mundo. Lamento que nem todos apreciem o seu sacrifício, pelo que de fato o é. Lamento que os seus amigos apenas encham a sua vida de “olás” e de “tchaus” e “likes virtuais”, em vez de abraços reais. Lamento que o seu coração se sinta sempre como se estivesse em recuperação. Lamento que em certos dias, pense que é você quem precisa de um missionário…Que às vezes, se sinta tão frágil devido à batalha e as dores que tem suportado. Lamento que ninguém se digne a ouvi-lo. Lamento!
Dito isto, tenho mais algumas palavras. Se você é como eu, você não escolheu esta vida sozinho. Você não acordou um dia dizendo “Bom, eu quero deixar de ter um relacionamento com as pessoas de quem sou mais próximo, prefiro dormir no chão frio, comer alimentos estranhos e passar perigo constante, só por diversão.” Não. Se você é um pouquinho parecido comigo, você foi chamado. O Deus de Amor te chamou. Ele o encarregou de um propósito diferente. Ele confiou em você dias de tristeza e de saudade. Ele incumbiu você de sonhar acordado com dias de praia, lazer, diversão. Ele concedeu lágrimas de solidão a você. Ele permitiu que você fosse um desconhecido de novo, e de novo e de novo. Ele confia em você para viver esta vida. Ele lhe deu uma paixão que permite que você olhe para essa confusão que o chama de coração, e mesmo assim, avance com alegria. Uma paixão, que paixão! Que queima em você como chama em boa madeira. Paixão indomada, selvagem, forte, verdadeira, autêntica e sempre presente. Ela garante que o sofrimento vai valer a pena… Que você escolheu isso porque Deus lhe pediu, e então, sabe que há uma razão para tal. Você tem a força para alterar a cultura, mudar as pessoas, fazer algo que valha alguma coisa. Sua paixão é sua âncora.
Alejandro Rodriguez disse: “A paixão transforma sofrimento em privilégio.” Ele usa Jesus como nosso melhor exemplo. Jesus passou pelo sofrimento que Lhe causamos por causa de Sua paixão por nós. Sua paixão era ver restaurada a relação do homem com o Pai, Sua paixão era a reconciliação. Jesus viu Seu sofrimento posto diante d´Ele como um privilégio a suportar, e Ele salvou o mundo.
De forma semelhante, a sua paixão pelas pessoas transforma toda ingratidão, dor, tensão relacional, solidão e falta de conforto em privilégio. Considere-os assim, eu imploro a você, pois se não fizer isso, não vai resistir. Você vai fracassar como tantos. Mas não vai! Isso não é por você. Você foi chamado, foi nomeado, é querido, e Deus confia em você. Ele acredita que você irá manter sua paixão e as suas convicções. Que irá lutar muito aqui, até que Ele mande lutar muito noutro lugar. Você é forte, é importante, você está transformando o mundo. Você é um batalhador que abre mão de seus direitos todos os dias, só para ver a mudança neste mundo.
Você é um verdadeiro missionário.
Com os melhores cumprimentos,
– S.S.