25/07/2025
Porque hoje é o dia do nosso padroeiro S. Tomé 🙏
Eis duas lendas de S. Tomé:
Lenda de S. Tomé
«Diz-nos a lenda que era mesmo o S. Tomé em pessoa que viveu numa povoação perto do mar, situada numas terras ao sul da videira e para além da sua vida de Apóstolo, dedicava-se também à vida de pescador.
Ali, sem se preocupar com os anos que passavam, vivia feliz com a sua mulher e filhos, espalhando a grandes braçadas a Palavra de Cristo da qual se fazia oráculo, fazendo o seu apostolado, até que uma noite, S. Tomé foi avisado em sonhos que uma grande calamidade iria desabar sobre o mundo, esse mundo que não era como nós o conhecemos. Nessa visão que povoou o sonho de S. Tomé foi-lhe anunciado que pela força de Deus um mistério se produziria, como sinal, para que ele e toda a sua comunidade fugissem em direcção ao sul.
Mais lhe foi anunciado pela visão celeste, que esse dia seria chegado quando ele visse saltar peixes debaixo da pedra da lareira.
Ora um dia andando da faina da pesca, viu sua mulher que chegava correndo para lhe dizer que qualquer coisa estava para acontecer, pois vira saltar peixes debaixo da lareira.
S. Tomé, obedecendo ao comando de Deus, abandonou tudo e dirigiu-se a casa para se certificar do que a mulher lhe tinha dito que estava a acontecer. E, então, reunindo todos os habitantes do lugar e todos os seus, disse-lhes que era necessário fugir, pois iria abater-se sobre a terra uma grande calamidade, e que acontecesse o que acontecesse, nunca olhassem para trás.
No entanto, a curiosidade ia minando alguns dos fugitivos e ao voltarem-se para trás, caiam como que fulminados.
E assim, um a um, o grupo dos fugitivos ia diminuindo. Mas S. Tomé, obediente a Deus, continuava a fugir sem desânimo. Mas a areia era pesada e o caminho longo e S. Tomé sentia que o grupo ia diminuindo sem cessar.
Pelas alturas do que agora se chama Casal de S. Tomé, sua mulher que seguia a seu lado, e não suportando já o cansaço, faltou-lhe por momentos a coragem, e voltando-se para trás baqueou e caiu fulminada como os outros. S. Tomé num esforço de coragem e de fé, tentou ainda evitar que ela se voltasse, mas ao fazê-lo também se voltou para trás, pagando com a própria vida a sua desobediência.
Mais tarde, foi encontrado o seu corpo, e no mesmo local foi erigida uma igreja de que S. Tomé ficou a ser o patrono.
E é por isso que se passou a chamar àquele lugar o Casal de S. Tomé. »
Extraído do Jornal V. Mira de 25-07-1982
Lenda de S. Tomé (Popular)
«Segundo a lenda, a imagem de S. Tomé fugia da Igreja Matriz para o Casal de S. Tomé, tendo por ele sido escolhida quando por ali passou na sua missão de apóstolo, sempre que o Vigário da freguesia insistisse em trazê-la de lá para a Vila. E como "o povo do lugar", por dedicação ao santo e por se julgar com direito a ele, sentindo-se melindrado, se recusasse a pagar a côngrua em favas como era uso, ela desaparecera pela última vez e de tal maneira se ocultara que, por mais que procurada, não era encontrada.
Então o povo do Casal de S. Tomé repeso e ansiado, organizou uma procissão que, cantando a quadra:
Ó meu rico S. Tomé
Mas onde é que estareis Vós?
Aparecei meu rico santo
Que as favas daremos nós.
E percorrendo todo o seu terreno foi encontrar a imagem do santo escondida num viçoso faval.»
Te. Tto de Prol. Oscar Moreira da Silva, in Vila Mira de 1 de Dezembro de 1988
Feliz e Santo feriado a todos.