Casa de São Francisco de Assis -Terreiro de Umbanda

Casa de São Francisco de Assis -Terreiro de Umbanda A casa foi criada com o intuito de ajuda e caridade ao proximo e de respeito ao sagrado

15/11/2023
19/02/2023

O sagrado não é uma peça de teatro ou uma atração circense para ser exposta em busca de aplausos.

Enquanto você fizer algo esperando confetes e serpentinas, você não passará de um Médium vaidoso. Faça por amor, e não por aplausos.

Buscar atenção é uma obsessão que essas pessoas têm.

"A rosa na roseira dura semanas mas experimenta tirar ela de lá e por em um vaso mesmo com água ela dura dias."

Assim é na vida quando você perde a sua essência com a necessidade de obter aprovação dos outros você morre dia após dia.

O tempo vai avançando, dizem que a Umbanda tá ultrapassada; pouco a pouco a Umbanda vai sendo apagada da história, pouco a pouco seu legado vai desaparecendo.

Hoje só tem câmeras, desfiles, filmagens likes para o Facebook, o Instagram, Tiktok, e Youtube.

A reforma íntima e os sábios conselhos das entidades já não São Bem Vindos.

Hoje o médium é a entidade, ele se fantasia vai para frente da câmera é da o seu show.

29/01/2023

Sim, há certos assuntos e acontecimentos que são exclusivo e restrito ao terreiro, "O que acontece no terreiro f**a no terreiro", veja alguns exemplos.

Da mesma forma que não devemos expor dados pessoais nas redes sociais como CPF, RG entre outros dados, pois esse pode ser usado de forma errada por bandidos virtuais, o mesmo ocorre como por exemplo com os elementos que está na troqueira do terreiro ou até mesmo fotos da tronqueira, hoje a tronqueira f**a em um local reservado e preservado longe de curiosos é justamente para evitar que estranhos possam tirar fotos, pegar, manipular, pegar os elementos ou jogar algo como pó ou algo para desarmonizar ou até mesmo f**ar curiando com maldade, existe gente pra tudo neste mundo, todo cuidado é pouco, por isso a tronqueira f**a restrita somente para a comunidade e não devemos expor com fotos em redes sociais.

Outra situação que deve f**ar somente no terreiro são as consultas que as suas entidade passam aos consulentes, claro que tem situações que f**am no nosso consciente pela situação que as vezes nos impressionam pelo caso ou a forma que foi feito o descarrego, mas ainda sim não é bom levar pra sua casa os acontecimentos pois a entidade que fez o atendimento tem responsabilidade e dependendo da situação o trabalho com aquele consulente ainda continua no plano espiritual e não devemos nos envolver emocionante, portanto não é legal f**ar discutindo esses acontecimentos fora do terreiro, você foi apenas um instrumento naquele momento e não é de sua responsabilidade f**ar focado nisso

E por fim, evitar falar em detalhes dos trabalhos que são realizados no terreiro quando é gira fechada para os médiuns, tudo que ocorre neste dia só diz respeito pra quem faz parte da corrente mediunica, geralmente os terreiros fazem essa gira para o fortalecimento da comunidade e por vezes fazer alguns alinhamentos interno.

E isso pessoal, sei que não é fácil, pois as vezes fora do terreiro a gente acaba que falando algo, mas é bom prestar atenção no que é dito.

Texto
Médium Fabio Silva

28/01/2023

Estudos De Umbanda e Religiões Afro/Espiritualistas Ofc

AS TRÊS FASES DO MÉDIUM NOVO NO TERREIRO

quando o médium inicia na umbanda, tudo para ele é maravilhoso. acredita que o terreiro é perfeito, todos ali são pessoas maduras, evoluídas e que todos se dão muito bem uns com os outros, os médiuns são infalíveis e o pai/mãe de santo, inquestionável, quase um deus.

a religião se torna o assunto principal de todas suas conversas. onde vai ele dá um jeito do papo ir para este lado, na sua ânsia de conhecimento, consome os diversos livros, vídeos, textos, lives!

não vê a hora do dia da gira, ele já planeja tudo o que vai perguntar para o guia.

questiona-se a cada passo:
será que é hoje que vou incorporar? será que o guia vai rodar ou bradar? porém a sua maior expectativa é descobrir o nome deles e de seus pais de cabeça!

