19/07/2024
Novo Pároco para Estoi e Santa Bárbara de Nexe, toma posse em 13 de Outubro. É o Padre Luía Gonzaga do Nascimento Nunes, Capelão do Hospital de Faro.
Como tem sido hábito noutros anos, aproveito, sempre que possível, da data do Aniversário da Dedicação da nossa Catedral, para comunicar as mudanças de serviços na nossa Diocese. Esta mudanças são, fundamentalmente, motivadas pela situação do Mons. José Pedro e do pedido do Pe. António Rocha para ser dispensado da paroquialidade devido às limitações físicas provocadas pela idade e sobretudo pela intervenção cirúrgica à hérnia cervical.
Deste modo assumirá:
Moncarapacho: Pe. Armando Amâncio, que acumula com as Paróquias de Olhão, Quelfes e Vicariato do Siroco (posse dia 22 de setembro)
Fuseta: Pe. Rafael Bruno Ferreira, que acumula com as Paróquias da Luz de Tavira e de Stº Estêvão (posse dia 28 de setembro);
Conceição de Tavira: Pe. Miguel Neto, integrada no grupo de Paróquias de Tavira, assumidas por D. Manuel António Santos como seu Coordenador Pastoral (em data a combinar);
Stª Bárbara e Estoi: Pe. Luís Gonzaga, ao qual f**a associado o Diác. Luís Galante, continuando com o serviço de Capelão do Hospital de Faro, (posse dia 13 de outubro);
Capelania do Carmelo e apoio à Igreja do Carmo em Faro, da Paróquia de S. Pedro: Pe. António Moitinho, em data a combinar;
Capelania do Hospital e Portimão: Pe. Vítor Lamosa, sj, em substituição do Pe. Tiago Veríssimo, que pediu a sua substituição. Posse em data a combinar.
Agradeço a disponibilidade que encontrei em todos no acolhimento à proposta que lhes fiz. Prevaleceu a visão diocesana e eclesial e, particularmente, o sentido duma vida toda entregue a Cristo e ao serviço do Reino, independentemente do lugar onde este serviço é prestado e apesar das dificuldades reais manifestadas.
Reconheço o quanto esta atitude me edificou, como expressão do “amor e da dedicação” por esta parcela do povo de Deus a nós todos confiada.
Manifesto o meu reconhecimento aos que terminam as suas funções, sobretudo o Pe. António Rocha, com uma oração pelo Mons. José Pedro, já que foi chamado a celebrar quotidianamente a sua Missa, oferecendo-se a si mesmo, no altar o seu leito. Que o Senhor o recompense por tudo e lhe conceda o que nós mais desejamos para ele: o dom da saúde e ao Pe. António Rocha o dom da serenidade e do serviço ministerial que lhe for possível realizar com o sentido, como sempre, de doação plena a esta Igreja diocesana que ela assumiu como sua.
Que a celebração do aniversário da Dedicação da nossa igreja catedral nos faça crescer sempre mais na consciência da Igreja de pedras vivas que todos constituímos - Igreja alicerçada em Cristo, pedra angular – e no amor e serviço corresponsável à nossa Igreja diocesana, cada um a partir da sua comunidade paroquial.
Com muita estima,
Manuel Quintas, Bispo do Algarve