Serviço Diocesano de Acólitos da Guarda

Serviço Diocesano de Acólitos da Guarda Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Serviço Diocesano de Acólitos da Guarda, Organização religiosa, Guarda.

Serviço Diocesano de Acólitos da Guarda

link para inscrição no DDA (Dia Diocesano do Acólito): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTZkcFUaOoagyf7B1IegmW81FbudMnnhrb3A-yNL1ypmkZLw/viewform?usp=dialog

No próximo dia 27 de junho, todos os acólitos da Diocese da Guarda são convidados a participar num dia especial de encon...
01/06/2026

No próximo dia 27 de junho, todos os acólitos da Diocese da Guarda são convidados a participar num dia especial de encontro, formação, oração e convívio, promovido pelo Serviço Diocesano de Acólitos.

📍 Seminário Maior da Guarda

Um dia para nos conhecermos melhor, fortalecer a nossa missão e celebrar juntos o serviço que prestamos nas nossas comunidades.

Inscrição: 5€ (inclui almoço e materiais)

Inscreve-te através do formulário disponível na bio/perfil ou através do email: [email protected]

Não faltes! Contamos contigo!

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTZkcFUaOoagyf7B1IegmW81FbudMnnhrb3A-yNL1ypmkZLw/viewform?usp=dialog

29/03/2026

O senhor Bispo da Guarda, D. José Miguel Pereira, e o Serviço Diocesano de Acólitos convidam todos os acólitos da Diocese a participarem na Missa Crismal, na manhã de Quinta-Feira Santa, pelas 10:30 horas, na Catedral da Guarda.

Ouve o convite do senhor D. José!

Estão todos convidados!

Caros Acólitos da Diocese da Guarda,O Serviço Nacional de Acólitos disponibilizou o programa da Peregrinação Nacional do...
21/03/2026

Caros Acólitos da Diocese da Guarda,

O Serviço Nacional de Acólitos disponibilizou o programa da Peregrinação Nacional dos Acólitos, que se realiza, como sempre, no dia 1 de maio, no Santuário de Fátima.
Esta peregrinação, que vai, já, na 30.ª edição, tem como tema “Acólitos com graça”.

Participa!

### Peregrinação Nacional dos Acólitos | Santuário de Fátima | 1 de maio de 2026.
Vem com o teu grupo partilhar e celebrar a alegria de ser acólito.
Não é preciso inscrição.

Encontro Nacional para Formadores de Acólitos O Serviço Diocesano de Acólitos da Diocese da Guarda esteve representado n...
07/03/2026

Encontro Nacional para Formadores de Acólitos

O Serviço Diocesano de Acólitos da Diocese da Guarda esteve representado no Encontro Nacional de Formadores de Acólitos, dinamizado pelo Serviço Nacional de Acólitos, que integra o Secretariado Nacional de Liturgia.
O encontro decorreu de 27 de fevereiro a 1 de março de 2026, na Casa Diocesana da Diocese de Aveiro, em Albergaria-a-Velha.

No primeiro dia, sexta feira, os participantes contaram com a presença do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, natural da Diocese da Guarda.
Após o jantar de boas vindas, teve lugar um pequeno momento de Adoração Eucarística.

No segundo dia, sábado, 28 de fevereiro, iniciámos com a Oração de Laudes, após os participantes se dirigiram para a Igreja de Murtosa, qual teve lugar um momento de formação e reflexão sobre o Batistério, enquanto lugar de novo nascimento, e a sua relação com a Assembleia, isto é, o percurso entre, a subida do Batistério para a Assembleia.
A veste branca que envergamos, a alva, remete-nos para a nossa condição de batizados. Remete-nos para a veste branca com a qual fomos revestidos no dia do nosso Batismo.
Após o almoço, decorreu, na Igreja de Beduído, um segundo encontro, este subordinado ao tema "Sacristia", espaço que deve ser para os acólitos "casa", na medida em que o devem conhecer bem e nele se sentirem em casa, pois é o lugar que antecede o Presbitério, onde será celebrada a Eucaristia.
Seguiu-se uma visita guiada ao Museu do Arroz.
À noite, decorreu uma Vigília de Oração pela Paz, com a Liturgia da Palavra, seguida do Compromisso com a Paz, através do Decálogo de Assis, de 2002.
O dia de sábado terminou com um momento de convívio entre os participantes, com produtos trazidos da região de proveniência dos participantes.

No domingo, 1 de março, a Oração da Manhã decorreu na Igreja de Salreu, após a qual se seguiu o terceiro e último momento formativo, que versou sobre o momento da Apresentação dos Dons, no início da Liturgia Eucarística.
A Eucaristia do Domingo II da Quaresma foi celebrada pelas 10:30 horas, seguindo-se o almoço e o encontro final para avaliação geral do fim de semana formativo.

