Da Ultreia de Matosinhos fazem parte as Paróquias da Vigaria de Matosinhos. Segundo dados adquiridos junto dos pioneiros, a Ultreia de Matosinhos nasceu em outubro de 1964. Celebramos sempre o nosso aniversário na primeira quinta-feira de outubro. A sua história começa quando o Padre Valdemar Pinto, tendo a seu lado o Padre Alcino Vieira dos Santos e o Padre Martins Fernandes, ao tempo, párocos de
Leça da Palmeira e de Matosinhos, se virou para o David Costa e lhe disse: “Vamos criar uma Ultreia em Leça e o David f**a encarregue de tratar disso”.
À data, era já grande o número de cursilhistas da área que se reuniam nos “Capuchinhos” pelo que se começava a justif**ar a criação de um Centro de Ultreia. Assim aconteceu! Incumbido da sua formação, David Lopes da Costa, ladeado por um grupo de cursilhistas tendo à sua frente o casal Malice e Alberto Magalhães foram os percursores da Ultreia de Matosinhos. Vários foram os Sacerdotes que, generosamente, doaram muito do seu tempo e carinho à Ultreia. O Padre Alcino disponibilizou o Salão Paroquial de Leça da Palmeira, mas como este espaço também era destinado à projeção de filmes (fonte de receita para custear as obras que se iam fazendo) originava que, não raras vezes, a Ultreia tinha de reunir na capela mortuária, com os incómodos que isso trazia, o que afetava de sobremaneira a estabilidade das presenças dos cursilhistas. Por diversas razões a Ultreia foi transferida para o Salão Paroquial de Matosinhos, junto à Igreja Matriz, onde permaneceu durante muitos anos, para mais tarde se fixar nas magníf**as instalações do Salão Paroquial da Senhora da Hora, onde reúne atualmente.
2020, ano em que celebramos o nosso 56º aniversário, f**ará para sempre marcado pela pandemia provocada por uma nova estirpe de vírus, Coronavírus ou Covid19 que, à data, já infetou e matou milhões de pessoas em todo o mundo, afetando radicalmente o nosso modo de viver e, acima de tudo, as nossas certezas. Foi decretado o estado de emergência, pelo que, mais uma vez tivemos que “mudar de instalações”, desta feita para a casa de cada um, de forma a manter o distanciamento social, um dos principais meios de prevenção de contágio. Qualquer tipo de atividade presencial ficou fora de questão, inclusive as Eucaristias. Todas as atividades do MCC foram canceladas ou suspensas indeterminadamente. O uso das redes sociais e das vídeo conferências aumentou exponencialmente em todas as áreas da nossa sociedade. Impulsionados pelo nosso atual Diretor Espiritual, Sr. Padre Amaro Gonçalo, através dessas novas tecnologias, a Ultreia de Matosinhos nunca deixou de se manter ativa, fazendo reuniões de Ultreia através de vídeo conferência, demonstrando novamente uma enorme resiliência e capacidade de adaptação, tornando-se um exemplo no MCC. Apesar de ser um ano atípico, será também lembrado como o ano em que criamos o nosso logótipo (que pode ver na frente desta placa) e publicamos uma nova página de Facebook (www.facebook.com/ultreiadematosinhos). Em verdade, nesta árdua caminhada de altos e baixos da Ultreia de Matosinhos, são inúmeros os cristãos que, ao longo da sua existência, fizeram dela o “seu ideal de vida cristã” e um marco importantíssimo no MCC com as suas vivências e fidelidade ao compromisso assumido.