Fórum de Católicos Guineenses em Portugal

08/05/2020

Entronização - Cântico de Vozes de África (Angola)

*H - I imbimbi/oh i imbimbi
Mbimbi phe mbutu ai kuna
I sabuka pala imbundu
Pala kujima nzala (2x)

*M - Ngana gui jikule
Muxima wami ih
Waxiti ni ima ya ngongo (2x)

*T - Oh mbimbi yé (4x) mbimbi ikola (2X)
Woso uibaka mu kidi
wa kabuluka (2x)

28/04/2020

Momento de recolha de ofertório - animado com cântico (em crioulo da Guiné-Bissau) e dança pelo Fórum de Católicos Guineense em Portugal (FCGP)

27/04/2020

Momento de Ações de Graças
Thanksgiving moment

Fórum de Católicos Guineenses em Portugal, está a efetuando Campanha de mobilização do fundo de apoio as Cáritas da Guin...
21/04/2020

Fórum de Católicos Guineenses em Portugal, está a efetuando Campanha de mobilização do fundo de apoio as Cáritas da Guiné-Bissau no Combate ao COVID-19.
A Campanha vai decorrer no período de duas semanas de 21 de abril à 04 de maio de 2020.

07/12/2018

MEDITANDO O EVANGELHO DE HOJE

EVANGELHO + HOMILIA + EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA

Dia Litúrgico: Sexta-feira da 1ª semana do Advento

👉🏾EVANGELHO

(Mt9,27-31) : Partindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: «Tem compaixão de nós, filho de Davi!» Quando entrou em casa, os cegos se aproximaram dele, e Jesus lhes perguntou: «Acreditais que eu posso fazer isso?» Eles responderam: «Sim, Senhor». Então tocou nos olhos deles, dizendo: «Faça-se conforme a vossa fé». E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu: «Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo». Mas eles saíram e espalharam sua fama por toda aquela região.

👉🏾HOMILIA OU COMENTÁRIO

Da autoria do Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM (Barcelona, Espanha)

«Jesus lhes perguntou: Acreditais que eu posso fazer isso? Eles responderam: Sim, Senhor»

Hoje, nesta primeira Sexta-Feira de Advento, o Evangelho apresenta-nos três personagens: Jesus no centro da cena, e dois cegos que se aproximam cheios de fé e com o coração esperançado. Tinham ouvido falar Dele, da sua ternura para com os doentes e do seu poder. Estes traços identif**avam-No como o Messias. Quem melhor que Ele podia tomar a seu cargo a sua desgraça?

Os dois cegos unem-se e, em comunidade, dirigem-se ambos a Jesus. Em uníssono fazem uma oração de petição ao Enviado de Deus, ao Messias, a quem chamam “Filho de Davi”. Querem, com a sua oração, provocar a compaixão de Jesus: «Tem compaixão de nós, filho de Davi!» (Mt 9,27).

Jesus interpela a sua fé: «Acreditais que eu posso fazer isso?» (Mt 9,28). Se eles se aproximaram do Enviado de Deus é precisamente porque acreditam Nele. A uma só voz fazem uma bela profissão de fé, respondendo: «Sim, Senhor» (Ibidem). E Jesus concede a vista àqueles que já viam pela fé. De fato, acreditar é ver com os olhos do nosso interior.

Este tempo de Advento é o adequado, também para nós, para procurar Jesus com um grande desejo, como o dos cegos, fazendo comunidade, fazendo Igreja. Com a Igreja proclamamos no Espírito Santo: «Vem, Senhor Jesus» (cf, Ap 22,17-20). Jesus vem com o seu poder de abrir completamente os olhos do nosso coração, e fazer que vejamos, que acreditemos. O Advento é um tempo forte de oração: tempo para fazer oração de petição e, sobretudo, oração de profissão de fé. Tempo de ver e de acreditar.

Recordemos as palavras do Pequeno Príncipe: «O essencial só se vê com o coração».

👉🏾EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA BREVE

(elaborado com base nos textos de Bento XVI - Cidade do Vaticano, Vaticano)

Como interpretar a “Bíblia”? Limites do método “histórico-crítico”

Hoje constatamos a profunda relação história-fé típica do cristianismo: o milagre realizado com os dois cegos é algo histórico, mas não é só historia. Por isso, o método histórico-crítico é indispensável, mas não esgota a função da interpretação para quem vê nos textos bíblicos uma única Escritura inspirada por Deus.

É importante que se reconheçam os limites do método histórico-crítico mesmo. 1º) Por sua natureza, deve deixar a palavra no passado (pode tentar encontrar aplicações para o presente, mas não pode atualizá-la) e na exatidão da explicação do que sucedeu reside tanto sua força como também sua limitação. 2º) Deve tratar as palavras diante das que estão como palavras humanas. 3º) A unidade de todos estes escritos como "Bíblia" não lhe resulta um dado histórico imediato.