ESSA É A PRIMEIRA FASE!

no entanto, o tempo passa e o médium novo no terreiro começa a perceber que as coisas não são tão boas como pensava, nota os grupos de fofocas, as panelinhas, os desentendimentos entre os irmãos, as palavras das entidades já não lhe soa tão verdadeiras, procura, a cada consulta, reconhece que os dirigentes não são intocáveis. se pudesse, ele mudaria muito do que acontece ali dentro!

ESSA É A SEGUNDA FASE!

com ela, vem a dúvida, o desânimo, o desinteresse vontade de desistir da caminhada, em tudo ele vê defeito e sabe o que cada um deveria fazer, já não sabe se ali é o seu lugar, se ele escolheu o caminho correto. se questiona se este não é o motivo pelos problemas que enfrenta, passa a frequentar outros lugares: talvez encontre alguém que realmente possa satisfazer os seus anseios.

é neste momento que o médium precisa entender que nenhum terreiro é perfeito. os templos são feitas de pessoas, com suas qualidades e defeitos, estamos aqui todos em evolução, você pode até mudar de casa, ir para outra religião, mas também encontrará o que discorda, portanto, se não há alguma atitude que fuja aos princípios éticos e morais, é melhor que você persista.

desta maneira, alcançará o estágio seguinte.

A TERCEIRA FASE É A ACEITAÇÃO.

é quando o médium iniciante, que já não é mais tão novo, compreende que ele não está no terreiro pelas pessoas, e sim para servir à espiritualidade que ali habita, ele não se preocupa em agradar ou desagradar ninguém, não participa dos grupos de afinidade, não se interessa pela últimas fofocas. sabe que seu foco está na relação entre ele e os guias e orixás, seu papel é praticar a caridade, e nada mais.

com este ideal em mente, ele se reveste com uma imensa força, nada mais abala seu propósito, nenhuma intriga é capaz de desviá-lo de sua missão, embora entenda que o terreiro não é perfeito, assim como ele mesmo, tolera o que não pode mudar, seu guia é voz que toca seu coração, não as palavras venenosas de alguns. por esta razão, ele pode repousar tranquilamente, uma vez que cumpre os ensinamentos transmitidos pelo alto.

SARAVÁ A TODOS!

📝:
📷:

23/01/2023

Postura do Umbandista

É muito comum as pessoas entrarem em uma gira de umbanda sem a menor concentração, conversando paralelamente às consultas, não cantando os pontos ou pensando em assuntos do dia a dia.
Esses maus hábitos devem ser evitados, pois interferem fatalmente nos trabalhos. Ao longo deste texto veremos de que maneira essas práticas podem prejudicar o ritual e qual a importância da concentração, do silêncio e da seriedade, não somente no dia da gira, mas durante toda a semana, principalmente quando se trata de um médium da corrente mediúnica do terreiro.

O ambiente do terreiro é um espaço sagrado aonde as pessoas vão atrás de orientações e de cura, mas para que isso ocorra de forma satisfatória é necessário que o ambiente esteja limpo energeticamente e não carregado com energias pesadas. Normalmente as pessoas que precisam de ajuda já estão carregadas negativamente e se o terreiro também estiver isso dificultará demais o trabalho dos guias espirituais e também exigirá muito mais dos médiuns. Nós umbandistas acreditamos muito no poder da mente, ou seja, atraímos e nos ligamos às mesmas energias que vibramos. É devido a isso que é tão importante cada um dos médiuns se autovigiar para conter suas tendências negativas e desenvolver bons hábitos. Se cada um dos médiuns chegar ao templo em estado de tranquilidade e paz, a energia do trabalho como um todo também estará assim. O terreiro é como um rio que abastece uma comunidade, caso esteja limpo desempenhará sua função perfeitamente, mas se estiver sujo poderá até mesmo prejudicar a quem se serve de suas águas.