Terminamos esta publicação realçando as palavras de D. António Moiteiro, que realçou a importância da beleza, do belo, da liturgia da qual os acólitos participam,
no seu serviço do altar, devendo fazê-lo com beleza, ajudando a assembleia a celebrar. O modo como nós, acólitos, agimos, deve transmitir beleza. Somos catequistas no altar, pela forma como servimos.
Depois, para além de celebrarmos com beleza, devemos celebrar com sabedoria, a qual nasce do silêncio, não do silêncio como música calada, mas música não muda. Fiquemos com esta frase "O silêncio é música calada, mas não muda."
Trata-se de um silêncio criativo, que fale, que ajude os outros a falar. Como diz São João da Cruz, a sabedoria cresce/ganha- se pelo silêncio, pelo amor (a Deus e ao próximo) e pala mortificação, não como privação, mas como a arte de saber calar algo de menos bom em nós. É um ser pela positiva; vencer-se a si mesmo, por um bem maior.
Em síntese, gostaríamos de realçar estas duas dimensões:
Beleza: pelo modo como se celebra.
Sabedoria: que se ganha pela interiorização das nossas ações.
Celebrar com beleza, celebrar com sabedoria, a sabedoria que nasce do silêncio, que é música calada, mas não muda.

Confiamo-nos à intercessão do Mártir São Tarcísio, Padroeiro dos Acólitos, e de São Francisco Marto, Padroeiro dos Acólitos Portugueses.

01/03/2026
Mensagem do Serviço Diocesano de Acólitos da Guarda para a Quaresma 2026Oração.Jejum. Caridade.Eis a pedagogia do Tempo ...
18/02/2026

Mensagem do Serviço Diocesano de Acólitos da Guarda para a Quaresma 2026

Oração.
Jejum.
Caridade.

Eis a pedagogia do Tempo da Quaresma que hoje, Quarta-feira de Cinzas, iniciamos.
Pedagogia, porque nestas três palavras se concentra aquele é o âmago deste tempo santo, deste tempo litúrgico forte.
Na sua mensagem para a Quaresma de 2026, o Papa Leão XIV enfatiza dois destes aspetos.
A oração, como ato de escuta. Sim, Deus, é, de facto, um Deus, um Pai que fala aos seus filhos, a cada um dos seus. Mas, é, também, um Pai que escuta e que escuta as nossas orações, mas, escuta, também, o que sentimos, o que pensamos, aquilo que, com a vida, rezamos. É um Deus que fala, é um Pai que escuta.
E tu, estás disposto a estar à escuta deste Deus, deste Pai que vê o que está oculto (Mt 6, 4) ao longo da tua vida, em particular nesta caminhada que hoje iniciamos rumo à Páscoa jubilosa, rumo ao Dia, àquela primavera sem ocaso que nos espera?
Que resolução de oração e escuta formulas para esta Quaresma?
Senta-te, pára um pouco, e deixa-te escutar e ser escutado. Permite que este Pai te fale ao coração. Dá-lhe permissão para entrar na tua vida, no teu pensamento, no teu coração.
Dá-lhe permissão.
Ele anseia por isso.
Ele quer muito fazer caminho contigo!

Depois, o Papa realça outra pedra basilar deste tempo santo, o jejum.
Também aqui és convidado a sentar-te, a parar. Pára um momento.
De que podes jejuar nesta Quaresma?
É certo que o jejum corporal por si mesmo não tem valor. Tem valor, sim, se, ao fazê-lo, estás a catapultar o que de melhor há em ti. A fraqueza que o jejum alimentar te traz não traz, por si mesma, não carrega em si mesma um benefício. O jejum traz, antes, à tua mente, ao teu coração, uma realidade que parece tão óbvia, mas que merece ser relembrada. Somos frágeis. És frágil. Este jejum mostra o quão dependente és do alimento, e, ao mesmo tempo, ajuda-te a exercitar a humildade. Faz-te sentir, nessa humildade, que não és autossuficiente. Anseias por mais. O mais que é Deus. Torna-te mais aberto e disponível para acolheres, no mais íntimo do teu ser, a Palavra que salva, a Palavra que é o próprio Jesus.
És frágil. Todos somos. Se o teu jejum tiver estes frutos, então vale a pena!
Mas que mais poderíamos dizer sobre o jejum?
A Quaresma, que hoje iniciamos, constitui uma bela oportunidade para jejuares de palavras ofensivas, julgamentos precipitados e que ferem o teu coração e o coração daquele que julgas. Jejua disto também!
Este jejum é frutuoso, é proveitoso, e tem como consequência o teu bem estar, um bem estar espiritual, uma leveza que faça levitar a tua alma.
Inspira e expira.
Sente essa leveza.
Sente a leveza que é jejuares e absteres-te daquilo que nada traz de bom.