—Ao ler a Bíblia, na palavra passada percebo a pergunta sobre seu hoje, e na palavra humana ressoa algo maior: a voz de Deus que hoje também chama por mim.

04/12/2018

MEDITANDO O EVANGELHO DE HOJE

EVANGELHO + HOMILIA + EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA

Dia Litúrgico: Terça-feira I do Advento

👉🏾EVANGELHO

(Lc10,21-24) : Naquele mesma hora, ele exultou no Espírito Santo e disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar». E voltando-se para os discípulos em particular, disse-lhes: «Felizes os olhos que vêem o que vós estais vendo! Pois eu vos digo: muitos profetas e reis quiseram ver o que vós estais vendo, e não viram; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram».

👉🏾HOMILIA OU COMENTÁRIO

Comentario: Abbé Jean GOTTIGNY (Bruxelles, Blgica)

« Eu te louvo, Pai»

Hoje lemos um extrato do capítulo dez do Evangelho segundo São Lucas. O Senhor enviou a setenta e dois discípulos aos lugares onde Ele mesmo iria. E voltaram exultantes. Ouvindo contar suas proezas «Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse, Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra» (Lc 10,21).

A gratidão é uma das facetas da humildade. O arrogante considera que não deve nada a ninguém. Mas para estar agradecido, primeiro, devemos ser capazes de descobrir nossa insignificância. “Obrigado” é uma das primeiras palavras que ensinamos às crianças. «Naquela mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: "Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado». (Lc 10,21)

Bento XVI, ao falar sobre a atitude de adoração, afirma que ela pré-supõe um «reconhecimento da presença de Deus, Criador y Senhor do universo. É um reconhecimento pleno em gratidão, que brota desde o mais fundo do coração e abrange todo o ser, porque o homem só pode realizar-se plenamente a si mesmo adorando e amando a Deus acima de todas as coisas».

Uma alma sensível experimenta a necessidade de manifestar seu reconhecimento. É o mínimo que podemos fazer para responder aos favores divinos. «O que há de superior em ti? Que é que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se o não tivesses recebido?» (1Cor 4,7). Lógico que, nos faz falta «agradecer a Deus Pai, através do seu filho, no Espírito Santo; com a grande misericórdia com que nos tem amado, tem sentido compaixão por nós, e quando estávamos mortos por nossos pecados, nos fez reviver com Cristo para que sejamos Nele uma nova criação» (São Leão Magno).

👉🏾EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA BREVE

(elaborado com base nos textos de Bento XVI - Cidade do Vaticano, Vaticano)

A importância da história na fé cristã

Hoje assistimos à oração de Jesus em comunhão com o Pai e o Espírito Santo. Jesus Cristo toma aos seus discípulos como testemunhas. Para a fé bíblica é fundamental se referir a fatos históricos reais. Ela não narra lendas como símbolos de verdades que vão além da história, senão que se baseia na história acontecida nesta terra. O “factum historicum” não é para ela uma chave simbólica que possa se substituir, senão um fundamento constitutivo.

"Et incarnatus est": com estas palavras professamos a entrada efetiva de Deus na história real. Se obviarmos esta história, a fé cristã como tal f**a eliminada e transformada em “outra” religião. Assim, se a história (o fático) forma parte essencial da fé cristã, esta deve assumir o “método histórico” para sua interpretação. A fé mesma o exige: o “método histórico-crítico” é indispensável (porém não suficiente) a partir da estrutura da fé cristã.

—Jesus, re-conheço tua encarnação como fato histórico e, por sua vez, confesso que és Deus.

03/12/2018

MEDITANDO O EVANGELHO DE HOJE

EVANGELHO + HOMILIA + EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA

Dia Litúrgico: Segunda-feira da 1ª semana do Advento

👉🏾EVANGELHO

(Mt8,5-11) : Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um centurião aproximou-se dele, suplicando: «Senhor, o meu criado está de cama, lá em casa, paralisado e sofrendo demais». Ele respondeu: «Vou curá-lo». O centurião disse: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Diz uma só palavra e o meu criado f**ará curado. Pois eu, mesmo sendo subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens; e se ordeno a um: ‘Vai’e, ele vai, e a outro: ‘Vem’ e, ele vem; e se digo ao meu escravo: ‘Faz isto’, ele faz».

Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o estavam seguindo: «Em verdade, vos digo: em ninguém em Israel encontrei tanta fé. Ora, eu vos digo: muitos virão do oriente e do ocidente e tomarão lugar à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó.

