19/03/2026
Na sessão de CPM em Fafe, na semana passada, dia 13 de março de 2026, agradecemos de coração à Ana e ao João pelo seu testemunho vivo, alegre e corajoso acerca do tema Matrimónio, Sacramento do Amor, partilhando que o mistério e a beleza do Matrimónio como Sacramento nos guia para a simplicidade, humildade, fidelidade, liberdade e doação mútua a unirmos as nossas vidas ao projeto de felicidade que Deus tem nós, como casal… “Deus gosta de Festa, Deus gosta de casamentos, foi assim que iniciou a sua vida publica…”
O matrimónio é fundamentalmente uma escolha diária e intencional, não apenas um sentimento passageiro ou uma promessa única. Envolve compromisso, renovado diariamente através de ações como o perdão, a paciência, a parceria e a doação, visando construir uma vida a dois, com a bênção de Deus que nos ajuda a superar as adversidades. É uma escolha e decisão de amar, de respeitar e de confiar.
Depois, partilharam aspetos acerca dos detalhes práticos, como a documentação necessária, a escolha das leituras, os detalhes da celebração e a preparação espiritual, porque o Sacramento do Matrimónio, é mais do que um rito, é um compromisso sagrado diante de Deus.
Finalmente, partilharam que o Matrimónio também é uma vocação rumo à Santidade, como foi reconhecida a: São Luís Martin e Santa Zélia Guérin (pais de Santa Teresinha) e Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi, que pela sua vida de amor conjugal, educação dos filhos e as dificuldades diárias em união com Deus foram reconhecidos como casais santos pela Igreja.
Contamos ainda com a preciosa colaboração do Sr. Padre Paulino, do CPM de Guimarães, para elucidar os noivos dos elementos fundamentais da Cerimónia Religiosa entre outros assuntos.
Agradecemos também a visita do Sr. Paulo Mota e Teresa Mota, casal, responsável pelo CPM na nossa Diocese de Braga.