23/04/2026
Sabem aquela força que nos diz “vamos”, com aquela certeza de que já deu certo? É Ogum.
Ogum é um guerreiro, mas não é um guerreiro de brigas sociais, é o guerreiro que nos lembra que a batalha mais importante é a que travamos dentro de nós.
É ele que nos ensina que vencer é ser, todos os dias, um pouco melhor do que fomos ontem, que cada passo em frente já é vitória e que a nossa conduta, o nosso ego e as nossas escolhas precisam de um general e esse general somos nós.
É aquela força que aparece quando pensamos em desistir, quando de repente, o peito se abre, o ar entra fundo e sentimos, por instantes, que nada nos derruba, que por segundos somos invencíveis, somos a força de Ogum por inteira.
Ele é o que o ferro representa, a firmeza que não dobra, que não se corrompe e é por isso que Ogum rege a disciplina, a coragem e a capacidade de avançar mesmo quando tudo parece impossível.
Ogum não luta por nós, ele ensina-nos a lutar, onde há dúvida, ele traz direção, onde há medo, ele traz firmeza e onde há estagnação, ele traz movimento.
Por isso é que se diz que Ogum não promete vitória ele promete caminho.
A vitória nasce da nossa postura, da nossa verdade e da nossa coragem de agir.
Ter ogum nas nossas vidas é ser abençoado todos os dias.
Salve Ogum ⚔️