👉🏾HOMILIA OU COMENTÁRIO

(da autoria do Rev. D. Joaquim MESEGUER García (Sant Quirze del Vallès, Barcelona, Espanha)

«Em verdade, vos digo: em ninguém em Israel encontrei tanta fé»

Hoje, Cafarnaum é a nossa cidade e a nossa aldeia, onde há pessoas doentes, umas conhecidas, outras anônimas, frequentemente esquecidas por causa do ritmo frenético que caracteriza a vida atual: carregados de trabalho, vamos correndo sem parar e sem pensar naqueles que, por causa da sua doença ou de outra circunstância, f**am à margem e não podem seguir esse ritmo. Porém, Jesus nos dirá um dia: «todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!» (Mt 25,40). O grande pensador Blaise Pascal recolhe esta ideia quando afirma que «Jesus Cristo, nos seus fieis, encontra-se na agonia de Getsemani até ao final dos tempos».

O centurião de Cafarnaum não se esquece do seu criado prostrado no leito, porque o ama. Apesar de ser mais poderoso e de ter mais autoridade que o seu servo, o centurião agradece todos os seus anos de serviço e tem por ele grande admiração. Por isso, movido pelo amor, dirige-se a Jesus e na presença do Salvador faz uma extraordinária confissão de fé, recolhida pela liturgia Eucarística: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Diz uma só palavra e o meu criado f**ará curado» (Mt 8,8). Esta confissão fundamenta-se na esperança; brota da confiança posta em Jesus Cristo, e ao mesmo tempo, também do seu sentimento de indignidade pessoal que o ajuda a reconhecer a sua própria pobreza.

Só nos podemos aproximar de Jesus Cristo com uma atitude humilde, como a do centurião. Assim poderemos viver a esperança do Advento: esperança de salvação e de vida, de reconciliação e de paz. Apenas pode esperar aquele que reconhece a sua pobreza e é capaz de perceber que o sentido da sua vida não está nele próprio mas em Deus, pondo-se nas mãos do Senhor. Aproximemo-nos com confiança de Cristo e, ao mesmo tempo, façamos nossa a oração do centurião.

👉🏾EXPLICAÇÃO TEOLÓGICA BREVE

(elaborado com base nos textos de Bento XVI - Cidade do Vaticano, Vaticano)

Advento (“adventus”): movimento de Deus para a humanidade

Hoje a comunidade eclesiástica, enquanto se prepara para celebrar o grande mistério da Encarnação, está convidada a redescobrir e aprofundar sua relação pessoal com Deus. A palavra latina "adventus" se refere à vinda de Cristo e põe em primeiro plano o movimento de Deus para a humanidade, ao que cada um está chamado a responder com a abertura e adesão que apreciamos no centurião.

Ao igual que Deus é soberanamente livre ao revelar-se e entregar-se, porque só o move o amor, também a pessoa humana está livre ao dar seu consentimento, mesmo que tenha obrigação de dar: Deus espera uma resposta de amor. Durante estes dias a liturgia nos apresenta como modelo perfeito desta resposta à Virgem Maria.

—Santa Maria, tu melhor que ninguém podes guiar-nos a conhecer, amar e adorar ao Filho de Deus feito homem. Acompanha-me para que possa me preparar com sinceridade de coração e abertura de espírito a reconhecer em teu Menino de Belém ao Filho de Deus que veio para nos salvar.

Participe!
19/01/2018

Participe!

Irmãos caríssimos, no próximo domingo, dia 10 de janeiro, temos missa às 12:00 na igreja de Nossa Senhora da Conceição d...
08/01/2016

Irmãos caríssimos, no próximo domingo, dia 10 de janeiro, temos missa às 12:00 na igreja de Nossa Senhora da Conceição do Rato. Depois da missa, vamos a igreja do campo grande, almoçar e ensaiar os cânticos para a missa em memória do Bispo Dom Settimio Arturo Ferrazzetta e outros que trabalharam na Guiné-Bissau, que o Fórum de Católicos Guineenses em Portugal vai realizar-se no dia 31 de janeiro. O ensaio começa às 14:45. Levem o que tiverem para partilhar no almoço. Lembro-vos que temos apenas três ensaios e, para estar no coro no dia da missa é preciso participar (do inicio ao fim) em dois ensaios no mínimo.

Bom fim de semana! Saudações fraternas do vosso irmão Ducka

13/12/2015

Fórum de Católicos Guineenses em Portugal (FCGP) realiza hoje, 13 de dezembro, o seu retiro do Advento, na igreja de N. Sra. da Conceição do Rato (Largo do Rato), Lisboa. Todos os interessados podem participar. Retiro começa as 10:00.

26/11/2015

Dai ao vosso povo o conhecimento da salvação e perdoai, Senhor, os nossos pecados.

Endereço

Campo Grande 246
Lisbon
1700-094

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Fórum de Católicos Guineenses em Portugal publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Fórum de Católicos Guineenses em Portugal:

Compartilhar