O grande problema é que somos acostumados no mundo profano a vibrar negativamente. As pessoas se perdem com facilidade na correria do dia a dia, se estressam no trabalho, têm maus hábitos alimentares, são levadas a ter inveja por um consumismo que não necessitam, se envergonham de não conseguir ser o dito “cidadão modelo” e têm, muitas vezes, mentes pervertidas sexualmente. Quando olhamos dessa forma parece impossível dominarmos essas más tendências, mas tudo é uma questão de hábito, melhorando-se um pouco a cada dia é possível se reeducar mentalmente. Daí vemos que o preparo deve ser feito durante toda semana e não somente no dia de trabalho, pois caso contrário será impossível controlar os impulsos.

No dia da gira é muito importante fazer silêncio e ter concentração, não só devido aos ruídos que podem atrapalhar as comunicações, mas também devido ao efeito crescente que uma conversa paralela tem. Se acreditarmos no poder da mente, logicamente caso todas as pessoas estiverem focadas nos propósitos do trabalho, atrairão melhores energias do que se uma parte delas f**arem pensando problemas do trabalho, festas e quaisquer outros assuntos do dia a dia.
É fundamental também ter respeito com as entidades, se seres de luz fazem a caridade de vir nos orientar em nossas fraquezas, com certeza não é para serem vítimas de qualquer tipo de deboche. É natural às vezes fazer uma brincadeira, os próprios guias às vezes brincam, mas há de se ter muito bom senso quanto a isso. Tem que se respeitar a natureza da entidade, algumas gostam de brincadeiras e outras não.

Um bom truque para manter a concentração é cantar e imaginar o que cada ponto cantado diz. Cada ponto cantado é na verdade uma oração. Desta forma cantando e imaginando o ponto, a pessoa não só estará ocupando a mente com algo positivo, mas também potencializará o efeito do ponto.

Por exemplo:

“Defuma com as ervas da jurema
Defuma com arruda e guiné
Defuma com as ervas da jurema
Vamos defumar filhos de fé...”

Este ponto cantado é utilizado durante as defumações que têm por função, usar a fumaça proveniente de plantas sagradas para limpar a áurea e eliminar larvas astrais de todos, caso todos imaginassem a fumaça levando tudo de negativo de cada um esse efeito seria mais forte.

Outro aspecto fundamental é preocupar-se exclusivamente com o que estiver executando. Quando fazemos algo estando curiosos com o que as outras pessoas estão pensando ou fazendo, acabamos por não executar as atividades tão bem como poderíamos. É fundamental dar o melhor de si, a verdadeira caridade está ai.

O estudo é de grande importância também, pois quanto mais se conhece dos trabalhos e dos guias, mais nos tornamos compatíveis a esses, tornando os trabalhos mais fluidos.
É importante ter respeito e devoção pelas divindades, pedir licença quando adentramos ou atuamos com algo de seus domínios. Pedir sempre a proteção de nossos guias e de nosso anjo da guarda, mostrando sempre reverência e gratidão.

Poderíamos nos estender muito mais nesse assunto, pois apesar de simples é de extrema importância, mas para que o texto não se torne grande demais encerrarei aqui. Espero que o texto tenha dado ideia da dimensão de importância de se ter postura religiosa dentro de um terreiro de umbanda. Essa postura como o próprio nome diz também é cobrada nas demais religiões, mas tem especial importância para nós devido à natureza energética dos trabalhos e as nossas crenças nas leis da atração.

Muito obrigado pela atenção!
Axé! 🙏🏻🕊

∴ L.G.S ∴

Endereço

Gondomar

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Casa de São Francisco de Assis -Terreiro de Umbanda publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria