08/06/2026
Quando Deus Diz “Vai” e Quando Deus Diz “Sai”
1 Samuel 23:1-13 - 1Foi dito a Davi: Eis que os filisteus pelejam contra Queila e saqueiam as eiras.
2Consultou Davi ao Senhor, dizendo: Irei eu e ferirei estes filisteus? Respondeu o Senhor a Davi: Vai, e ferirás os filisteus, e livrarás Queila.
3Porém os homens de Davi lhe disseram: Temos medo aqui em Judá, quanto mais indo a Queila contra as tropas dos filisteus.
4Então, Davi tornou a consultar o Senhor, e o Senhor lhe respondeu e disse: Dispõe-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus nas tuas mãos.
5Partiu Davi com seus homens a Queila, e pelejou contra os filisteus, e levou todo o gado, e fez grande morticínio entre eles; assim, Davi salvou os moradores de Queila.
6Sucedeu que, quando Abiatar, filho de Aimeleque, fugiu para Davi, a Queila, desceu com a estola sacerdotal na mão.
7Foi anunciado a Saul que Davi tinha ido a Queila. Disse Saul: Deus o entregou nas minhas mãos; está encerrado, pois entrou numa cidade de portas e ferrolhos.
8Então, Saul mandou chamar todo o povo à peleja, para que descessem a Queila e cercassem Davi e os seus homens.
9Sabedor, porém, Davi de que Saul maquinava o mal contra ele, disse a Abiatar, sacerdote: Traze aqui a estola sacerdotal.
10Orou Davi: Ó Senhor, Deus de Israel, teu servo ouviu que Saul, de fato, procura vir a Queila, para destruir a cidade por causa de mim.
11Entregar-me-ão os homens de Queila nas mãos dele? Descerá Saul, como o teu servo ouviu? Ah! Senhor, Deus de Israel, faze-o saber ao teu servo. E disse o Senhor: Descerá.
12Perguntou-lhe Davi: Entregar-me-ão os homens de Queila, a mim e aos meus servos, nas mãos de Saul? Respondeu o Senhor: Entregarão.
13Então, se dispôs Davi com os seus homens, uns seiscentos, saíram de Queila e se foram sem rumo certo. Sendo anunciado a Saul que Davi fugira de Queila, cessou de persegui-lo.
Há momentos na vida em que o maior desafio não é enfrentar uma batalha, mas discernir a vontade de Deus, perante uma possível batalha.
Foi isso que David experimentou quando soube que os filisteus estavam a atacar a cidade de Queila. Embora estivesse a fugir de Saul e a lutar pela sua própria sobrevivência, David não agiu impulsivamente. Antes de fazer qualquer coisa, consultou o Senhor.
A resposta de Deus foi clara: “Vai, ferirás os filisteus e livrarás Queila.”
Mesmo depois de ouvir a promessa de Deus, os homens que estavam com David ficaram receosos. A situação parecia demasiado perigosa. Mas, em vez de confiar na sua própria opinião ou tentar convencer os seus companheiros, David voltou a procurar o Senhor.
Esta é uma das grandes marcas da sua vida: a dependência de Deus. David entendia que a vitória não dependia da sua força, mas da orientação de Deus. Por isso, perseverava em oração até ter a certeza de que estava a caminhar segundo a vontade do Senhor.
A batalha foi vencida e Queila foi salva. Contudo, pouco tempo depois, Saul preparava-se para cercar a cidade e capturar David. Mais uma vez, ele consultou o Senhor.
Desta vez, a resposta foi diferente. Se antes Deus tinha dito “vai”, agora, na prática, dizia “sai”.
Era tempo de abandonar aquele lugar. Era tempo de partir. Era e é sempre tempo de obedecer.
Aqui encontramos uma verdade importante para a nossa vida. A fé não consiste apenas em avançar; consiste em obedecer. Há ocasiões em que Deus chama-nos para enfrentar desafios e outras em que chama-nos a afastar-nos deles. Há momentos para lutar e momentos para sair.
O importante não é aquilo que queremos fazer, mas aquilo que Deus nos está a dizer.
Talvez hoje estejas à espera de uma resposta do Senhor. Talvez procures direcção para uma decisão, uma luta ou uma mudança que tens diante de ti.
Segue o exemplo de David: procura Deus em oração, busca a Sua vontade nas Escrituras e permanece disponível para obedecer. Não busques colocar a tua vontade às Escrituras, mas escuta as Escrituras a moldarem e a transformarem a tua vida. Isto porque a verdadeira segurança não está no lugar onde estamos, mas em caminhar na vontade de Deus.
Por isso, oro da seguinte forma: “Senhor, ajuda-me a buscar a Tua vontade acima dos meus desejos. Dá-me sensibilidade para ouvir a Tua voz e coragem para obedecer, quer Tu digas “vai”, quer Tu digas “sai”. Que a minha confiança esteja sempre em Ti. Em nome de Jesus. Amem.”
Tem uma boa semana.