Conferencia S. Vicente Paulo Do Divino Salvador - Galegos

Conferencia S. Vicente Paulo Do Divino Salvador - Galegos APRESENTAÇÃO

Quem somos? A Sociedade de S. A sua área de intervenção compreende a freguesia de Galegos.

Vicente de Paulo foi fundada em França, em 1858, por Frederico Ozanan, que lhe deu este nome inspirado pelo dinamismo e criatividade com que este sacerdote se empregou a combater a miséria e pobreza na sociedade do seu tempo. Esta organização de Assistência tem como princípio inspirador o amor ao próximo ensinado por Jesus Cristo e embora seja uma Obra da Igreja Católica tem a forma de “Associação

de fiéis leigos”, o que dá a cada uma das associações autonomia de organização e funcionamento. A nossa Conferência já funciona há 48 anos. É composta por membros efectivos e por colaboradores, que trabalham em regime de voluntariado, cada um conforme a sua disponibilidade.

31/03/2026

Os vicentinos de Galegos,Penafiel desejam uma feliz e Santa Páscua a todos os amigos e colaboradores desta Conferência

20/12/2025

Os vicentinos de Galegos desejam feliz e Santo Natal e próspero Ano Novo a todos vicentinos e nossos amigos e colaboradores

18/04/2025

Os vicentinos de Galegos - Penafiel desejam uma feliz e Santa Páscua a todos os vicentinos e amigos desta Conferência

Para recordar
29/12/2024

Para recordar

"Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

Bom dia queridos amigos. A Solenidade da Ascensão é celebrada nesta quinta-feira no Vaticano. E neste 13 de maio, festejamos as aparições de Nossa Senhora em Fátima, além de recordarmos o atentado contra São João Paulo II na Praça São Pedro.

O Espírito Santo é aquela força de Deus que nos impele a seguir em frente, nos fortalece, nos consola, non encoraja, e nos alegra. Um verdadeiro cristão não pode ser triste nos disse tantas vezes o Papa Francisco, que assim comentou a passagem do Evangelho de hoje:

"A alegria cristã é o respiro do cristão, um cristão que não é alegre no coração não é um bom cristão. É o respiro, o modo de se expressar do cristão, alegria. Não é algo que se compra ou que se obtém com esforço: não, é um fruto do Espírito Santo. Porque o que faz sentir a alegria no coração é o Espírito Santo.

Alegria não significa viver de risada em risada, não, não é isso. A alegria — acrescentou não é ser engraçado, não, não é isto, é outra coisa. Porque a alegria cristã é a paz, a paz que se encontra nas raízes, a paz do coração, a paz que somente Deus nos pode dar: esta é a alegria cristã. Não é fácil preservar esta alegria". (Homilia Santa Marta, 28 de maio de 2018)

22/12/2024

Os vicentinos de Galegos desejam feliz e Santo Natal e próspero Ano novo a todos vicentinos e todos nossos amigos e colaboradores

29/03/2024

Os vicentinos de Galegos desejam uma feliz e Santa Páscua a todos os vicentinos de Portugal

17/12/2023

Os Vicentinos de Galegos desejam um feliz e Santo Natal e um próspero Ano novo a todos os Vicentinos de Portugal

05/04/2023

Os vicentinos de Galegos desejam uma feliz e Santa Páscua a todos os Galeguenses, amigos e colaboradores desta Conferência

21/12/2022

Os Vicentinos de Galegos desejam um feliz e Santo Natal e um próspero Ano novo a todos os Vicentinos e a todos os nossos amigos e colaboradores...

