14/10/2014
Nos passados dias 10, 11 e 12 de Outubro um grupo de jovens, freiras, seminaristas e padres esteve reunido em S. Torcato, Guimarães. É verdade, a pastoral juvenil vocacional levou avante mais um encontro de jovens, através dos quais pretende fomentar a criação de laços entre as pessoas envolvidas, divulgar as ideias que estão na base da congregação e, sobretudo, fazer um convite aos presentes, que possam vir a manifestar interesse em enveredar por um caminho diferente em direção a Deus, sendo padres, freiras, leigos, voluntários ou cristãos, na verdadeira aceção da palavra.
Uma vez que Guimarães f**a no norte de Portugal, a chegada na sexta-feira, para muitos, foi tardia, o que não impediu a animação que se fez sentir nos meios de transporte e no reaver de pessoas que são tão especiais umas para as outras. Neste tipo de acontecimentos nós conhecemos, nós vivemos, nós unimo-nos e daí a permanente necessidade de querer estar com quem conhecemos por essa via.
Foi ainda na sexta-feira, plena de emoções, que descobrimos quais seriam as nossas famílias de acolhimento, com quem partilharíamos grandes momentos ao longo daquele curto espaço de tempo e, claro, é sempre bom poder contar com mais uma família, dado que a amizade que se cria acaba por ser sempre forte, vista a simpatia enorme com que as pessoas nos recebem nas suas casas.
No sábado levantámo-nos cedo, assistimos às informações que nos quiseram transmitir acerca da congregação e a uma palestra muito enriquecedora. Para além disso, trabalhámos em grupo, abordando o atender do chamamento de Deus por parte de algumas personagens bíblicas, o que foi bastante interessante e até importante.
No período da tarde, fomos para os campos de missão, cheios de curiosidade e de coração palpitante, ansiando por alertar mais e mais pessoas para o chamamento de Deus, para que o atendessem, por saberem que era para elas. De facto, foi muito gratif**ante, saímos de cada sítio em efervescência e super energéticos. Energia que viemos a usar mais tarde para descobrir a magníf**a cidade de Guimarães numa visita guiada muito especial.
A seguir ao jantar, muito animado para todos, no seio das famílias de acolhimento, fomos presenteados com um momento acolhedor entre todos e Deus, que nos chamou a estar ali reunidos, a vigília, preparada pelo grupo “Diálogos”. Nela, cada um pôde participar, cantando, ou fazendo a sua prece, o que gerou um clima de concentração especialmente cativante.
Na manhã seguinte, embora bastante cansados, não nos deixámos dominar, sendo que a energia prevaleceu. Fizemos teatros, partilhámos visões, perspetivas…
Seguiu-se uma missa campal, ao sabor da natureza e recheada de particularidades capazes de saciar, bem como uma visita ao Mosteiro de S.Torcato, bastante interessante, dadas as histórias que nos foram contadas. Mais tarde, almoçámos todos juntos, descemos à vila e partilhámos os últimos momentos em grupo, entre a população local, que cantou para nós e nos preencheu de cor.
Realmente era sabida a ansiedade dos jovens relativamente à realização de um encontro deste género em Guimarães e, de facto, valeu a pena a espera. Os jovens atenderam o chamamento e permanecem em chamada com Deus.
Raquel Rocha