E o pilar da caridade?
Pois bem, a Quaresma é o "tempo favorável" (2 Cor 6, 2), como nos recorda São Paulo, para pequenos gestos.
Pequenos.
Concretos.
Pois é no concreto da vida, da vida quotidiana, da vida vivida no dia a dia, junto daqueles que te rodeiam, que te fazes presente e és chamado a ser rosto, mãos e voz de Jesus, daquele Jesus que, por ti, estendeu os braços e morreu na cruz. Como nos lembra um Prefácio Pascal, "foi imolado sobre a cruz, mas não morrerá jamais. Foi morto, mas, agora vive para sempre."
É aí que és chamado a ser fermento e a fazer caridade, a pôr em prática o mandamento novo do amor. No fundo, é no concreto do teu dia, da tua vida, que és chamado a fazer acontecer o amor.

Oração.
Jejum.
Caridade.
Esta é a pedagogia da Quaresma.
Pedagogia pode remeter-nos para algo infantil, para uma aprendizagem.
Mas é, justamente, isso que és chamado a fazer. Em mais uma caminhada quaresmal, aprende de novo, aprende como se fosse a primeira vez. Aprende com o entusiasmo daquela criança que entra para a escola e quer saber, quer descobrir, quer fazer, quer gerar, quer ser.
A pedagogia da Quaresma é simples, profunda, mas exigente.
É exigente, mas possível.
Possível e bela.
Bela e transformadora.
Transformadora e renovadora.
Renovadora, purificadora e pacificadora.
E que melhor há que assim estares, para viveres a grande festa daquela Primavera que não tem ocaso?

E as cinzas?
Pois, as cinzas, por muito pesarosas que te possam parecer, relembram-te a tua fragilidade. És pó.
Sim, és pó.
Mas um pó amado por Deus.
Deus ama o pó que és.
Insuflou em ti o sopro da Sua vida, da Sua graça.
Quer-te, e não apenas te quer.
Como Bom Pai que é, quer-te bem.
É esse pó, é essa fragilidade que Deus ama. É a ti que ama. E ama ao ponto de te dar a vida e dar-te o Seu Filho. Deu-tO, dá-tO, oferece-tO.
Foi para ti que veio.
É para ti que vem.

Por isso, escuta-O, pois, n'Ele é o Pai que escutas.
Jejua, pois, ao fazê-lo, é n'Ele que mais te transformas.
Sê caridoso, pois, "todas as vezes que fizestes isto a um só destes pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes" (Mt 25, 40). No teu irmão é a Jesus que vês. Nele é a Ele que amas. Nele, é ao crucificado e ressuscitado que que o fazes.

Depois disto, o Espírito inspira a retomar as palavras de São João: "Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em chamar-nos filhos de Deus. E somo-lo de facto." (1 Jo 3, 1).

Oração.
Jejum.
Caridade.
Nesta pedagogia quaresmal, nestas traves-mestras para o caminho que, hoje, iniciamos, encontramos um guia prático para a nossa peregrinação, que tem como meta a Páscoa de Jesus.
É, pois, por tudo isto, e pelos bons frutos que vais colher desta caminhada que Ele "foi imolado sobre a cruz, mas não morrerá jamais. Foi morto, mas, agora, vive para sempre."

O Serviço Diocesano de Acólitos da Guarda deseja a todos, em particular a cada acólito da nossa Diocese, um santo Tempo da Quaresma!

Queremos convidar os acólitos da diocese da Guarda a participarem na celebração do primeiro domingo da Quaresma, no dia ...
15/02/2026

Queremos convidar os acólitos da diocese da Guarda a participarem na celebração do primeiro domingo da Quaresma, no dia 22 deste mês, na Catedral, onde serão também nomeados os novos Ministros Extraordinários da Comunhão da diocese. Daremos início à sua preparação pelas 17h30, de modo a começarmos a celebração da Eucaristia às 18h.

Esperamos a tua participação!

O Serviço Diocesano de Acólitos da Guarda convida todos os acólitos da Diocese a unirem-se ao Diácono Ricardo Bernardes,...
22/01/2026

O Serviço Diocesano de Acólitos da Guarda convida todos os acólitos da Diocese a unirem-se ao Diácono Ricardo Bernardes, que vai ser ordenado sacerdote, no próximo dia 1 de fevereiro.

Nesse sentido, haverá um ensaio para acólitos da Diocese no sábado, 31 de janeiro, pelas 11:00 horas, na Sé Catedral da Guarda.

Contamos contigo!

Endereço

Guarda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Serviço Diocesano de Acólitos da Guarda publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Local De Adoração

Envie uma mensagem para Serviço Diocesano de Acólitos da Guarda:

Compartilhar