08/06/2022

Ando cansado, embora sem desânimo de gritar pela falta de casas para os portugueses viverem com o mínimo de dignidade, moral e saúde.
Há anos que não temos notícias de qualquer construção social do Estado, como se este problema estivesse resolvido.
A semana passada paguei sete rendas de casa e alguns pobres já me pediam para três meses atrasados. O Património não aguenta a pobreza à minha volta. Calculo as angústias das famílias noutras cidades.
Quase todas mulheres abandonadas com filhos a seu cargo.
É verdade que a Segurança Social lhes promete, daqui a dois ou a três meses… e também é facto que o tribunal toma conta dos casos, mas ninguém pega no dinheiro adequado e se põe à frente: — Tome lá pois não pode viver de promessas. A comida, os remédios e outras necessidades inadiáveis, como a renda de casa não tem esperas!...
O único aluguer mais barato foi de 350€ os outros iam todos de 450€ aos 650€.
Como é possível viver com este pesadelo da casa? O mês passa depressa e os senhorios não perdoam.
Entre os sete alugueres, seis eram de mulheres abandonadas, pelos progenitores dos filhos. Deixaram-nas com dois ou três e alguns ainda crianças, juntaram-se com outras e pronto!...
Tudo lhes é permitido!
Isto é uma irresponsabilidade. Aos olhos de Deus é um crime, um pecado grave, mas à vista dos políticos, alguns fazem o mesmo e pavoneiam-se à vista de toda a gente sem qualquer vergonha.
Uma com três filhos, fora abandonada pelo procriador das crianças, o qual trabalha na Autoeuropa com ordenado razoável. Esta ficou arrasada com três bocas a comer, duas na escola e a mais pequenina na creche. A sua renda é de 650€. Como se pode viver assim? Como?!... Falem os juristas, falem os políticos, os economistas, os banqueiros, os ricos e os remediados, falem também os pobres!
Nesta matéria os pobres são os únicos que entendem o meu grito e se deixam enternecer por estas desamparadas.
Os pobres de que falo são os mesmos que Jesus elegeu como Bem-aventurados, isto é, Felizes porque deles é o Reino dos Céus. Entre estes estão muitos dos meus leitores.
Não é a primeira vez que faço esta distinção: — Jesus não fala dos pobres de espírito, mas daqueles que tem Espírito de Pobre. Estes sim, são os únicos que entendem esta linguagem. Os que são possuídos por um Espírito de Pobreza!
Felizes porque é deles o Reino do Céus, Clérigos ou Leigos, homens ou mulheres, sábios ou ignorantes, ricos ou pobres de bens materiais, para todos, a promessa do Reino de Deus possuidores desse bem, único e raro o Espírito de Pobreza.
Este é sempre um esforço económico, diário no ser, no aparentar e no viver. É uma comunhão verdadeira com os que passam privações a qual arrasta estas pessoas a partilhar com os carentes de bens materiais, a dividir os seus haveres, os dons, o tempo e as capacidades.
Um Espírito Pobre é uma grande riqueza sobrenatural, daí que o Mestre lhes tenha prometido a intuição do seu Reino e a Eternidade como recompensa.
Foi esta pobreza, cegamente seguida por Pai Américo, que me atraiu à Obra da Rua e me tem dado Luz para eu experimentar diariamente a Providência Divina.
Veio também um homem novo, alto, dos seus trinta anos, com alguma robustez, a morar no Vale do Cobro, vestido pobremente e com um olhar triste: — Pago 550€ de renda de casa e já devo o mês passado. Não consigo pagar ó senhorio.
— Você um homem novo, o que faz? Então anda assim a pedir porquê?
— Ando às amêijoas padre. Só fiz a 4-classe e tenho 4 filhos.
— Veja se arranja um trabalho fixo nas obras, homem. Há por aí tanta carência de pessoas para trabalhar neste ramo! Fiquei sem palavras, sim, mudo a olhar o infinito.
Quando passo na Ponte Vasco da Gama nas alturas da maré baixa, vejo enterrados na lama quase até à cintura uma multidão de pessoas em busca de amêijoas e outros molúsculos que se desenvolvem na lama do rio.
Já naquele bairro paguei, durante muitos meses, a renda a uma abandonada com três filhos, pelo mesmo preço. E sinto bem a pressão de quem deve, de tal modo que, depois lhe comprei um andar na Rua Celestino Alves por não achar outro modo de me livrar daquele encargo.
Dei ao homem o cheque endossado ao senhorio e parti com uma amargura na alma que nunca mais me deixa.
Não sei bem porque me enternece muito a súplica dos homens!

Padre Acílio

Endereço

Galegos
4560-121

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Conferencia S. Vicente Paulo Do Divino Salvador - Galegos publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar