26/08/2025
📍Palavras do Pe. Luís Miguel Fernandes no dia da tomada de posse da Paróquia de Ermidas Sado (24.08.2025).
Sr. D. Fernando, nosso bispo
Queridos irmãos e irmãs, filhos amados no Senhor
Quando em Maio o Sr. Bispo me chamou para falar comigo e me propôs as paróquias de Ermidas Sado e Alvalade a minha resposta foi um sim imediato, pronto e sem qualquer reserva.
O nosso primeiro encontro, destas paróquias comigo, qual profecia, naquele dia 19 de Junho de 2023, aquando da vossa visita a Castro Verde, tinha-me deixado muito boas impressões: o vosso gosto em aprender, a vossa atenção, a vossa alegria… São recordações desse dia em que vos recebi. Agora é o contrário, recebeis-me não por um dia, mas por quanto tempo Deus quiser.
Ja profetizava Isaias a respeito de Cristo: Oblatus est, quia ipse voluit ― “Ele ofereceu-se, porque Ele mesmo o quis“ (Is 53,7).
Não venho para esta paróquia de má vontade ou constrangido, nem contabilizando anos para estar aqui. Não venho também porque apenas me será mais conveniente atendendo a esta fase dos meus estudos ou porque fico mais perto de Lisboa…venho sim para ser, com essas limitações ou contornos, presença de Cristo verdadeiro Mestre, único Salvador e Bom Pastor.
Não tenho qualquer pretensão ou ambição a não ser a de vos ajudar a fixar olhos e coração em Jesus. Não venho com apegos ao que já vivi ou por onde já tive… o passado está entregue à Misericórdia do Bom Deus. Venho para vos conquistar para Jesus… não para mim - não pretendo criar fãs ou seguidores - mas para vos apontar Aquele que “é sempre o mesmo, ontem, hoje e sempre”(Heb 13, 18) “o guia e consumador da nossa fé” (Heb 12, 2). Esta é a beleza do sacerdócio católico: despertar, alimentar e conduzir as almas para Jesus que “nos amou e se entregou a Deus por nós como oblação e hóstia” (Ef 5, 2).
Como é grande o amor de Jesus por vós, querida paróquia de Ermidas Sado, já que por meio das minhas mãos, Ele quer continuar a amar-Vos, a viver no meio de Vós, a estar efectivamente e realmente aqui por meio do Sacrifício do Altar, a Santa Missa, e do Sacerdócio católico, para instaurar nas nossas almas o suave reino do seu Amor e nos purificar para um dia o vermos face a face no céu.
Como Deus vos ama!!! E agora, meu filhos, como faremos para corresponder a tanto amor? Já respondia o salmista: “Elevarei o cálice da Salvação invocando o nome do Senhor” (Sl 115, 13). Vivamos na fidelidade a Deus, na obediência aos seus amorosos mandamentos e à sua palavra eterna e imutável, para que cada Santa Missa seja ponto de partida e de chegada na missão que o próprio Salvador nos confiou de irmos por todo o mundo e anunciarmos o seu Evangelho pois “sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15,5).
Da minha parte, a partir de hoje, podeis contar com as minhas orações, dedicação, sacrifícios, forças, vida e coração. Estarei no meu posto: diante do altar de Deus suplicando a sua misericórdia por vós, pelas vossas famílias, por estas paróquias, pelos vivos e pelos falecidos.
Da vossa parte, peço-vos 3 coisas:
1) que não crieis grandes expectativas sobre mim, frágil e com defeitos, ou com aquilo que será ou o modo como será feito;
2) que confieis em mim e mais n’Aquele que por sua misericórdia me enviou e capacitou para ser seu sacerdote para vós;
3) que rezeis por mim para que seja fiel às promessas sacerdotais que hoje renovei a fim de ser um “servo bom e fiel”, semeador desinteressado, pastor vigilante das vossas almas, com palavras e obras, para que cheguemos juntos ao coração de Deus.
Que Nossa Senhora da Conceição, Rainha de Portugal e celeste Senhora desta paróquia de Ermidas Sado, interceda por nós agora e na hora da nossa morte.
Amen.